Na Semana Internacional do Café – SIC – evento que acontece de 8 a 10 de novembro, em Belo Horizonte – MG, a Yara, líder mundial em nutrição de plantas, anunciou os vencedores da 7ª edição do Concurso NossoCafé.
A tradicional competição organizada pela companhia recebeu em 2023 mais de 200 amostras, avaliadas nas categorias “Café Cereja Descascado” e “Café Natural”.
Para Chantal Ghannam, diretora de marketing estratégico e digitalização da Yara Brasil, o Concurso é uma oportunidade de agregar à experiência dos clientes e uma forma de celebrar a produção nacional do grão. “A cultura cafeeira é muito importante para a Yara e para o país. Por isso, fazemos questão de apoiar os produtores não apenas com o fornecimento de insumos de alta tecnologia, com o Programa Nutricional NossoCafé, mas também por meio de iniciativas como esta que reforçam a importância da nutrição equilibrada em todo o ciclo produtivo da cultura”.
O vencedor na categoria “Café Cereja Descascado” foi Renato Barroso de Assumpsão, de Alto Jequitibá/MG. Já na categoria “Café Natural”, o primeiro lugar ficou com Geovane dos Santos Mattos, também de Alto do Jequitibá/MG. Eles poderão escolher uma viagem à Colômbia com todas as despesas pagas para conhecer a propriedade do ganhador do Yara Champion, versão colombiana do NossoCafé, ou uma consultoria técnica no valor de R$ 10 mil.
Além disso, os primeiros colocados em cada categoria terão seus lotes (5 sacas de 60kg) adquiridos pela Yara por um valor acima do praticado pelo mercado. Os cafés serão ensacados com o nome e a propriedade dos ganhadores NossoCafé estampados nas embalagens que serão distribuídas globalmente pela Yara.
Os segundos colocados foram Viviane Matos e Jorge Fernando Naimeg, nas categorias “Cereja Descascado” e “Natural”, respectivamente. Ambos poderão optar por uma viagem para um resort de R$ 8 mil ou uma consultoria técnica no mesmo valor. Já os terceiros lugares Sivanius Kutz, “Cereja Descascado”, e Alípio de Assumpção Santos, “Natural”, vão viajar para um resort no valor de R$ 6 mil.
Nesta edição, um reconhecimento em “Sustentabilidade” foi realizado pela companhia ao produtor Valdinei Rezende. A avaliação foi feita por uma auditoria independente e reforça o compromisso ambiental da Yara.
O Concurso NossoCafé é realizado anualmente pela Yara. A iniciativa conta com avaliação e classificação conforme protocolos da Specialty Coffee Association. O resultado completo do Concurso está disponível no site.
Semana Internacional do Café
Durante a SIC, a companhia pode expor também seu portfólio de produtos do Programa Nutricional Yara NossoCafé, desenvolvidos especialmente para o aumento da produtividade e qualidade dos grãos, além das soluções digitais Atfarm, para monitoramento de cultivos e aplicação de fertilizantes nitrogenados em taxa variável, e o Ayra, sistema de recomendações nutricionais personalizadas com base em análises de solo. No estande da marca, um time de consultores e analistas comerciais estiveram presentes para prestar apoio técnico aos produtores.