17.8 C
Uberlândia
segunda-feira, novembro 25, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasAgBiTech desenvolve primeiro laboratório móvel do Brasil

AgBiTech desenvolve primeiro laboratório móvel do Brasil

Estrutura itinerante com foco em treinamentos técnicos e uso racional de inseticidas percorrerá este ano mais de 20 mil quilômetros no Brasil

As principais regiões produtoras do agronegócio passam a ser atendidas pelo primeiro laboratório móvel desenvolvido no Brasil em suporte ao manejo de lagartas com inseticidas à base de baculovírus. A inovação, trazida pela empresa australo-americana AgBiTech, possibilita transferir conhecimento à cadeia produtiva do agronegócio, visando o uso racional de inseticidas nas lavouras.

Instalado no interior de um caminhão, o laboratório móvel da AgBiTech, conforme assinala a companhia, é conduzido por profissionais altamente especializados no manejo de pragas, incluindo engenheiros agrônomos que detêm títulos de mestres e doutores.

“Graças a essa estrutura, levamos informação de qualidade a clientes e parceiros. Enfatizamos nos encontros o posicionamento técnico de produtos da AgBiTech e a identificação das diferentes espécies de lagartas que atacam as lavouras”, explica o engenheiro agrônomo Gustavo Shiomi, gerente de marketing da AgBiTech.

De acordo com o agrônomo, o laboratório móvel também tem sido utilizado com sucesso em atividades de treinamento para consultores, pesquisadores, agricultores e funcionários de fazendas, além de atrair o interesse de visitantes de feiras agrícolas e participantes de dias de campo organizados pela empresa.

Segundo Shiomi, pouco antes do início da safra o laboratório móvel atendeu mais de 400 agricultores e profissionais do agro, tendo percorrido acima de 6 mil quilômetros nas principais regiões agrícolas. Até o final da safra, acrescenta ele, em torno de 20 mil quilômetros terão sido cobertos pela estrutura itinerante, na Bahia, em Goiás, no Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins.

“O laboratório móvel tem por objetivo assegurar a clientes da empresa uma experiência positiva com produtos à base de baculovírus. A estrutura itinerante ajuda ainda a consolidar a imagem da marca como especialista no manejo de lagartas e fortalece parcerias nos canais de distribuição. Iremos nesta safra a locais que nunca contaram com esse modelo de suporte, sobretudo em virtude de dificuldades de acesso, como ocorre em áreas do Maranhão e Tocantins”, ressalta Shiomi.

Presente no Brasil há três anos, a AgBiTech deverá saltar de 500 mil hectares para 2 milhões de hectares tratados com seus bioinseticidas, entre a safra passada e a atual. O portfólio da empresa é formado atualmente por quatro itens, comercializados com as marcas Armigen®, Cartugen®, Chrysogen® e Surtivo® Soja.

De acordo com o diretor geral da AgBiTech para a América Latina, Adriano Vilas Boas, o portfólio da marca tem surpreendido produtores pelo bom desempenho no controle de lagartas cuja pressão cresce safra após safra, principalmente Helicoverpa armigera, Chrysodeixis includens (falsa-medideira) e o complexo de Spodoptera.

Vilas Boas acrescenta que a AgBiTech introduzirá no mercado, ainda na safra 2019-20, outras tecnologias em suporte à aplicação de bioinseticidas à base de baculovírus, incluindo aplicativos de monitoramento a campo e armadilhas digitais para mariposas. “Focamos no manejo inteligente de lagartas e isso pressupõe trazer ferramentas inovadoras e eficazes ao produtor”, finaliza o executivo. 

Desde 2002, a AgBiTech fornece produtos consistentes, de alta tecnologia, que ajudam a tornar a agricultura mais rentável e sustentável. A empresa combina experiência a campo com inovação científica. Trabalha com agricultores, consultores e pesquisadores e desenvolve soluções altamente eficazes para manejo de pragas agrícolas. Controlada pelo fundo de Private Equity Paine Schwartz Partners (PSP), a AgBiTech fabrica toda a sua linha de produtos na mais moderna unidade produtora de baculovírus do mundo, em Dallas (Texas, EUA).  www.agbitech.com.br     

ARTIGOS RELACIONADOS

Bicho-mineiro – Praga ataca com força total

Carlos Henrique Cardeal Guiraldeli Engenheiro agrônomo cguiraldeli@gmail.com Tem-se notado uma enorme incidência do bicho-mineiro (Leucoptera coffeella) nos cafezais. A praga que continua causando prejuízos nas lavouras e...

Por que as lagartas pardas tiram o sono dos silvicultores?

AutorPedro José Ferreira Filho Doutor e professor da Universidade Federal de São Carlos - DCA/UFSCar, campus de Sorocaba (SP) pedrojf@ufscar.br As lagartas desfolhadoras têm...

Bt é ferramenta indispensável no controle de lagartas

Alice de Sousa Cassetari Engenheira agrônoma e doutoranda pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP) alicecassetari@hotmail.com De acordo com dados...

Helicoverpa armigera devasta tomateiros

Cecilia Czepak Professora Titular da Escola de Agronomia/UFG - Atuação no Manejo Integrado de artrópodes pragas em cultivos de soja, milho, tomate, algodão e feijão. ceciczepak@yahoo.com.br   A H....

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!