Todas as manhãs, milhões de brasileiros acordam e tomam um café. Mas a maioria não sabe a força de trabalho que essa cadeia movimenta e o importante papel que as mulheres exercem no setor cafeeiro. Elas estão por todas as partes. Na produção, no gerenciamento da fazenda, nas pesquisas, na indústria e também em eventos.
Na Fenicafé – Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura a história não é diferente. À frente da feira desde 2005, a superintendente do evento, Maria Cecília Araújo provou a que veio. “A Fenicafé cresceu de forma gradual, evoluindo através do tempo. Quando assumi a superintendência tive que aprender muita coisa sozinha. Visitei outras feiras, inclusive de outros setores em busca de ideias e inovações. Mas colocar em prática essas ideias só foi possível através de recursos e parcerias”, explica.
Desde 2022, a Fenicafé, que antes era realizada nas dependências do Pica Pau Country Club, ganhou força e passou a se integrar ao Café Agro – hoje no Parque de Exposições Ministro Rondon Pacheco, em Araguari. “As mudanças são sempre difíceis. Estávamos habituados ao clube e, trazer o evento para o parque de exposições, foi mais um desafio. Nossa área de exposição foi multiplicada e os expositores e visitantes conheceram um novo formato de evento, com mais de uma semana de programação”.
A figura pública – “O café me proporcionou muita coisa, inclusive à voz na vida pública”, afirma Maria Cecília, que hoje ocupa o cargo de vice-prefeita de Araguari e é usada como exemplo de personalidade e liderança. “Eu sempre gostei de fazer parte de entidades de classe e isso contribuiu muito para o meu crescimento pessoal. Hoje eu estou como vice-prefeita, cuido da coordenação da feira, que faz parte da minha vida. Mas o meu futuro é lutar, como sempre lutei para alcançar um ideal, representando a mulher na política e mostrando que a sua força é imensa”, conclui.
A Fenicafé segue até sexta-feira (31/03) no Parque de Exposições Ministro Rondon Pacheco, em Araguari, no Triângulo Mineiro. Assim como em 2022, a Fenicafé faz parte da Café Agro, que soma mais de uma semana de atrações com a Expo Araguari. O evento é promovido pela Associação dos Cafeicultores de
Araguari (ACA) e a Federação dos Cafeicultores do Cerrado com apoio da Embrapa
Café e Prefeitura Municipal de Araguari.