15.6 C
Uberlândia
terça-feira, junho 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasQuais os cuidados essenciais ao implementar uma estufa agrícola?

Quais os cuidados essenciais ao implementar uma estufa agrícola?

Créditos Freepik

A estufa agrícola é essencial para os profissionais que desejam ter um cultivo protegido e seguro. O equipamento cria um microclima favorável e ameno para o bom crescimento e produtividade dos mais diferentes plantios, além de proteger as espécies do clima externo. Com isso, é possível manter uma temperatura controlada para que as plantas não sofram e, consequentemente, evitar a perda da colheita. Também existem excelentes vantagens da ferramenta nas propriedades, conforme recomenda a especialista Giordania R. Tavares, CEO da Rayflex, maior referência nacional na fabricação de portas rápidas no Brasil e América Latina para a indústria. Confira:

Proteção contra pragas e doenças

Na estufa, as mudas das plantas dificilmente sofrerão com as doenças comuns dos campos, especialmente com o uso adequado de equipamentos específicos para esse tipo de ambiente. “Toda a estrutura da estufa é fechada e controlada, permitindo que o plantio cresça mais forte e protegido. Assim, é possível reduzir o uso de defensivos agrícolas na área, por exemplo. Na Rayflex, trabalhamos com a porta Vectorflex, projetada para áreas externas, que suporta vento de até 120 km por hora, além de proteger o interior do lugar da chuva, poeira e pragas”, avalia Giordania.

Economia na irrigação
Outra vantagem da estufa é que a vegetação transpira menos, uma vez que os raios solares e a água não ressecam as folhas. “Durante os cultivos, pode-se consumir menos água do que se estivessem expostas diretamente no solo. Isso representa uma economia na irrigação, o que possibilita a otimização dos recursos na propriedade”, avalia a CEO.

LEIA TAMBÉM:

Cultivo em estufas: cultivares de tomates mais indicadas
Estufas solares: alternativa para agricultura sustentável
Figos em estufas: como produzir?

Divulgação Rayflex

Sustentabilidade
Com a diminuição de recursos e produtos que seriam necessários para a produção, a estufa agrícola apresenta alternativas sustentáveis para a área. “O produtor não precisará mais depender de tantos recursos, como uso constante de maquinários, gastos com combustível, produtos químicos, irrigação e adubação. Sem contar que com a instalação de equipamentos de alta performance, com atributos de eficiência energética, a produtividade e economia da empresa aumentam consideravelmente”, explica a especialista.

Existem diferentes modelos de estufas agrícolas no mercado. Dependendo do cultivo, o agricultor pode adaptar a estrutura para atender às necessidades de cada planta, além de contar com a opção de diversos materiais, como PVC, madeira e aço. “Antes da instalação é fundamental escolher um modelo adequado para compensar o investimento. O produtor deve avaliar, por exemplo, a vida útil do equipamento e se o orçamento consegue cobrir o gasto total de sua implantação”, finaliza Giordania.

ARTIGOS RELACIONADOS

Organominerais fornecem matéria orgânica para o solo

Glaucio da Cruz Genuncio Professor de Fruticultura da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) glauciogenuncio@gmail.com Elisamara Caldeira do Nascimento Doutora em Agronomia e professora da Sesitec - MT Talita...

Qualidade do solo para produtividade e sustentabilidade no campo

Unir produtividade, redução de custo e sustentabilidade dos negócios e do meio ambiente ...

Novidades no controle de formigas

As formigas-cortadeiras são pertencentes aos gêneros Atta, conhecidas como saúvas, e Acromyrmex, conhecidas como quenquéns. São indiscutivelmente as principais pragas florestais do Brasil, já que suas populações em plantios florestais dificilmente diminuem naturalmente.

Tradecorp tem crescimento médio acima de 25% ao ano desde 2019 no Brasil

Aquisição feita pelo Grupo internacional Rovensa inicia nova página de sua história no País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!