Após quase dois anos paralisados devido à pandemia, a retomada das feiras e eventos presenciais trouxe um novo ânimo para o agronegócio brasileiro. Além de recorde de público, as atividades deste ano também atingiram um novo marco em negócios. Somente na Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação), realizada em abril deste ano, foram mais de R$ 11,2 bilhões em negociações, que registraram um crescimento de quase 300% no comparativo com a última edição, realizada em 2019, que gerou R$ 2,9 bilhões em negociações.
Na fabricante de máquinas agrícolas YANMAR – multinacional japonesa também fabricante de maquinário compacto para outros segmentos – o saldo positivo das feiras pode ser refletido nos resultados, como o crescimento de 70% nas vendas. De acordo com o gerente Comercial Agrícola da marca, Fernando Figueiredo, é evidente que a participação ativa nas atividades do setor contribuíram para o crescimento. “Foi notável. Esse retorno era bastante esperado, não só pelos clientes, que aproveitam esses momentos para avaliar e apreciar de perto nossas máquinas, mas também pelo nosso time, que como premissa da YANMAR, preza pelo contato próximo e direto com os clientes”, conta.
Além da estratégia de exposição em feiras e eventos, a YANMAR conta que o crescimento nas vendas de equipamentos agrícolas da marca em 2022 também é puxado pelos lançamentos e novidades da marca. “Sabemos que o agronegócio está pujante e é uma peça fundamental para o PIB do país. Com os clientes e o mercado mais otimistas, percebemos que este era o momento de explorar outras oportunidades e apresentar novidades”, explica Figueiredo.
Visando atender um ‘gap’, a marca lançou em 2022 a menor colheitadeira de grãos do mercado brasileiro, que se enquadra na classe 2. “Percebemos que muitos clientes buscavam – e ainda buscam – justamente um equipamento capaz de acessar áreas das lavouras onde os equipamentos maiores têm dificuldade de acessar ou não apresentam uma eficiência satisfatória. Nesse sentido, nossa colheitadeira YH 880 tem por característica o seu dimensionamento compacto, que permite trabalhar com mais precisão nas áreas periféricas da lavoura, como as bordas, e também fazer o transporte da máquina entre uma lavoura e outra com mais facilidade”, acrescenta o especialista.
Além da novidade para o mercado, o aumento das vendas da marca ao longo do ano pode ser notado pela comercialização de tratores. Com 7% de market share (participação de mercado), a YANMAR tem como destaques de vendas os tratores Solis 75, 90 e 26 cv, respectivamente, nesta ordem. “Nossa participação de mercado também foi positiva em 2022, uma vez que no comparativo com algumas marcas, nós conseguimos aumentar ao invés de apenas manter a participação ao longo do ano”, enfatiza.
Ainda de acordo com o especialista da marca, mesmo com incertezas, a YANMAR segue otimista e continuará apostando na força do agronegócio em 2023. “Seguiremos trabalhando para apresentar novas soluções ao mercado, ao mesmo tempo que também continuaremos investindo em treinamentos para capacitação de nossos times para melhorar a experiência de nossos clientes”, conclui o especialista.