20.6 C
Uberlândia
domingo, novembro 24, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasVentos frios chegaram aos campos de soja do RS

Ventos frios chegaram aos campos de soja do RS

Soja – Créditos: shurtterstock

Depois da chuva provocada pela passagem de uma frente fria, as condições meteorológicas na Região Sul mudaram. Os ventos frios de origem polar, com até moderada intensidade chegaram aos campos de soja da região de São Gabriel, no Rio Grande do Sul. Veja o vídeo enviado pela produtora rural Patricia Vione.

De acordo com a produtora rural Patricia Vione, a soja plantada nos seus campos estão na fase da flor, outras mais precoce está na fase de enchimento de grãos e não há problemas com excesso de chuva. Já, na vizinhança, que também planta arroz, o frio previsto para o fim de semana pode prejudicar o arroz.

Dados da Emater-RS, a regularidade das precipitações que vêm ocorrendo nos últimos dias tem favorecido a cultura da soja e o bom desenvolvimento vegetativo (30%), florescimento (44%) e enchimento de grãos (25%).

No atual período, as precipitações trazem tranquilidade aos agricultores que haviam atrasado o início do plantio em função da baixa umidade do solo.

De acordo com o Informativo Conjuntural, da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), no geral, as condições fitossanitárias das lavouras estão boas e vêm diminuindo os relatos da ocorrência de tripes em várias regiões do Estado em função do aumento da umidade.

As lavouras em estágio de floração apresentam um bom índice de flores e vagens, sendo beneficiadas pela umidade e temperaturas favoráveis à cultura que conta com 1% da área cultivada em maturação. Já o plantio do milho está quase totalmente concluído (99%).

A chuva e a pouca radiação solar ocorrida durante a semana em quase todo o Estado reduziram o ritmo da colheita do grão, que chega a 37% da área total cultivada. As plantas ainda em desenvolvimento se beneficiaram com as chuvas. A cultura encontra-se 12% em maturação, 21% em enchimento de grãos, 13% em floração e 17% em germinação e desenvolvimento vegetativo.

Arroz

O arroz segue em bom desenvolvimento no Rio Grande do Sul. As chuvas aumentaram e o nível dos reservatórios de água também, melhorando as condições nas regiões onde havia maior restrição. A cultura encontra-se 21% em germinação e desenvolvimento vegetativo, 42% em floração, 30% em enchimento de grãos e 7% em maturação.

Agroclima PRO

Como planejar uma safra e monitorar sua fazenda?

Otimizar o plantio, ficar de olho no Clima para avançar com os trabalhos no campo e observar o desenvolvimento da cultura para evitar perdas são algumas das decisões que você produtor rural precisa tomar durante a safra.

O Agroclima Pro é um serviço de tecnologia da Climatempo que utiliza o conhecimento meteorológico. Com ele você pode acessar o histórico de dados de Clima para sua fazenda e pode detectar áreas com menor vigor vegetativo. Além disso, você fica sabendo como será a demanda hídrica da sua lavoura nos próximos 15 dias e ainda consegue identificar os melhores dias e horários para realizar as pulverizações.

Sobre a Climatempo

Com solidez de 30 anos de mercado e fornecendo assessoria meteorológica de qualidade para os principais segmentos, a Climatempo é sinônimo de inovação. Foi a primeira empresa privada a oferecer análises customizadas para diversos setores do mercado, boletins informativos para meios de comunicação, canal 24 horas nas principais operadoras de TV por assinatura e posicionamento digital consolidado com website e aplicativos, que juntos somam 20 milhões de usuários mensais.

Em 2015, passou a investir ainda mais em tecnologia e inovação com a instalação do LABS Climatempo no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP). O LABS atua na pesquisa e no desenvolvimento de soluções para tempo severo, energias renováveis (eólica e solar), hidrologia, comercialização e geração de energia, navegação interior, oceanografia e cidades inteligentes. Principal empresa de consultoria meteorológica do país, em 2019 a Climatempo uniu forças com a norueguesa StormGeo, líder global em inteligência meteorológica e soluções para suporte à decisão.

A fusão estratégica dá à Climatempo acesso a novos produtos e sistemas que irão fortalecer ainda mais suas competências e alcance, incluindo soluções focadas nos setores de serviços de energia renovável. O Grupo segue presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 35 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.

ARTIGOS RELACIONADOS

Aegro recebe aporte de 2,5 milhões da SP Ventures e a ABSeed

A Aegro Informática Ltda., startup que possui uma plataforma focada na gestão e na otimização de produção agrícola através de um software que permite...

Safra de soja pode bater novo recorde

Clima favorável eleva a previsão de safra para 153,8 milhões de toneladas

Estresse hídrico: Algas são a solução

  Nilva Teresinha Teixeira Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora do Curso de Engenharia Agronômica do Centro Regional Universitário de Espírito...

Federarroz vai participar de feira mexicana

O presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz),

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!