20.6 C
Uberlândia
domingo, dezembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioAnimaisBovinosA vaca dá sinais de como melhorar seu manejo

A vaca dá sinais de como melhorar seu manejo

O manejo e o meio ambiente são responsáveis por cerca de 70 a 75% da performance animal.

Divulgação

A metodologia Cowsignals (Sinais da Vaca), desenvolvida na Holanda, está oferecendo uma nova abordagem no manejo de bovinos de leite no Brasil ao integrar ciência e observação prática. Baseado na análise de seis parâmetros fundamentais — espaço, ventilação, iluminação, alimentação, água e conforto —, o método busca aprimorar o bem-estar e a produtividade dos animais. O tema foi ministrado por Wiliam Tabchoury, engenheiro agrônomo e gerente de bovinos da Auster Nutrição Animal, no XIII Encontro da Bovinocultura de Corte, realizado pela Fealq, da ESALQ-USP.

“O manejo e o meio ambiente são responsáveis por cerca de 70 a 75% da performance animal, enquanto a genética contribui com 25 a 30%. Essa porcentagem exemplifica a importância de oferecer condições adequadas para maximizar o potencial produtivo, seja em bovinos de leite ou de corte. A metodologia científica permite identificar gargalos no manejo e no ambiente que impactam diretamente a saúde e a produtividade dos animais. Diversos aspectos, como alimentação de qualidade, oferta de água, conforto, espaço, sanidade e higiene, são avaliados de maneira integrada”, explica Wiliam Tabchoury. 

O especialista reforça que a saúde e o bem-estar da vaca também podem ser avaliados pelos sinais emitidos por ela no dia a dia. Um exemplo é o estado de enchimento ruminal, que indica se ela se alimentou bem nas últimas 24 horas. A caixa torácica cheia sinaliza boa alimentação na última semana, enquanto o escore corporal adequado reflete nutrição consistente nos últimos 30 a 60 dias. Outros sinais observados incluem claudicação, lesões, higiene e comportamento, como o tempo em que o animal passa deitado. 

“Esses parâmetros nos ajudam a ajustar o manejo e o ambiente, garantindo que os animais expressem seu máximo potencial produtivo. A adoção do Cowsignals vem ganhando espaço no Brasil, mostrando que a combinação entre ciência e práticas de manejo podem revolucionar a pecuária, promovendo sustentabilidade e eficiência na produção”, comenta o gerente de bovinos da Auster.

Reconhecida por sua expertise em bovinos, a Auster Nutrição Animal aproveitou o evento para destacar a importância de tecnologias e manejo integrados, que compõem seu robusto portfólio. Destaque aos produtos voltadas para bovinos de leite e de corte, incluindo especialidades lácteas (linha Nat Milk), especialidades energéticas (linha Prius) e núcleos minerais e vitamínicos (linha Númia). 

ARTIGOS RELACIONADOS

Basf lança programa de relacionamento

Para fortalecer o relacionamento com os agricultores, a Basf lança o programa Agrega. A plataforma oferece soluções e serviços que contribuem com o legado do agricultor, principalmente em três pilares: negócio, família e sociedade.

Planejar a nutrição de vacas leiteiras: ação fundamental

Abordar a nutrição de vacas leiteiras vai muito além de formular dietas: envolve fatores ambientais, particularidades dos animais e um bom gerenciamento da propriedade

Formigas-de-embaúba cria sete novas miniflorestas em São Paulo

Organização sem fins lucrativos, parceira da ONU, atua em 11 CEUs da capital paulista e busca parcerias para plantar outras 650 miniflorestas.

Nutrição inteligente x produção sustentável

Nutrição inteligente é a base para uma produção sustentável, cultivando não apenas alimentos, mas também respeito pelo planeta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!