Exigências das mudas de morango

0
653
Divulgação

As mudas de morango são classificadas em dois grupos: de dias curtos e de dias neutros. As primeiras, influenciadas pelo fotoperíodo, são plantadas entre abril e maio e as outras, não influenciadas pelo cumprimento do dia, podem ser plantadas em qualquer época, mas normalmente são plantadas entre maio e setembro, havendo a concentração do plantio no mês de junho.

Heitor Antonio Pagnan, engenheiro agrônomo da Maxxi Mudas, informa que as mudas de dia curto, como Fronteras e Camino Real, podem produzir até janeiro e as de dia neutro podem produzir o ano inteiro, dependendo da altitude onde foram plantadas.

A partir do dia 22 de dezembro há um pico de luz, quando a cultura passa para o verão. “Assim, de dezembro até abril as mudas produzem estolões, mostrando que elas querem se reproduzir. Isso significa que as cultivares do dia curto normalmente não produzem morango entre janeiro e março”, explica Heitor Pagnan, variando muito de cultivar para cultivar.

O segundo grupo, que existe há mais de 40 anos, foi uma observação inicial dos americanos nas montanhas do Canadá e Estados Unidos que, à medida que subiam as montanhas, as variedades silvestres produziam fora da época normal, em altitudes elevadas.

Assim, desenvolveram os materiais chamados de dias neutros, como a Aromas, Albion e San Andreas. Ou seja, sua produção independe do verão ou inverno.

A história

No Brasil, a primeira cultivar de dia neutro foi registrada em 1999, seguindo-se a Aromas, em 2002. Portanto, estamos falando em 23 anos desde o início dos trabalhos com as cultivares de dia neutro. Como exemplo, podemos citar que a cultivar Aromas, no Sul de Minas, que foi responsável por uma produção e produtividade fora dos padrões habituais a que todos estavam acostumados. 

Ou seja, verificou-se produções acima de duas caixas em 16 meses. Estamos falando, portanto, de mais de 2,4 kg por muda. E isso só foi possível com mudas de altíssima qualidade, porque se o produtor continuasse plantando um Oso Grande ou Camarosa em março para terminar com a produção em outubro, ele hoje estaria completamente inviabilizado economicamente.

“O produtor viu que o material produzido na entressafra, que é de janeiro até o dia das mães, tem mais lucratividade. Após esse período o preço do morango começa a cair, porque entram em produção as cultivares de dias curtos, como o Oso Grande. Dessa forma, teremos morango todos os meses do ano. Nesse ano de 2022 observamos preços elevados para o morango, o que valorizará ainda mais aqueles que produzem frutos de qualidade”, explica Heitor Pagnan.

Cuidados

Basicamente, recomenda Heitor Pagnan, o cuidado básico que o produtor deve ter com essas mudas começa pela sua origem, ou seja, informar-se sobre a origem dela. A fiscalização deveria ser mais rigorosa para com a produção de mudas nacionais.

Assim, todos sairiam ganhando. No entanto, o que se observa é uma fiscalização pesadíssima sobre o material importado e nenhuma fiscalização sobre o material nacional.

As mudas que a Maxxi Mudas traz para o Brasil são produzidas na Patagônia Argentina e na Segóvia-Espanha onde se tem extremos de temperatura, que podem chegar a -10ºC no inverno. São áreas de campos que não têm outra produção, senão a de mudas de morango. As temperaturas negativas são um fator que faz as mudas serem tão sadias.

As circunstâncias geográficas ao Sul, na Argentina e ao Norte na Espanha, combinando campo limpo e temperaturas extremas, propiciam um ambiente excelente para produção de mudas, as quais ficam 100% limpas de doenças ou patógenos.

“As principais características das mudas que trazemos para o Brasil referem-se à altíssima qualidade fitossanitária (sem doenças e insetos) e à alta qualidade genética, produzindo frutos grandes e saborosos. Ou seja, as mudas possuem um nível altíssimo de qualidade.  O produtor do Brasil, infelizmente, não se dá conta de que se tiver uma muda de má qualidade, pode colocar todo o projeto em perigo”, avisa Heitor Pagnan.

Atualmente, o produtor tem à disposição uma muda nacional que pode produzir por alguns meses, porém, em quase 100% dos casos exige doses mais elevadas de agrotóxicos, para manter um nível adequado de sanidade, diferente dos materiais comercializados pelas Maxxi Mudas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!