19.1 C
Uberlândia
domingo, novembro 24, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasAuditoria independente: em defesa da economia e do interesse público

Auditoria independente: em defesa da economia e do interesse público

Por Fabio Elias // Ray Souza

Ilustrativa – Crédito: Shutterstock

A auditoria independente contribui de modo significativo para que as empresas sejam mais transparentes, tenham credibilidade, atendam ao crescente anseio da sociedade por lisura e ética e, assim, possam tornar-se mais eficazes e reduzir riscos. Obrigatória no Brasil para grandes organizações, com faturamento anual superior a R$ 300 milhões ou ativos maiores do que R$ 240 milhões, mas também tem sido cada vez mais procurada de modo espontâneo por firmas de todos os portes, que buscam aprimorar seus processos de gestão e se fortalecer no mercado buscando a auditoria independente como um dos pilares deste processo.

Contar com auditoria independente é um crescente diferencial de competitividade e algo fundamental para agregar às empresas as mais modernas práticas de governança corporativa, que primam pela lisura, compliance, equilíbrio econômico-financeiro e responsabilidade socioambiental. Para o cumprimento de todos esses requisitos, é decisiva a qualidade final das demonstrações contábeis, bem como a confiança e segurança que transmitem a todos os stakeholders.

O mercado como um todo, investidores, consumidores, bancos, clientes e fornecedores estão requerendo cada vez mais que as empresas apresentem informações financeiras mais confiáveis. Por isso, a auditoria independente desempenha papel muito relevante, para todos os tipos e tamanho de empresas. As que têm a meta de abrir o capital precisam obrigatoriamente contar com o serviço de auditores externos, adequando-se às exigências legais e dos órgãos reguladores.

A tendencia mundial e no Brasil é de que as empresas de todos os setores e portes, inclusive as familiares, busquem a auditoria independente não apenas para conferir mais credibilidade e segurança às demonstrações contábeis, como também para aprimorar sua gestão, a partir de uma visão mais ampla de seus balanços e situação financeira e patrimonial. Não é sem razão que os auditores têm cumprido, também, um papel de parceria neste processo, ajudando as organizações a melhorarem sua governança e responderem de modo mais assertivo às exigências dos mercados. 

Nesse contexto, o trabalho dos auditores independentes apresenta benefícios expressivos: maior confiabilidade das informações para a tomada de decisão dos acionistas e investidores; melhoria nas negociações com bancos para obtenção de crédito com boas condições de prazos e juros; atendimento a requerimentos legais em contratos diversos; melhor posição na interação comercial com os fornecedores; e reputação e imagem institucional positivas perante a opinião pública, clientes e consumidores, fator essencial nos atuais ambientes de negócios, cada vez mais competitivos.

No Triângulo Mineiro, em cidades como Uberlândia, Uberaba, Patos de Minas, Araxá, Araguari, entre outras, também se observa o crescimento da procura por serviços de auditoria independente, inclusive por parte de empresas familiares e de distintos portes. Muitas já estão sendo auditadas ou em vias de iniciar o processo. Na região, inserida num mundo cada vez mais conectado, cresce a percepção do universo corporativo sobre a relevância da auditoria para o sucesso dos negócios.

Para atender às necessidades das empresas, o auditor independente, que precisa ser graduado em Ciências Contábeis e cumprir obrigatoriamente os requisitos da educação continuada do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e também ter registro no CNAI (Cadastro Nacional de Auditores Independentes) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), é reconhecido pelos princípios da ética, permanente ceticismo e credibilidade. Esses são requisitos imprescindíveis ao exercício eficaz de sua atividade.

É dever dos profissionais acompanhar e entender as mudanças constantes nas normas contábeis e legais, muito frequentes no Brasil, para que as empresas que auditam estejam sempre em dia com as leis e as exigências dos órgãos reguladores. Também buscam aporte cada vez maior de tecnologia, desincumbindo-se de tarefas manuais e repetitivas, para que possam dedicar mais tempo à análise intelectual das demonstrações contábeis e agregar a elas o valor insubstituível da sensibilidade e talento humanos.

A auditoria independente e os profissionais do setor têm papel relevante para o avanço do mercado de capitais, a melhoria do ambiente de negócios, o aprimoramento da gestão das empresas de todos os segmentos e portes e o atendimento às novas exigências de ESG (Ambiental, Social e Governança Corporativa). Assim, ao desempenharem com eficiência sua missão, prestam um serviço de elevado interesse público. A KPMG Auditores Independentes tem sede física na cidade de Uberlândia-MG há mais de 10 anos.

*Fabio Elias é sócio de Auditoria e líder do escritório da KPMG em Uberlândia.

**Ray Souza é sócio de Mercados da KPMG no Brasil e líder Regional em Minas Gerais.

ARTIGOS RELACIONADOS

Produtora de grãos e fibras passa a monitorar pulverização de defensivos

Sustentabilidade é a palavra de ordem no campo. Por isso, é cada vez maior o número de empresas que buscam ferramentas que otimizam as operações e...

Arranjo contribui com aumento da produtividade da soja de crescimento indeterminado

O arranjo espacial de plantas, ou seja, a forma como as plantas são dispostas na área, pode influenciar diretamente nos resultados de produtividade das...

Geração de resíduos vai aumentar 70% e chegar a 3,4 bilhões de toneladas até 2050

Economia circular é uma dos grandes desafios globais e dos municípios, que comemoram no dia 31 de outubro o Dia Mundial das Cidades.

Braskem apresenta nova resina renovável

Feito à base de cana-de-açúcar, produto é o primeiro com suas características a ser produzido com fonte renovável e deve atender o setor calçadista,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!