A Adfert tem, desde a sua fundação, a polÃtica de não medir esforços na realização de trabalhos voltados a pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias, lançando produtos cada vez mais eficazes para potencializar a ação dos fertilizantes de forma geral.
Com esse foco a Adfert patrocinou o 5º Workshop de Fertilizantes, que aconteceu em Uberaba (MG) de 07 a 09 de junho.Juliana da Silva Gomes, gerente geral da Adfert e coordenadora dos departamentos de pesquisa e desenvolvimento, conta que a Adfert não só acredita, mas também apoia a sinergia das instituições e academias de pesquisas com o empresariado na busca de novas soluções para o agricultor.
 “Estivemos com um estande no workshop, o que nos possibilitou apresentar algumas de nossas tecnologias e lançamentos, o que também nos serviu para receber empresários da área, agricultores, pesquisadores e alunos de Agronomia. A troca de informações e o alinhamento com o agrobusiness, economia e geopolÃtica valorizou ainda mais a grandiosidade do evento“, diz Juliana Gomes.
Lançamentos
A Adfertlevou para o evento o produtoSL700, tecnologia que disponibiliza o enxofre elementar para ser convertido em sulfato como fonte de nutrição para as plantas de forma mais eficiente.
Outra palestra proferida durante o evento foisobre a utilização de micronutrientes aderidos na superfície dos grânulos macros por meio da solução Megamicro, produto que a Adfert comercializa há mais de cinco anos.
Apoio incondicional
Segundo Ubirajara Peron, diretor executivo da AdfertAditivos Agrícolas, a presença da empresa neste evento e em outros mais que envolvem tecnologias, tendências e assuntos que exploram a agricultura brasileira é de suma importância. “Os debates, o compartilhamento de informações e o apoio às pesquisas são apenas contribuições que a empresa pode dar ao grande negócio do Brasil que é o agrobusiness“, avalia.
Ubirajara enfatiza que a Adfert sempre se assegurou de investir grande parte dos seus recursos em laboratórios de P&D. A grande novidade para esse Workshop de Fertilizantes realizado em Uberaba foi o lançamento oficial do SL700. “Esse projeto teve início há mais ou menos três anos eo grande desafio foi buscar alternativas de se ter o enxofre na forma elementar ou de sulfato de uma maneira diferente do que se encontra comercialmente disponível no mercado mundial“, relata.
Em resumo, o SL700 consiste em uma solução química de enxofre elementar ou elementar + sulfato no estado líquido,temperatura ambiente e na condição de nano partículas para ser atomizado sobre uma base de fertilizantes isolados (N P K) ou a mistura destes.
Essa tecnologia permite inúmeras flexibilidades quanto ao percentual desejado final do enxofre devido à engenharia de aplicação que se assemelha a uma pintura eletrostática, ou seja, todos os grãos recobertos homogeneamente com o enxofre incrustado na própria porosidade e rugosidade dos grânulos.
O evento
Ubirajara Peron também aproveitou para parabenizar os organizadores do 5° Workshop de Fertilizantes. Em sua opinião, o objetivo foi alcançado, pois conseguiram mesclar vários doutores e mestres que proferiram palestras de grande interesse para a comunidade agrícola. Houve, ainda, apresentações de empresários do ramo de fertilizantes, equipamentos e alunos do curso de Agronomia.
A Adfert contou com a presença do seu consultor e colaborador, o engenheiro agrônomo sênior Antônio Augusto de Moraes, para palestrar e fortalecer ainda mais a importância da utilização dos micronutrientes na composição dos fertilizantes.
Ele detalhou dentro do campo técnico o histórico e a evolução de levar junto aos fertilizantes os micronutrientes essenciais para uma boa adubação.Nesse contexto,o especialista ainda traçou um paralelo entre a mistura de micronutrientes granulados e a atual e já difundida tecnologia de ter os micronutrientes revestindotodos os grânulos macros de fertilizantes de forma homogênea e garantida.
Essa tecnologia é obtida pela solução Megamicro da Adfert, um produto consagrado no mercado há mais de cinco anos e que tem como premissa a utilização de micronutrientes a baixÃssima granulometria, na ordem de 100 a 200 mesh para se manter em suspensão numa composição química sem sofrer decantação, segregação ou endurecimento ao longo do tempo.
Essa solução química com os micronutrientes dispersos é preparada em reatores que operam com um sistema de turbos cisalhadores, para depois serem atomizados sobre as formulações de fertilizantes NPK.
Os fertilizantes tratados com a solução Megamicro da Adfert vão diretamente ao encontro do anseio dos agricultores em ter uma adubação rica e homogênea em macro e micronutrientes, o que, no final, traz grandes benefícios à cultura e, por consequência, melhor produtividade e rentabilidade.
Dessa forma, o grande problema que se tinha no passado de não ter uma distribuição homogênea e uniforme no campo devido à segregação e poucas quantidades de micronutrientes já não acontece mais com o uso dessa tecnologia.