Programa de diversidade da Bayer impacta mais de 2 mil produtoras rurais

Conexão Mulheres no Agro foi criado para contribuir com uma agropecuária mais diversa e inclusiva e já promoveu cerca de 33 ações ao longo do ano.

0
271
Conexão Mulheres
Foto Divulgação

Ciente da importância de fomentar o desenvolvimento de uma rede potente, formada por mulheres que ocupam posições de destaque e representatividade no mundo agro, a Bayer, por meio do Conexão Mulheres no Agro, desde 2020 investe em inúmeras iniciativas que colaboram para ampliar a presença feminina dentro e fora da porteira, em busca de uma maior equidade de gênero no setor. Em 2022 o programa contou com 33 ações, entre capacitações técnicas, workshops sobre empreendedorismo, liderança e gestão, dias de campo, que impactaram mais de 2.500 mulheres por todo o Brasil. 

“As mulheres que fazem parte do agronegócio estão cada vez mais conquistando espaço e reconhecendo seu protagonismo na área. Para alavancá-las ainda mais neste processo, é importante que empresas do setor apostem em ações voltadas para a capacitação e formação de lideranças femininas”, conta Francila Calica, gerente de relações institucionais da Bayer e uma das líderes do Conexão Mulheres. 

Francila ainda afirma que na Bayer eles acreditam na importância da diversidade de pessoas e equidade de gênero como forma de fomentar debates e a pluralidade de ideias. “Em alinhamento com o nosso negócio, temos uma missão coletiva de promover, seja internamente como externamente, iniciativas que visem estimular as mulheres a ocuparem mais espaços neste mercado, a serem mais presentes, usarem suas vozes e reconhecerem seu protagonismo no setor”, reforça.

Programas de capacitação 

Além das ações e encontros em eventos em diferentes regiões do Brasil, a Bayer também desenvolveu a Jornada do Conhecimento, um curso de capacitação para produtoras rurais clientes da empresa. A primeira edição, lançada em setembro de 2021, contou com a participação de 37 mulheres em 11 encontros, com aproximadamente 22 horas de conteúdo. As aulas foram divididas em quatro módulos: governança corporativa e gestão, sustentabilidade no agronegócio, criatividade e inovação, e Inteligência emocional e marca pessoal.

“A proposta é acolher cada participante em uma jornada de transformação pessoal em um ambiente colaborativo, seguro e interativo, onde, juntas, poderão compartilhar experiências de aprendizado, em temas de sua escolha, na companhia de outras produtoras que, apesar de suas particularidades, compartilham de desafios e interesses comuns”, diz Calica.  

Nesta mesma linha, a companhia criou o Conexão Desenvolve, também de capacitação, mas voltado para as colaboradoras da multinacional. A edição de 2021, desenvolveu cerca de 150 mulheres da área comercial da Bayer. “A Bayer trabalha a diversidade em vários pilares, incluindo ações práticas para aumentar a participação das mulheres em todos os níveis hierárquicos dentro da companhia. O objetivo central do programa é preparar estes talentos para que elas estejam aptas a continuar construindo suas carreiras neste mercado”, explica Leandra Brustolin, Lider de Ativação da Experiência do Cliente da Bayer e uma das líderes do programa. 

Encontro Nacional das Mulheres Cooperativistas

Estas e demais iniciativas da empresa, como o Prêmio Mulheres do Agro, criado pela Bayer, em parceria com a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), serão demostradas pela empresa durante o Encontro Nacional das Mulheres Cooperativistas (ENMCOOP), que ocorrerá nos dias 30 e 31 de agosto, em Campinas. 

A edição deste ano marca o retorno presencial do evento e contará com mais de 85% de mulheres no roll de palestrantes, entre elas, a diretora de licenciamento da Bayer para América Latina, Natália Carvalho, que comandará um painel sobre os desafios e oportunidades da liderança feminina no agronegócio.  anexo 3 

Sobre a Bayer                    

A Bayer é uma empresa global com competências essenciais nas ciências da vida nos setores de agronegócios e saúde. Seus produtos e serviços são projetados para ajudar as pessoas e o planeta a prosperar, apoiando os esforços para superar os principais desafios apresentados por uma população global em crescimento e envelhecimento. A Bayer está comprometida em impulsionar o desenvolvimento sustentável e gerar um impacto positivo em seus negócios. Ao mesmo tempo, o Grupo pretende aumentar o seu poder de ganho e criar valor através da inovação e do crescimento. A marca Bayer representa confiança, confiabilidade e qualidade. O Brasil é a terceira maior operação da companhia no mundo.

Sobre a ABAG 

A Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) trabalha para o fortalecimento e o equilíbrio nas cadeias produtivas do agronegócio, com o objetivo de valorizar e disseminar o papel estratégico do setor para o desenvolvimento sustentável do Brasil e para a segurança alimentar e energética do planeta. Fundada em 1993, a entidade tem a certeza da vocação do Brasil para o agronegócio, por isso empenha seus esforços para contribuir para que o País alcance a liderança global na oferta de produtos agroindustriais, aliando preservação ambiental, desenvolvimento social, produtividade, rentabilidade e competitividade. A ABAG conta atualmente com 80 associados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!