Com o intuito de promover e fortalecer o empreendedorismo feminino na indústria cafeeira e trazer visibilidade à atuação das mulheres no setor, a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) criou o Comitê ABIC Mulheres do Café, destinado a transformar o setor em um ambiente cada vez mais equitativo, inclusivo e colaborativo. O lançamento do Comitê será no dia 08 de março, às 17h, no perfil da ABIC no Instagram (@abiccafe).
O evento será mediado por Renata Silva, comunicadora especialista em café e analista da Embrapa Alimentos e Territórios, e contará com as participações de Anna Carolina Viana, Diretora Executiva do Café Moinho Fino e Vice-Presidente de Planejamento e Exportação da ABIC, Patrícia Parente, CEO do Café Náuas, e Raquel Meireles, Diretora Executiva do Café Varietal.
A ideia da criação do Comitê surgiu da necessidade de realizar iniciativas para essa população, desenvolver a liderança de mulheres no café e, ainda, impactar e envolver todos do setor, inclusive, os homens, que precisam ser aliados da equidade de gênero.
Dados do Censo Agropecuário de 2017, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que, em um universo de 5,07 milhões de estabelecimentos rurais, 4,11 milhões (81,3%) eram geridos apenas por homens. A presença de mulheres com alguma função de gestão do negócio foi verificada em apenas 946 mil propriedades, o equivalente a somente 18,7% do total.
Objetivos do Comitê ABIC Mulheres do Café
- Desenvolver competências por meio da oferta de cursos e workshops que abordem temas como gestão de negócios, divisão de gênero, marketing, finanças, sustentabilidade e inovação;
- Criar conexões e facilitar o networking entre mulheres empreendedoras do café, promovendo a troca de experiências, conhecimentos e oportunidades de negócios,
- bem como estabelecer parcerias estratégicas com outras organizações, instituições e empresas do setor;
- Dar visibilidade ao trabalho das mulheres empreendedoras do café, destacando as suas histórias de sucesso, conquistas e contribuições para o desenvolvimento do setor;
- Viabilizar o acesso às informações, tecnologias e recursos que promovam a produção de café de alta qualidade, agregando valor aos produtos e fortalecendo a reputação das empreendedoras no mercado.
“A criação do Comitê ABIC Mulheres do Café reflete o compromisso da Associação em promover um setor cafeeiro mais equitativo e inclusivo. Nosso objetivo é fortalecer o empreendedorismo feminino na cadeia do café, oferecendo oportunidades de capacitação para os negócios, além de ampliar a conexão e a visibilidade de mulheres empreendedoras. Juntos, vamos transformar o café em um ambiente mais colaborativo e igualitário”, comenta Mônica Pinto, Gerente de Marketing da ABIC.