21.6 C
Uberlândia
sábado, dezembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasCiclo final de frutas merece atenção e manejo nutricional adequado

Ciclo final de frutas merece atenção e manejo nutricional adequado

As culturas como melão e a uva, muito exportadas pelo Brasil, precisam de suplementação para poder terminar a produção com a máxima qualidade

Purple grapes – Ubyfol

O ciclo final da produção das frutas requer muita atenção por parte dos produtores, especialmente aos que cultivam melão e uva, que são variedades exportadas em larga escala pelo Brasil. Isso porque é o período que estas culturas demandam mais nutrientes para ganhar cor, sabor e qualidade de frutos, principalmente porque vão para o mercado externo, e que é bastante exigente com relação a essas características.

Para o melão

O plantio de melão no Brasil está concentrado no Rio Grande do Norte e Ceará, é altamente tecnificado e a maior parte das frutas são produzidas seguindo normas europeias, já que esse é o principal mercado. Hoje, a região tem uma área média de 20 mil hectares com a cultura. Nele, é de fundamental importância o manejo nutricional no final do ciclo de produção, para assim poder ter uma boa qualidade e produtividade, pois é nessa fase que se define o tamanho e características do fruto (brix, firmeza e flavor), de acordo com exigência do mercado.

Conforme explica o engenheiro agrônomo e RTV da Ubyfol, multinacional que desenvolve produtos especiais, com macro e micronutrientes, Allyson Moura Lima, no cultivo desta fruta a fase final se inicia dos 45 aos 65 dias, quando normalmente é colhida. Ainda de acordo com ele, neste período os nutrientes de maior demanda são Potássio (K), Magnésio (Mg), Boro (B), Ferro (Fe) e Cálcio (Ca). Estes, usados nas doses adequadas permitem a planta ter um equilíbrio entre desenvolvimento de frutos e carregamento de carboidratos, consequentemente um bom tempo de prateleira, um excelente Brix, boa firmeza de polpa, um bom tamanho e uma excelente qualidade final.

A Ubyfol disponibiliza aos produtores uma solução para realizar a suplementação nutricional, tão importante nesta fase, o Peso+. “É importante suplementar a planta com Potássio, Magnésio e Boro e o Peso+ é um fertilizante balanceado com esses nutrientes que são exigidos nesse período do cultivo de melão, fazendo com que os frutos tenham tamanho adequado e uma excelente qualidade e consequentemente um excelente custo benefício quando utilizado adequadamente”, explica Lima.

Para a uva

O cultivo de uva acontece em diversas regiões do Brasil. Falando especificamente do Vale do São Francisco, vale o destaque, pois a localidade que vem se destacando na produção do tipo “mesa”, devido as condições climáticas favoráveis e abundância de água do rio São Francisco. O qual proporciona a produção durante todos os meses do ano com a irrigação provinda dele. A região é a maior exportadora de uvas do País, sendo de muita importância economicamente para os municípios na geração de empregos e para o restante do Brasil.

Assim como no melão, a fase de finalização da uva também merece cuidados especiais com o manejo nutricional. É nela que busca-se melhor coloração (com uvas de cor) e maior teor de açúcar (brix). O engenheiro agrônomo e RTV da Ubyfol. Cléber Uzumaki, explica que na região do Vale do São Francisco são produzidas uvas durante todos os meses do ano, mas a fase final do se ciclo é em geral (dependendo da variedade) aos 80 dias pós poda, a qual denomina-se como período de amolecimento, que vai até 120 dias.

Neste período do ciclo, a uva necessita principalmente de Potássio (K), Magnésio (Mg), Boro (B), Enxofre (S) e Cálcio (Ca).  Como esta é uma fruta não climatérica, ou seja, não amadurece após a colheita, o K, Mg, B e S estão diretamente ligados a maturação dos ramos que por sua vez, são carreados aos frutos aumentando assim o seu teor de açúcar. Já o Ca está relacionado a resistência do fruto, ou seja, melhor shelf life.  “É importante na maturação dos ramos e frutos, aumentando o teor de brix no fruto e maior produtividade. O Peso + com seu K, Mg, B e S na sua composição irá auxiliar na maturação dos ramos e do fruto, melhorando o Brix, cor e produtividade”, detalha Uzumaki.

Sobre a Ubyfol – Multinacional brasileira com sede em Uberaba/MG, que desde 1985, desenvolve produtos especiais, com macro e micronutrientes, para todas as culturas agrícolas. Possui um portfólio completo, com produtos de alta concentração, não sendo nocivos ao meio ambiente, oferendo ao mercado uma nutrição foliar de máxima performance e garantia de altas produtividades. Com profissionais especializados, possui assistência técnica de qualidade, com processos de vendas consultivos e bem estruturados, além de um relacionamento diferenciado. www.ubyfol.com.

ARTIGOS RELACIONADOS

Como aumentar a vida útil da goiaba em pós-colheita

  Marcos José de Oliveira Fonseca Pesquisador em Fisiologia e Manejo Pós-colheita de Frutas e Hortaliças   A Embrapa desenvolveu um revestimento comestível que conserva a qualidade da...

Tecnologia conta laranjas no pomar

Para estimar a safra nacional de laranja, atualmente é feita a derriça (retirada de todos os frutos) de mais de 2.500 árvores em diversos municípios dos...

Exportação brasileira de café soma 3,4 milhões de sacas em setembro

Em receita, o desempenho é recorde para os meses de setembro, com o ingresso de US$ 805,5 milhões, ou avanço de 49,8% no mesmo comparativo anual.

Para atingir todo seu potencial de renda, cafeicultura exige cuidados com pragas e doenças

Por Santino Aleandro Sem sombra de dúvida, o café é uma das culturas mais importantes do agronegócio brasileiro. Presente em grande parte dos estados de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!