19.6 C
Uberlândia
quinta-feira, maio 2, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosGrãosComo cuidar da semente de milho até o plantio?

Como cuidar da semente de milho até o plantio?

Autores

Milena Christy Santos
Engenheira agrônoma e mestre em Agronomia
milena.santos@agroceres.com
Larissa Oliveira Gomes Ribeiro
Marcele Karine Carvalho
Graduandas em Agronomia

Crédito: Shutterstock

O sucesso de uma lavoura depende de vários fatores, mas, sem dúvida, o uso de sementes de qualidade é primordial, já que ela é o veículo de toda tecnologia gerada em programas de melhoramento. A qualidade da semente começa a ser definida durante a colheita, e o processo de beneficiamento pode ajudar a elevar a qualidade do lote de sementes. Após o beneficiamento, os cuidados com as sementes devem ser aumentados, uma vez que a curva de deterioração começa a declinar.

No armazenamento, os teores de umidade e temperatura são decisivos para manutenção de germinação e vigor. Com o controle desses fatores é possível armazenar as sementes por longos períodos, sem que haja perda na qualidade fisiológica.

As sementes são higroscópicas, e durante o armazenamento em ambientes com alta umidade pode ocorrer a degradação de seus tecidos devido à peroxidação lipídica, prejudicando diretamente o vigor e a germinação. Portanto, o ambiente ideal para armazenamento deve ter umidade relativa abaixo de 60% e temperatura abaixo de 17ºC.

Para alcançar esses valores, o ideal é utilizar armazéns refrigerados. Em alternativa, a construção de barracões com pé direito alto facilita a passagem da corrente de ar e ajuda na diminuição da temperatura ambiente.

Fitossanidade sob controle

Outro cuidado importante durante o armazenamento é com o controle de pragas. No milho, as principais pragas que causam danos são o gorgulho-do-milho (Sitophilus zeamais) e a traça-dos-cereais (Sitotroga cerealella), além dos roedores.

Essas pragas devem ser monitoradas periodicamente, pois as perdas causadas por elas podem ser muito altas, como redução do peso e, consequentemente, da reserva das sementes. A fumigação é uma das opções de tratamento químico mais aplicada, e que pode evitar a perda total dos grãos.

Tecnologia embarcada

As sementes possuem alto valor agregado, pois carregam em si alta tecnologia, que será refletida no campo gerando alta produtividade. O custo investido em sementes com os quatro atributos da qualidade, física, fisiológica, genética e sanitária é retornado com a alta produtividade da lavoura.

Por exemplo, se começamos uma nova safra utilizando sementes com qualidade duvidosa, podemos ter perdas durante todo o ano agrícola. Por isso é importante o uso de sementes com qualidade certificada, que garantem todos esses atributos.

ARTIGOS RELACIONADOS

Agricultores gerenciam propriedades por meio de plataforma on-line

A tecnologia e o campo não andavam juntos no passado. Atualmente, caminham lado a lado, principalmente quando se trata da busca por resultados inovadores...

Para cada situação, a TMG tem uma solução

O Dia de Campo realizado pela Amipa contou com a apresentação das cultivares da TMG - Tropical Melhoramento & Genética, empresa que atua no mercado de...

Empresários adotam plataformas que levam conhecimento ao agronegócio

O avanço tecnológico acontece em ritmo acelerado, atingindo importantes setores da economia.

Tecnologia de inoculação no sulco do plantio

A fixação biológica de nitrogênio (FBN) é uma das alternativas tecnológicas para ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!