18.6 C
Uberlândia
quinta-feira, abril 10, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesÉ hora de plantar feijão?

É hora de plantar feijão?

Feijão – Créditos: shurtterstock

Em época de planejar a segunda safra de feijão, é hora de “plantar sem medo”, recomenda o presidente do Ibrafe (Instituto Brasileiro de Feijão e Pulses), Marcelo Lüders. “Para quem ainda tem chance de definir plantios neste momento, optar por feijões de ciclo rápido é a lógica. Quanto antes conseguir ter produto em mãos, melhor será o resultado. Seja qual for o feijão, as perspectivas são tanto melhores quanto antes forem colhidos”, diz ele.

A propósito, acrescenta o dirigente, as primeiras estimativas dão conta de que a área plantada da segunda safra deverá ser ao redor da que foi plantada o ano passado: “Detalhe importante: ela foi 50 mil hectares menor do que a média de 2016 até 2021. Até o momento, as estimativas apontam para 356 mil hectares de feijão-carioca, 182,8 hectares para feijão-preto e 906 mil hectares de feijão-caupi”.

“Fique atento, pois não há como prever em quanto tempo, nem especular quanto ao tamanho da valorização para os próximos dias, porém, até o mais distraído produtor, que detém algum volume armazenado, está atento aos desdobramentos da situação atual”, argumenta Lüders.

Mercado

Ainda de acordo com o Ibrafe, o mercado está “imprevisível agora”. “Raramente se viu tantos fatores que contribuem para menor oferta como neste ano. Estiagem como nunca se viu nos últimos 20 anos na região sul e chuvas registradas em várias localidades de Minas Gerais além volume normal para o período. Na cidade mineira com maior área plantada, Paracatu, com 7.000 hectares, há previsão de chuvas volumosas. Curioso que Minas tem 853 municípios e em 736 se colhe feijão”, conclui Marcelo Lüders.

ARTIGOS RELACIONADOS

Agricultores que usam Monsoy vencem prêmio de produtividade de soja em duas categorias

O desafio nacional, realizado pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB), teve mais de 5.000 inscritos este ano, um aumento de 12% em relação ao...

Novo fungicida entrega resultados no controle de doenças do feijoeiro

Antracnose, ferrugem e mancha-angular ocasionam danos de 70% a 100% a uma lavoura de feijão, de acordo com especialistas

Bioativadores – Como o feijão se comporta com a aplicação

Mundialmente, o Brasil ganha destaque como um dos maiores produtores e consumidores de feijão, com produção média anual de 3,5 milhões de toneladas (MAPA, 2016).

É preciso atenção com o preparo do solo da próxima safra

A engenheira agrônoma e consultora técnica da MP Agro ensina as principais dicas para o produtor evitar erros comuns. Confira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!