19.6 C
Uberlândia
sábado, julho 27, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasQuais os cuidados essenciais ao implementar uma estufa agrícola?

Quais os cuidados essenciais ao implementar uma estufa agrícola?

Créditos Freepik

A estufa agrícola é essencial para os profissionais que desejam ter um cultivo protegido e seguro. O equipamento cria um microclima favorável e ameno para o bom crescimento e produtividade dos mais diferentes plantios, além de proteger as espécies do clima externo. Com isso, é possível manter uma temperatura controlada para que as plantas não sofram e, consequentemente, evitar a perda da colheita. Também existem excelentes vantagens da ferramenta nas propriedades, conforme recomenda a especialista Giordania R. Tavares, CEO da Rayflex, maior referência nacional na fabricação de portas rápidas no Brasil e América Latina para a indústria. Confira:

Proteção contra pragas e doenças

Na estufa, as mudas das plantas dificilmente sofrerão com as doenças comuns dos campos, especialmente com o uso adequado de equipamentos específicos para esse tipo de ambiente. “Toda a estrutura da estufa é fechada e controlada, permitindo que o plantio cresça mais forte e protegido. Assim, é possível reduzir o uso de defensivos agrícolas na área, por exemplo. Na Rayflex, trabalhamos com a porta Vectorflex, projetada para áreas externas, que suporta vento de até 120 km por hora, além de proteger o interior do lugar da chuva, poeira e pragas”, avalia Giordania.

Economia na irrigação
Outra vantagem da estufa é que a vegetação transpira menos, uma vez que os raios solares e a água não ressecam as folhas. “Durante os cultivos, pode-se consumir menos água do que se estivessem expostas diretamente no solo. Isso representa uma economia na irrigação, o que possibilita a otimização dos recursos na propriedade”, avalia a CEO.

LEIA TAMBÉM:

Cultivo em estufas: cultivares de tomates mais indicadas
Estufas solares: alternativa para agricultura sustentável
Figos em estufas: como produzir?

Divulgação Rayflex

Sustentabilidade
Com a diminuição de recursos e produtos que seriam necessários para a produção, a estufa agrícola apresenta alternativas sustentáveis para a área. “O produtor não precisará mais depender de tantos recursos, como uso constante de maquinários, gastos com combustível, produtos químicos, irrigação e adubação. Sem contar que com a instalação de equipamentos de alta performance, com atributos de eficiência energética, a produtividade e economia da empresa aumentam consideravelmente”, explica a especialista.

Existem diferentes modelos de estufas agrícolas no mercado. Dependendo do cultivo, o agricultor pode adaptar a estrutura para atender às necessidades de cada planta, além de contar com a opção de diversos materiais, como PVC, madeira e aço. “Antes da instalação é fundamental escolher um modelo adequado para compensar o investimento. O produtor deve avaliar, por exemplo, a vida útil do equipamento e se o orçamento consegue cobrir o gasto total de sua implantação”, finaliza Giordania.

ARTIGOS RELACIONADOS

A transformação sustentável

Fazer a transformação sustentável é o caminho para um Brasil mais consciente.

Algas – Aliadas na fitossanidade vegetal

Autores Brenda Ventura de Lima e Silva Mestre em Fitopatologia e servidora - IF Goiano – campus Morrinhos brendavlima@yahoo.com.br Juliano Henrique Alves de Sousa...

Australo-americana AgBiTech abre laboratório em parceria com a UFG

Maior fabricante global de baculovírus para controle de lagartas na agricultura, a australo-americana AgBiTech abre na capital Goiânia um laboratório de ponta dedicado a estudos e pesquisas...

No Congresso Brasileiro de Sementes 2015 a Embrapa apresenta sua contribuição para este mercado

Quem comparecer ao XIX Congresso Brasileiro de Sementes que começa nesta segunda-feira, dia 14 e vai até o dia 17 de setembro, em Foz...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!