27.6 C
Uberlândia
sábado, maio 18, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasStartup conecta agricultores familiares e mercado comprador de alimentos

Startup conecta agricultores familiares e mercado comprador de alimentos

Divulgação

Potencializar a agricultura familiar. É assim que a startup “Laços do Agro”, gestada há um ano no interior do Paraná e colocada em prática agora em 2022, define sua missão. Como esse propósito tem sido cumprido? Proporcionando comunicação entre produtores rurais, cooperativas e o mercado, conforme explica o idealizador da iniciativa, Leandro Scalabrin, que há quase 20 anos trabalha com tecnologias da informação e sentia a necessidade de desenvolver uma solução nesse sentido para as atividades do campo.

“A plataforma conecta produtores e cooperativas, e estas com prefeituras, instituições compradoras de alimentos da agricultura familiar. Percebia a dificuldade que há, nas cooperativas, de obter informação de seus agricultores sobre quais produtos estão cultivando, quanto está sendo produzido, para quando será a colheita. Muitas vezes se perdem oportunidades de negócios por causa dessa falta de informação”, conta Scalabrin.

O desenvolvedor exemplifica citando o aumento de demanda de produtos da agricultura familiar, decorrente de programas de aquisição de merenda especificamente desse segmento. Não raro, observa Scalabrin, agricultores e cooperativas deixam de atender encomendas por não terem se preparado para cultivar os alimentos necessários, porque, sem informação sobre essa demanda potencial, não planejam plantio e colheita.

“Com o ‘Laços do Agro’, as cooperativas ficam sabendo o que e o quanto estão sendo produzidos, e para quando. Se chega a encomenda de algo, a cooperativa sabe a que produtor recorrer. Da mesma forma, indica aos produtores futuras demandas. Então, a cooperativa pode verificar com os agricultores quem tem interesse, quem pode produzir, e em que período”, detalha o idealizador da solução, acessada por meio de um aplicativo por todo os elos dessa cadeia produtiva.

LEIA TAMBÉM:

Tecnologias para impulsionar o crescimento da agricultura familiar 
Como equipamentos eficientes podem aumentar a produtividade na agricultura familiar

Leandro Scalabrin, sócio e CEO do Grupo SWA/Divulgação

Ao promover essa comunicação, o aplicativo viabiliza às cooperativas e às famílias agricultoras a gestão de estoque e dos contratos, bem como elaborar e acompanhar cronogramas de pedidos, produção e fornecimento e, ainda, acompanhar eventuais incidentes que possam prejudicar a colheita. “O ‘Laços do Agro’ é uma solução em tecnologia para estimular maior produção na agricultura familiar, gerando emprego e renda no campo”, assinala Scalabrin.

A solução foi lançada em abril, atendendo a Cooperativa de Agroecologia e da Agricultura Familiar (Coperfam), localizada em Quatro Pontes, no extremo oeste do Paraná. Mas vem se expandindo e, para 2023, a ideia é alcançar agricultores familiares do país vizinho, Paraguai. Uma versão em espanhol do aplicativo já foi desenvolvida.

O “Laços do Agro” é uma startup do Grupo SWA, do qual Leandro Scalabrin é fundador e CEO. A SWA foi criada em 2006, como um projeto de estágio, quando Scalabrin era estudante do campus de Medianeira, no oeste paranaense, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), e desenvolveu um software educacional.

Hoje, o Grupo SWA é um dos cinco maiores no fornecimento de soluções em TI para o mercado de educação. Atende 155 instituições de ensino do país, tendo mais de 500 mil estudantes e 40 mil professores como usuários.

ARTIGOS RELACIONADOS

Melhoramento genético promove qualidade da carne do produtor ao consumidor

Com o mercado da carne aquecido, a produção na ponta também busca garantir a qualidade do produto que chega ao consumidor final.

Mercado de remineralizadores cresce no Brasil

Os remineralizadores de solos, também conhecidos como pós de rocha, se tornaram a bola da vez na agricultura, nos últimos meses.

Aumento na produção de trigo no Brasil deve baratear o pão na mesa dos consumidores

Após adaptar a produção do grão ao solo do Cerrado, o país deve aumentar em 4 milhões a safra do grão.

Mercado do milho encontra sustentação pela frente

Segundo o relatório divulgado, maiores deteriorações da produção de milho tanto na Argentina quanto nos EUA podem acentuar esse cenário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!