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Citrosuco capta US$ 150 milhões com indicadores socioambientais

Crédito Shutterstock

A Citrosuco, uma das maiores produtoras mundiais de suco de laranja e outros alimentos de origem natural, realizou uma operação de empréstimo verde no valor de US$ 150 milhões junto ao Banco Itaú, com vencimento em 2027. O empréstimo, do tipo “não carimbado”, deverá ser utilizado pela companhia em seu fluxo de caixa e no desenvolvimento de novos projetos de inovação, modernização e eficiência de suas operações.

Toda a operação, no entanto, está atrelada ao cumprimento de metas de redução de carbono e desenvolvimento de cadeia de valor sustentável. Na frente de carbono, a companhia se comprometeu a reduzir em 10% suas emissões nos escopos 1 e 2 até 2025. Já no que diz respeito à cadeia sustentável, a meta é ter 75% do fornecimento de fruta sustentável dentro do mesmo período.  

“Ao optar por um caminho de finanças sustentáveis e realizar uma operação de crédito verde, a Citrosuco reforça seu compromisso com os pilares de sustentabilidade e as metas estabelecidas”, disse Persio Ravena, CFO da Citrosuco. “Os temas ESG priorizados, carbono e cadeia de valor, suportam a implementação da nossa estratégia de negócios, refletindo os processos transversais na companhia e na cadeia”, acrescentou. 

Para fundamentar os indicadores atrelados a esta captação, a Citrosuco também passou por uma auditoria da Sitawi Finanças do Bem, OSCIP pioneira no desenvolvimento de soluções financeiras para impacto social e na análise da performance socioambiental de empresas e instituições financeiras. O relatório da organização mostrou que a Citrosuco tem indicadores elevados em diversos aspectos como desempenho histórico, relevância e alinhamento com a estratégia de sustentabilidade da companhia, e chancelou os compromissos e metas da produtora de suco de laranja. 

Compromissos ESG até 2030

Recentemente, a Citrosuco anunciou seus compromissos ESG para serem alcançados até 2030. A empresa se propôs a atingir 100% de fornecimento sustentável e reduzir 28% das emissões de escopo 1 e 2, entre outras diversas iniciativas que buscam assegurar a competitividade e perenidade do negócio, produzir alimentos de origem natural com as melhores práticas ambientais, valorizar as pessoas e perpetuar uma governança transparente e efetiva. 

Meio Ambiente

  • Contribuir para a resiliência climática: com nossos pomares perenes de laranja, contribuímos diretamente para a remoção de carbono da atmosfera, capturando mais de 500 mil toneladas de CO2 por ano. Mas, além disto, definimos o compromisso de reduzir as emissões em 28% nos escopos 1 e 2 até 2030 e remover 1,6 milhão de toneladas de CO2 da atmosfera, tendo o balanço líquido de remoções e emissões de GEE cada vez mais positivas  Enquanto líderes da cadeia, somos conscientes do papel de estimular a transição para economia de baixo carbono com nossos parceiros de insumos e serviços, reduzindo as emissões também no escopo 3. Nossa agenda climática está amparada no Science Based Target Initiative (SBTi), maior governança global do tema, em que formalizamos o compromisso de atuarmos no cenário abaixo do aumento de temperatura de dois graus. 
  • Fomentar a biodiversidade: gerenciamos hoje mais de 19 mil hectares de conservação através das nossas operações e nos comprometemos em intensificar o desenvolvimento de projetos estruturados para 100% dos hectares destinados à proteção ambiental, fortalecendo nosso impacto positivo. A nossa jornada de biodiversidade será sustentada mediante a expansão da produção de abelhas e mel; caracterização e monitoramento faunístico e florístico; e expansão de viveiro de mudas nativas, incrementando a plantação de pomares.
  • Gerir racionalmente os recursos hídricos:  utilizamos em nossas operações o sistema de irrigação por gotejamento, que é o mais eficiente na racionalização dos recursos hídricos, e vamos garantir ainda mais racionalidade através de expansão de reservatórios e ações de manejo ao entorno de bacias hidrográficas,  racionalizando a captação de água em 100% das bacias críticas. Em nossas fábricas, vamos incrementar a eficiência do uso da água em 20%, mediante monitoramento e tecnologia, assegurando menor consumo de recursos para desenvolvimento dos nossos produtos  Ambos os movimentos impactarão positivamente a disponibilidade de água aos stakeholders. 

Social

  • Impulsionar a transformação social: atuamos de forma integrada junto aos 16 territórios de influência e impactamos por meio dos nossos projetos sociais mais de 31 mil pessoas. Para impulsionar ainda mais a transformação social desses territórios, iremos atuar para reduzir a maior vulnerabilidade social identificada em 100% dos territórios de influência priorizados. Desenvolveremos intervenções integradas mediante investimento social e de impacto, em sinergia com políticas públicas, vocações locais e atores do ecossistema de cada território. 
  • Promover a diversidade, equidade e inclusão: trabalhamos consistentemente em temas e ações de diversidade, equidade e inclusão para assegurarmos o ambiente inclusivo da nossa companhia. Avançamos na inclusão de pessoas com deficiência, tendo hoje mais de 400 funcionários PCDs em nosso ambiente. Temos como objetivo central da empresa valorizar as pessoas como elas são através de suas competências e potencial, agregando valor aos negócios com suas diferentes visões e experiências. Queremos também proporcionar maior representatividade de mulheres e negros em nossa liderança. Para 2030, nos comprometemos em ampliar oportunidades e acesso aos cargos de liderança por mulheres e negros, atingindo no mínimo 30% de representatividade. Esse programa será fortalecido pela liderança e por campanhas para conscientização e engajamento. 

Governança:

  • Liderar a cadeia de valor sustentável: a Citrosuco já opera com 100% de suas operações próprias certificadas de acordo com a SAI Platform nível ouro, atuando de acordo com as mais robustas práticas agrícolas internacionais. Continuaremos evoluindo frente ao nosso compromisso de atingir, até 2030, uma cadeia 100% sustentável mediante fomento, articulação e parcerias para viabilizar certificações de sustentabilidade em produtores parceiros.

Sobre a Citrosuco

Uma das maiores empresas mundiais de suco de laranja, a Citrosuco cultiva, produz e entrega alimentos de origem natural e sustentável em mais de 100 países. Seus produtos, naturais e nutritivos, contribuem para a saúde e a segurança alimentar de pessoas no mundo todo. A empresa investe continuamente em inovação, ampliando seu portfólio e entregando produtos e soluções inovadoras. Para mais informações, acesse www.citrosuco.com.br

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