27.1 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosOrganominerais estimulam a proliferação de microrganismos

Organominerais estimulam a proliferação de microrganismos

Arthur Henrique Cruvinel Carneiro

Técnico em Agricultura e Zootecnia, graduando em Agronomia – Universidade Federal de Lavras (UFLA), integrante do grupo PET Agronomia, coordenador de extensão do Grupo de Estudos em Herbicidas, Plantas Daninhas e Alelopatia (GHPD) e membro do Núcleo de Estudos em Cafeicultura (NECAF)

arthurhcruvinel@hotmail.com

Vinicius Henrique Gomes Zuppade Andrade

Graduando em Agronomia ” UFLA, integrante do Programa de Monitoria UFLA/Anatomia e Histologia de espermatófitas, do PIVIC e do PET/Agronomia

Ivens Henrique Carvalho da Cruz

Técnico em Agricultura e Zootecnia, graduando em Agronomia ” UFLA, integrante do PIVIC, membro do Núcleo de Estudos em Forragicultura (NEFOR/UFLA) eintegrante do PET/Agronomia

 

 Crédito Miriam Lins
Crédito Miriam Lins

O solo é constituído de frações minerais, originadas de rochas, e frações de matéria orgânica (M.O.) originadas da decomposição de restos de plantas e animais, assim definindo a palavra “orgânica“.

Entendendo melhor a M.O., existem quatro grandes grupos. Os carboidratos e proteínas são os mais importantes, pois possuem rápida decomposição e favorecem a disponibilidade de nutrientes para o solo, como nitrogênio (N), fósforo (P) e enxofre (S).

A lignina, outro grupo importante, é um composto altamente resistente, não sofrendo tanto com a ação do intemperismo, fazendo parte do húmus. E, por fim, temos os lipídeos (ceras e resinas), que são resistentes e contribuem com a liberação de enxofre (S) e fósforo (P) para o solo.

Os fertilizantes organominerais equilibram o solo, favorecendo o plantio - Crédito Luize Hess
Os fertilizantes organominerais equilibram o solo, favorecendo o plantio – Crédito Luize Hess

Matéria orgânica

A M.O. tem como suma importância a manutenção da micro e mesobiota do solo, que representa apenas 5% de todo o sistema solo-planta. Mas é de extrema importância, pois a ação dos microrganismos que atuarão sobre os restos orgânicos presentes no solo devolverão ao solo os nutrientes necessários para que os seres vivos que habitam o perfil possam adquirir energia pra sobreviver, mantendo o equilíbrio e a conservação do solo.

A biota do solo pode ser entendida como sendo as bactérias presentes em 40% do solo, os fungos e algas outros 40%, minhocas 12% e a mesofauna 8%, ressaltando que esta porcentagem é variável de solo para solo, de cultura e manejo adotado, e apenas representa uma média geral dos nossos solos.

A fração de M.O. presente no solo é influenciada por atividades humanas, fatores climáticos e pela cobertura vegetal, sendo a sua maior concentração encontrada em áreas de climas úmidos e temperados.

A matéria orgânica mntém a micro e mesobiota do solo
A matéria orgânica mantém a micro e mesobiota do solo

Fertilidade

Os componentes do solo interagem todos entre si, o que possibilita que a matéria orgânica seja decomposta de forma distinta e heterogênea. Na camada mais superficial do solo, onde se encontram vegetais mortos mais recentemente, ocorre uma decomposição mais rápida, denominada humificação ” assim, o solo adquire uma coloração mais escura por causa do húmus presente na superfície.

Além deste processo, ocorre também a mineralização da matéria orgânica, que pode ser explicada como a transformação da M.O. em nutrientes minerais que serão absorvidos pelas raízes.

Ao final destes dois processos, tenderá a haver um equilíbrio entre humificação e mineralização, que poderá ser mantido ou quebrado, dependendo das práticas de cultivo adotadas. Assim, estes dois processos em interação, juntamente com uma maior retenção de água pelo solo, devido à M.O. eà proteção da superfície, contribuem com a melhoria da fertilidade do solo e aumentam os microrganismos presentes, favorecendo assim qualquer tipo de solo e cultura.

Fertilizantes organominerais

Fertilizantes organominerais são adubos orgânicos revestidos/enriquecidos com nutrientes minerais. A fração orgânica pode ser obtida a partir de fontes como dejetos processados de aves e suínos (ricos em fósforo e nitrogênio) e turfa (restos vegetais decompostos por bactérias ou enzimas) extraída de solos com alta umidade.

A fração mineral é fabricada industrialmente e acrescentada à matéria orgânica, e esta, presente nos fertilizantes organominerais, também é importantíssima para a fertilidade do solo, como foi mencionado anteriormente.

Uma grande vantagem presente neste tipo de fertilizante é a função que ele exerce em relação ao fósforo, pois diminui a sua retenção por óxidos de ferro e alumínio no solo, bloqueando os sítios de ligação com os radicais orgânicos.

A M.O. ainda possui um efeito quelante sobre alguns nutrientes, como ferro, manganês, zinco e cobre, possibilitando assim uma maior facilidade no transporte para áreas de maior demanda da planta, e assim otimizando sua absorção.

Solo

Outro grande ponto a ser mencionado sobre os fertilizantes organominerais é a sua capacidade de melhoria nas propriedades físicas do solo. A presença da matéria orgânica nestes fertilizantes ajuda na melhoria da estrutura do solo, evitando perdas por lixiviação em solos arenosos, pesados e compactos, promovendo também a aeração do solo e melhorando o aproveitamento da água.

Já do ponto de vista químico, auxilia na regulação do pH, neutralizando solos ácidos e alcalinos, e promove a conversão de elementos nutritivos em formas disponíveis para a planta, processo denominado mineralização.

Essa matéria você encontra na edição de julho da Revista Campo & Negócios Grãos. Adquira o seu exemplar.

ARTIGOS RELACIONADOS

Jacto inaugura planta industrial na Argentina

A Jacto inaugura nesta sexta-feira, 16 de fevereiro sua planta fabril na Argentina. Serão produzidos no local três modelos de pulverizadores tratorizados da linha...

Electro Plastic – Soluções em cultivo protegido

A Electro Plastic participa da Hortitec desde a primeira edição. O objetivo, segundo Nelson M. Iida, diretor comercial da empresa, é melhorar o relacionamento...

Silício x nematoides

  Bruno Nicchio Ernane Miranda Lemes ernanelemes@yahoo.com.br Engenheiros agrônomos, mestres e doutorandos em Agronomia, ICIAG-UFU José Geraldo Mageste da Silva Professor UFVJM/Instituto de Ciências Agrárias, ICIAG-UFU jgmageste@ufu.br   Dentre as espécies florestais cultivadas,...

Inovações no cultivo de cebola: A hora chegou!

AutoresClaudinei Kurtz Engenheiro agrônomo, doutor em Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas e pesquisador da Epagri/Estação Experimental de Ituporanga kurtz@epagri.sc.gov.br Daniel Rogério Schmitt...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!