A iniciativa liderada pela Climate FieldView™, plataforma de agricultura digital da companhia, é feita em parceria com a consultoria Markestrat
O processo de digitalização, acelerado em 2020 com a pandemia, alterou a forma como as empresas se relacionam com os seus clientes e impactou toda a cadeia do agronegócio. Para auxiliar a transformação de seus parceiros e suprir a demanda dos parceiros por conhecimento em tecnologia e agricultura digital, a Climate FieldView™, plataforma de agricultura digital da Bayer, criou a Universidade FieldView, um programa de qualificação voltado para as equipes de cooperativas e distribuidores.
O programa tem como objetivo capacitar os profissionais da rede de distribuição sobre o uso de ferramentas digitais no campo e é ministrado em parceria com a consultoria de negócios Markestrat Group. A iniciativa é dividida em duas trilhas de conhecimento: uma técnica, com habilitação sobre as funcionalidades da solução Climate FieldView, lições práticas de como as distribuidoras podem auxiliar os clientes usando a plataforma e benefícios da digitalização; e uma parte de negócios, com foco em agricultura digital, troca de conhecimento sobre tendências do setor, mudanças no mercado, planejamento comercial e gestão.
Cada uma
das trilhas tem duração de seis semanas. Os participantes têm até 90 dias para
completar os módulos online e os testes para avaliar o conhecimento adquirido
durante a capacitação.
Com a primeira edição lançada em outubro deste
ano, o programa já conta com colaboradores inscritos de cerca de 20
distribuidores. A cooperativa Lar industrial, do Paraná, foi uma das primeiras
a disponibilizar a especialização para a sua equipe. O engenheiro agrônomo e coordenador
técnico da Lar, Deivid Nazário de Assis, de Medianeira (PR), conta que conheceu
o Universidade FieldView por meio de um representante da Bayer na região. Além
disso, pelo menos outros 20 agrônomos das unidades do Mato Grosso do Sul e
Paraná estão participando da iniciativa da Climate FieldView™.
“O digital veio para ficar e vai evoluir
ainda mais no campo. Muita coisa ainda vai acontecer e mudar nos próximos 10
anos. Hoje, é quase obrigatório que o profissional do agronegócio, quem está no
campo ou trabalha com isso, esteja acompanhando essa evolução. Na cooperativa,
nós temos a inovação como um importante pilar, e buscamos desenvolver ações que
contribuam para um negócio mais produtivo, rentável e sustentável, tanto
internamente quanto com nossos clientes. Isso tem que ser o dia a dia”,
afirma.
Segundo a gerente de engajamento e conhecimento
com parceiros da Climate para a América Latina, Ivana Amaral, o programa deve
se expandir para mais locais e parceiros em 2021. “Queremos qualificar
cada vez mais quem trabalha no campo. A transformação digital já chegou e está
se acelerando a cada dia. É uma iniciativa muito importante e que vai ajudar a
romper alguns conceitos sobre tecnologia e a mostrar que a agricultura digital
é necessária, viável e que veio para ficar e mudar a vida do agricultor para
melhor”, disse.
Interessados em saber mais sobre a Universidade
FieldView pode procurar um representante da Bayer em sua região ou acessar o
site da Climate FieldView: https://www.climatefieldview.com.br .
Sobre a Bayer A Bayer é uma empresa global focada em Ciências da Vida nas áreas de saúde e nutrição. Seus produtos e serviços são desenvolvidos para beneficiar pessoas apoiando-as para superar os maiores desafios apresentados pelo crescimento e envelhecimento populacional. Além disso, a companhia visa criar valor por meio da inovação e crescimento. A Bayer é comprometida com os princípios do desenvolvimento sustentável e a marca Bayer representa confiança, credibilidade e qualidade ao redor do mundo. No ano fiscal de 2019, com cerca de 104 mil colaboradores, obteve vendas de € 43.5 bilhões. Os investimentos totalizaram € 2,9 bilhões e as despesas com Pesquisa & Desenvolvimento somaram € 5,3 bilhões. Para mais informações, acesse https://www.bayer.com.br .