25.6 C
Uberlândia
sábado, maio 4, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasNova fintech auxilia fornecedores de cooperativas

Nova fintech auxilia fornecedores de cooperativas

A Giro.Tech negocia o recebimento antecipado para fornecedores de grandes empresas a qualquer momento entre a entrega da mercadoria e o vencimento da fatura. Para isso usa tecnologia inovadora chamada de Desconto Dinâmico Digital, que auxilia as pequenas e médias empresas a terem capital de giro e fortalece toda a cadeia produtiva das grandes. 

Deividi Alexandre Cavarzan (sócio); Rene Luan Tsugawa (especialista em integração de sistemas); Fabricio Vermelho Martins (sócio) e Ronaldo Campos de Oliveira (sócio)

Os amigos Ronaldo Campos de Oliveira, Deividi Cavarzan e Fabricio Martins se conheceram em 2017 e decidiram unir a experiência de cada um em um negócio novo. Deividi e Ronaldo eram parceiros em uma empresa de tecnologia, e Fabricio, gerenciava uma organização de investimentos. De áreas tão distintas, surgiu um objetivo comum que virou a ideia central do empreendimento: simplificar as transações financeiras entre grandes empresas e seus fornecedores.

Assim surgiu a Giro.Tech: fintech que já operou mais de 20 milhões em antecipações de pagamentos com desconto dinâmico em apenas seis meses de operação.

O negócio consiste em uma plataforma que auxilia empresas de grande porte a implantarem programas de antecipação de recebíveis aos seus fornecedores e oportuniza que pequenas e médias empresas tenham acesso a capital de giro com um custo muito menor e sem a burocracia que geralmente encontram no mercado financeiro.

Os recebíveis são títulos de crédito estabelecidos por uma negociação entre compradores e fornecedores: trata-se de um documento que estabelece o valor negociado a ser pago pelo comprador em um prazo determinado. Muitas vezes, no entanto, o fornecedor sente a necessidade de antecipar  o recebimento, em função de alguma necessidade de fluxo de caixa.

“O que a Giro faz é terceirizar serviços para o setor financeiro das empresas com base em tecnologia. Assim, por meio de uma plataforma customizada, é possível que fornecedores antecipem o recebimento de suas notas fiscais, com um desconto que é decrescente, ou seja, menor quanto mais próximo ao vencimento”, afirma Ronaldo de Oliveira.

Através de uma dinâmica única, a Giro consegue oferecer ao fornecedor um acesso a crédito com menor custo, por utilizar a ‘reputação de crédito’. Chamada de Desconto Dinâmico Digital, a ação diferenciada consiste na antecipação de recebíveis com o desconto calculado diariamente de acordo com o prazo escolhido pelo fornecedor e não com taxas fixas como o praticado comumente. Tudo isso graças à automatização criada pela fintech e disponível através de um Portal do Fornecedor.

Lançada em setembro de 2018, mas com apenas seis meses em operação, a Giro já possui um case de sucesso com uma grande empresa do setor agropecuário. Voltada para o setor de carnes, leite, batata e feijão, a entidade possui mais de 5.000 fornecedores e já anteciparam mais de R$ 20 milhões em recebíveis através de um portal de fornecedores customizado.

Fabricio Martins explica que as vantagens da antecipação de recebíveis são inúmeras e alcançam fornecedores e contratantes. “A Giro auxilia as pequenas e médias empresas a ganharem fôlego nas finanças e de quebra fortalece a cadeia de fornecedores de grandes empresa”. 

Segundo ele, os fornecedores passam a ter o controle de seus recebimentos e podem escolher quais recebíveis querem antecipar. Isso fortalece o fluxo de caixa e consequentemente, possibilita a reposição do estoque, a contratação de funcionários e o investimento em novas tecnologias. Os benefícios recebidos pelo fornecedor também impactam diretamente o contratante, que passa a receber bens e serviços de maior qualidade, podendo gerar soluções melhores para os clientes.

“Tudo isso estimula a cadeia de fornecimento, a contratação de funcionários e a competitividade, gerando bons resultados para o mercado e para a economia como um todo”, conclui Ronaldo de Oliveira.

ARTIGOS RELACIONADOS

3º Seminário de Fruticultura da Nova Alta Paulista

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por intermédio da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios e do Polo Regional...

Agronegócio amarga prejuízos com as oscilações climáticas

  A temperatura global subiu cerca de 0,8 ºC nos últimos 150 anos e prevê-se que continue a aumentar. Está previsto que o aquecimento global...

Defensivos da DuPont têm registro ampliado

  A DuPont Proteção de Cultivos apresentou durante a Hortitec seu portfólio de defensivos agrícolas para o mercado de Hortifruticultura (HF). A companhia também anunciou...

Algas marinhas aumentam o peso da batata

Nilva Teresinha Teixeira Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora do Curso de Engenharia Agronômica do Centro Regional Universitário de Espírito...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!