22.6 C
Uberlândia
domingo, maio 5, 2024
- Publicidade -
InícioLançamentosO segredo das altas produtividades está na semeadura?

O segredo das altas produtividades está na semeadura?

Atenção redobrada no início do plantio pode definir o sucesso de uma lavoura 

O momento do plantio é um dos fatores que podem definir o sucesso de uma lavoura. Não há como colher bem, se a semeadura for mal feita. O produtor de determinada cultura que fizer a correta distribuição das sementes poderá gerar um aumento de produtividade a partir de 5 sacas por hectare. O número pode ser ainda maior, dependendo das condições da área e do manejo adequado, explica o especialista em plantabilidade de grandes culturas, Paulo Arbex, que falará sobre o tema durante o Showtec 2020. 

Arbex argumenta que a etapa mais determinante na produção de grãos é a semeadura, pois estão envolvidos os maiores custos e as maiores tecnologias. Por isso, a importância de não haver falhas nesta fase. “Se errarmos na distribuição de sementes, teremos um estande com plantas falhas e duplas. Isso pode acarretar em uma perda significativa de produtividade”, alerta o pesquisador. 

Os motivos da perda na produtividade são variados, mas um deles se dá pelo uso inadequado de semeadoras que, em muitos casos, não apresentam a regulagem correta, devido a falta de conhecimento do produtor que a adquiriu. Consequentemente, é gerado um gasto desnecessário com sementes, adubos e insumos em geral, ocasionando posteriormente frustração na hora da colheita. 

Nesse sentido, o produtor deve ficar atento a plantabilidade, que é a característica de desempenho da semeadora, visando a correta distribuição das sementes no campo, com profundidade correta, gerando produtividade adequada. Segundo o pesquisador, para se ter a noção da relevância deste conceito, dados de empresas que comercializam sementes apontam que numa cultura de milho, para cada 10% de aumento no Coeficiente de Variação do espaçamento entre uma semente e outra ao lado, perde-se 1,5 saco de grãos produzidos por hectare de lavoura implantada.

Por isso, na hora de iniciar o plantio, é preciso atenção redobrada. “Um estande adequado de plantas promove a melhoria de desempenho do sistema e a otimização de recursos, como sementes, fertilizantes, combustíveis, mão de obra, entre outros. O bom desempenho na plantabilidade é um fator decisivo na busca pela sustentabilidade do agronegócio no Brasil”, pontua o especialista. 

A palestra “Plantabilidade: O Segredo das Altas Produtividades” faz parte do painel “Preparando as Fazendas para o Agro” e está prevista para acontecer a partir das 10h, no dia 24 de janeiro, no auditório do Showtec. A programação completa pode ser conferida diretamente no site www.portalshowtec.com.br

Sobre o Showtec

O Showtec é uma feira anual onde são apresentados produtos e serviços ligados ao setor agropecuário, lançamentos, inovações tecnológicas, sistemas de produção, palestras técnicas e resultados de pesquisas que contribuem para a sustentabilidade do segmento. A feira é destinada aos produtores e empreendedores rurais, técnicos agrícolas, acadêmicos, entre outros, e leva informações de forma direta e aplicável.

O evento é realizado pela Fundação MS e promovido pelo Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Sistema OCB/MS (Organização das Cooperativas Brasileiras) e Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), contando com patrocínio do Senar/MS, Sistema Fiems/Senai e Sicredi. O Showtec conta, ainda, com o apoio da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (Febrapdp), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Embrapa, Fundems, Prefeitura Municipal de Maracaju, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Semagro, Fundação Agrisus e Sanesul.

ARTIGOS RELACIONADOS

BASF apresenta seu portfólio para café

  Entre os dias 27 e 30 de outubro a BASF participou do 41º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, realizado na cidade mineira de Poços...

Organominerais: Como eles se comportam no solo?

Autores Fernando Simoni Bacileri Engenheiro agrônomo, mestre e doutorando em Agronomia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) ferbacilieri@zipmail.com.br Roberta Camargos de Oliveira Doutora em...

Plantas daninhas: O alerta continua

Autores Roque de Carvalho Dias roquediasagro@gmail.com Leandro Bianchi leandro_bianchii@hotmail.com Vitor Muller Anunciato vitor.muller@gmail.com Engenheiros agrônomos, mestres e doutorandos em Agronomia/Proteção de Plantas - UNESP...

Critérios para um cultivo bem-sucedido de maracujá

A qualidade da muda é fator primordial para a obtenção de altas produtividades. O maracujazeiro pode ser propagado por sementes, estaquia e enxertia. A produção comercial no Brasil é feita basicamente com mudas propagadas por sementes. São utilizados dois processos: em sacolas plásticas ou em tubetes. Atualmente temos disponíveis no mercado cultivares desenvolvidas pelo Instituto Agronômico, Embrapa e Viveiro Flora Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!