29.6 C
Uberlândia
segunda-feira, maio 6, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesNovo fungicida entrega resultados no controle de doenças do feijoeiro

Novo fungicida entrega resultados no controle de doenças do feijoeiro

Lavoura de feijão/Divulgação

A associação de fungicidas com diferentes modos de ação durante a safra e a ação preventiva, na fase vegetativa do feijoeiro, constituem medidas eficazes para controlar três doenças potencialmente danosas à cultura: antracnose (Colletotrichum lindemuthianum), ferrugem (Uromyces appendiculatus) e mancha-angular (Phaeoisariopsis griseola). De acordo com a Sipcam Nichino Brasil, seu fungicida de marca Vitene®, lançado recentemente, tem se mostrado efetivo nas estratégias de manejo desses patógenos.

“Contamos com resultados altamente favoráveis para Vitene® no feijoeiro, principalmente quando aplicado em períodos próximos a trinta dias após a semeadura, na fase vegetativa, antes do florescimento”, reforça José de Freitas, engenheiro agrônomo da área de desenvolvimento de mercado da companhia.

Segundo o agrônomo, essas três doenças, uma vez não controladas, transferem perdas potenciais de rendimento situadas entre 70% a 100% a uma lavoura de feijão. “Recomendamos sempre ao produtor, em face da severidade dos fungos causadores de antracnose, ferrugem e mancha-angular, para não deixar de fazer o manejo anti-resistência de doenças do feijoeiro”, diz Freitas.

LEIA TAMBÉM:

Bactérias aumentam produtividade das lavouras de arroz, feijão e milho
Estresse térmico pode reduzir produtividade do feijão em até 50%

Conforme Freitas, antes de chegar ao mercado o fungicida Vitene® foi avaliado em mais de 50 estudos a campo, nos quais demonstrou eficácia e ausência de fitotoxicidade em outras 20 culturas (algodão, milho, batata, berinjela, beterraba, cebola, cevada, citros, girassol, goiaba, mamão, manga, melancia, melão, morango, pepino, pimentão, soja, tomate e trigo).

“Vitene® é um fungicida sistêmico do grupo das estrobilurinas e dos triazóis, que penetra e é redistribuído rapidamente nas folhas da planta tratada. Por conta da eficácia dos ingredientes ativos azoxistrobina e difenoconazol, se diferencia ainda pela alta seletividade.”

Ainda de acordo com Freitas, o produtor brasileiro de feijão dispõe atualmente de mais de 20 soluções da Sipcam Nichino para a cultura, abrangendo de fungicidas, inseticidas e indutor de resistência até uma plataforma de bioestimulantes. “Bioestimulantes estão em alta no agronegócio, na medida em que fomentam a produtividade da cultura do plantio até a colheita”, conclui ele.

ARTIGOS RELACIONADOS

Confusão entre cascudinho-da-soja e torrãozinho ainda tem prejudicado o manejo de pragas

Pesquisador alerta que ambos são de famílias de insetos diferentes e exigem manejo diferenciado para evitar prejuízos na lavoura

Mais resistência com o silício

Celso Auer Álvaro Figueredo dos Santos Pesquisadores da Embrapa Florestas O silício é reconhecido devido à sua influência na resistência das plantas em resposta a ataques de...

Satis apresenta linha de produtos durante a 51ª AGROPEC

Produtores da Região Norte terão a oportunidade de conhecer a linha de produtos da Satis na 51ªÂ Edição da Feira Agropecuária de Paragominas, no Pará....

Qualidade do café da próxima safra começa com planejamento

Para garantir a qualidade do café da próxima safra, alguns cuidados precisam ser planejados já nesta fase da expansão dos frutos. Há alguns anos, a Satis acompanha de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!