19.4 C
Uberlândia
domingo, novembro 24, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioEventosCongresso Mundial sobre Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta

Congresso Mundial sobre Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta

 

I Congresso Mundial sobre ILPFA Embrapa tem o prazer de convidá-lo a participar do Congresso Mundial sobre Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (WCCLF) e do 3º Simpósio Internacional sobre Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária (ICLS3), que acontecerão em Brasília, entre os dias 12 e 17 de julho de 2015.

A agricultura está diante de um desafio sem precedentes. Até 2050, as necessidades alimentares para uma população crescente exigirão um aumento de 60% da produção, e a demanda global para produtos pecuários aumentará 70% em relação ao ano 2000. Essa expansão deve se dar principalmente por intensificação sustentável de produção agropecuária.

Sistemas agrícolas consorciados que combinem a produção integrada da lavoura, da pecuária e da floresta na mesma área e com uso eficiente de insumos são fundamentais para a segurança alimentar no futuro. Sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) também são importantes para fornecer serviços ambientais, como acumulação de carbono, recarga de aquíferos e biodiversidade.

O Congresso Mundial sobre Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (WCCLF) será uma oportunidade para atualizar sobre os avanços nas pesquisas em preservação, impactos, resultados econômicos e inovações tecnológicas.

O encontro será estruturado em torno de três temas principais: Tecnologia, Meio Ambiente e Socioeconomia. Diariamente, haverá um sumário dos principais aspectos de cada sessão (resumo diário) e, ao fim, um resumo do congresso, que pode gerar um documento a ser apresentado durante a “Conferência das Partes da Convenção – Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima” (COP 21), ao final de 2015.

Junte-se a nós nessa oportunidade de relatar experiências em propriedades de pequeno e grande porte, de apresentar resultados socioeconômicos, melhorias ambientais e inovações tecnológicas. Traremos análises do estado-da-arte sobre sistemas mistos de produção agropecuária (lavoura/pecuária, agrossilvicultura e silvipastoril) em uma gama ampla de biomas no mundo todo. Os participantes também terão um dia inteiro para visitar fazendas e áreas de ILPF durante a estação da seca do Cerrado brasileiro.

Nosso objetivo é organizar um evento internacional que seja lembrado como um marco para o desenvolvimento de sistemas de integração de lavoura, pecuária e floresta.

ARTIGOS RELACIONADOS

Feijão guandu – Fonte de nitrogênio para as florestas

Elaine Bahia Wutke Engenheira agrônoma, doutora em Agronomia e pesquisadora científica do Instituto Agronômico " IAC, Centro de Grãos e Fibras ebwutke@gmail.com   Por estar adaptado aos solos...

Podridão parda – Alerta geral para pessegueiros

Givago Coutinho Doutor em Fruticultura e professor efetivo do Centro Universitário de Goiatuba (UniCerrado) givago_agro@hotmail.com Herick Fernando de Jesus Silva Engenheiro Agrônomo e doutorando em Fitotecnia "...

Florestas energéticas – Vantagens das espécies de ciclo mais curto

Atualmente, espécies florestais estão sendo plantadas em larga escala, especialmente nos cultivos destinados à produção de energia, pelas características de suas madeiras. Por outro lado, mudanças profundas estão se processando como, por exemplo, o estabelecimento de plantios com espaçamentos menores que abrigam uma população de 6.664 plantas por hectare, com cortes de três em três anos, num ciclo de 18 anos

O diferencial dos fosfitos líquidos para os povoamentos florestais

José Geraldo Mageste Engenheiro florestal, doutor e professor" Universidade Federal de Uberlândia (UFU) jgmageste@ufu.br Fernando Simoni Bacilieri Engenheiro agrônomo e doutorando em Agronomia " UFU ferbacilieri@zipmail.com.br Pollyane da Silva Hermenegildo Engenheira...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!