20.6 C
Uberlândia
quarta-feira, maio 22, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesTratores compactos impulsionam produtividade do café

Tratores compactos impulsionam produtividade do café

Com safra recorde em 2023 e otimismo para 2024, produtores têm investido em equipamentos para alavancar resultados no campo

Trator YANMAR Solis 75 Narrow Cabinado/Divulgação

Maior produtor e exportador de café do mundo, o Brasil superou suas próprias expectativas em 2023, colhendo uma safra recorde de 55,1 milhões de sacas, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Esse resultado representa um aumento de 8,2% em relação à safra anterior, consolidando a posição do país como líder global no setor cafeeiro.

Diversos fatores contribuíram para esse crescimento histórico, entre eles a recuperação da produtividade. Especialistas destacam o aumento do uso de tratores, principalmente na agricultura familiar, como uma ferramenta essencial para a tecnificação da cafeicultura brasileira. Essa modernização do campo, aliada às boas práticas agrícolas, resultou em um aumento da produtividade por hectare, otimizando a produção e impulsionando os resultados.

“A tecnificação da cafeicultura brasileira não se limita apenas à mecanização. O investimento em pesquisa e desenvolvimento, a adoção de novas tecnologias e a capacitação dos produtores também são fatores importantes para o crescimento sustentável do setor. Mas é válido ressaltar que a mecanização, principalmente, entre os pequenos e médios produtores, tem crescido e contribuído para estes resultados”, evidencia Fernando Figueiredo, gerente Comercial Agrícola da YANMAR South America.

Tendo como expectativa de que o Brasil continue liderando a produção mundial de café,  a YANMAR segue investindo em maquinários com recursos específicos para atender a cultura. No portfólio da marca, tratores como o YANMAR Solis 75 Narrow se destacam. Estreito, o trator possui largura reduzida, o que facilita manobras entre as lavouras, evitando danos aos cafeeiros e otimizando o tempo de trabalho.

Apesar de compacto, o modelo possui motor turbo de grande performance e alto torque em baixas rotações garantindo eficiência em operações com implementos que demandam alta potência. A cabine espaçosa e ergonômica proporciona ao operador um ambiente de trabalho mais agradável e produtivo. Além disso, ela é a única cabine com plataforma plana para trator estreito no Brasil.O equipamento também possui diversas funcionalidades que o tornam ideal para diferentes tarefas no cultivo do café, como preparo do solo, adubação, pulverização e colheita.

“A safra recorde de café em 2023 demonstra a força e a resiliência da cafeicultura brasileira, que segue adaptando-se às novas demandas do mercado e buscando soluções inovadoras para garantir sua competitividade no cenário global. A YANMAR, como parceira de longa data do setor, celebra este marco histórico e reafirma seu compromisso em oferecer os melhores equipamentos para contribuir para o sucesso dos cafeicultores brasileiros nesta e futuras safras”, finaliza Figueiredo.

ARTIGOS RELACIONADOS

Fosfito x doenças do cafeeiro

Nos últimos anos, foi possível observar uma grande evolução no aumento da produtividade ...

Nematoides causam prejuízos de R$ 35 bilhões/ano ao agronegócio

Andressa C. Z. Machado Pesquisadora/Nematologista do IAPAR andressa_machado@iapar.br   Nos últimos anos, os fitonematoides tornaram-se motivo de grande preocupação para a agricultura brasileira, seja pela sua ampla distribuição...

Manejo do mato na lavoura cafeeira

Hélio Casale Engenheiro agrônomo e consultor da Tecnores Consultoria e Serviços hecasale@terra.com.br Manejar o mato é um dos princípios básicos para se alcançar sucesso com a lavoura...

Efeito condicionador de solo proporcionado pelos organominerais

AutoresRegina Maria Quintão Lana Professora de Fertilidade e Nutrição de Plantas – Universidade Federal de Uberlândia (UFU) rmqlana@ufu.br Danyela Cristina Marques Pires Mara Lúcia...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!