26.6 C
Uberlândia
sexta-feira, abril 26, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasAprosoja alerta para o vazio sanitário

Aprosoja alerta para o vazio sanitário

Crédito: Aprosoja

A Associação dos Produtores de Soja, Milho e Sorgo do Estado de Minas Gerais (Aprosoja-MG) alerta para a chegada do vazio sanitário da soja em Minas, que neste ano está mais curto, começando no dia 1º de julho e se estendendo até 15 de setembro, diferente do ano passado, quando o período terminou em 30 de setembro. Ou seja, serão 77 dias sem soja no campo, antes o vazio era de 90 dias.

Com isso, os produtores de soja do Estado poderão iniciar o plantio a partir de 16 de setembro, mediante essa alteração no período de Vazio Sanitário e Controle da Ferrugem Asiática da Soja.

“É muito importante que o vazio sanitário seja cumprido para evitar a ferrugem, uma doença muito severa que pode causar muitos prejuízos aos produtores, inclusive perda total das lavouras. O combate a essa praga, além de aumentar muito o custo de produção, com mais aplicações de fungicidas, aumenta também o risco de perda na produtividade”, alerta o presidente da Aprosoja-MG, Wesley Barbosa de Freitas.

O vazio sanitário é o período de no mínimo 60 dias em que não se pode semear ou manter plantas vivas de soja no campo. O objetivo do vazio sanitário é reduzir a sobrevivência do fungo causador da ferrugem-asiática durante a entressafra e assim atrasar a ocorrência da doença na safra.

ARTIGOS RELACIONADOS

Safra recorde de soja 2021/22

A primeira estimativa para a produção de soja 2021/22 da StoneX, divulgada ...

Horticultura possui tecnologia no campo?

O advento dos veículos aéreos não tripulados (Vants) ou drones trouxe à tona o emprego acentuado de programas computacionais para aquisição, tratamento e análise das imagens...

Construção do perfil do solo tem elevado impacto na produtividade da soja

A expectativa da necessidade mundial de grãos de soja é crescente no Brasil e no Mundo. Com isso, é necessário fazer o diagnóstico e observar fatores químicos, físicos e biológicos do ecossistema.

Fazendas urbanas – Novo negócio surge nas cidades

O conceito de fazenda urbana descreve um modelo de negócio que envolve o cultivo intenso e protegido de hortaliças, frutíferas, e em alguns casos até a piscicultura em área urbana. O conceito foi formado por meio de estudos científicos em microbiologia e segurança alimentar no final da década de 1990.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!