20.6 C
Uberlândia
terça-feira, maio 28, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesAgricultura é a nova aliada dos criadores em Mato Grosso

Agricultura é a nova aliada dos criadores em Mato Grosso

Produção de grãos ganha espaço nas fazendas especializadas em pecuária, trazendo ganhos expressivos em termos de produtividade, sustentabilidade e rentabilidade. Evento em Pontes e Lacerda vai mostrar os resultados na prática

Divulgação

Há muitos anos ouvimos falar sobre a integração lavoura-pecuária, técnica de intensificação com foco no uso compartilhado das terras, amplamente utilizada no Brasil para a recuperação de pastagens degradadas durante o processo de conversão para o cultivo de grãos. Nos últimos anos, porém, esta estratégia tem sido adotada sob um novo conceito: a pecuária-lavoura, onde a agricultura é utilizada para melhorar a produtividade nas áreas antes dedicadas exclusivamente à criação de gado.

O novo modelo vem ganhando adeptos no Mato Grosso nas últimas safras, garantindo, além da diversificação do negócio, ganhos ambientais e excelentes resultados econômicos para os criadores. Um exemplo prático deste novo modelo de integração será apresentado no próximo dia 10 de maio, durante a terceira etapa do 11o. Simpósio Nutripura, que acontece na fazenda São Valentim, em Pontes e Lacerda.

Operada pelo Grupo Agrolina, cliente Nutripura desde 2013, a propriedade possui 1.300 hectares disponíveis para produção. Até três anos atrás, tinha capacidade para 2.500 animais em regime de recria a pasto. Desde então, iniciou um trabalho focado na intensificação por meio do planejamento e da adoção de tecnologias inovadoras.

Hoje, a fazenda São Valentim atua no ciclo completo, trabalhando com 4.500 animais em 700 hectares de pasto, boa parte deles com adubação – os outros 600, de áreas mais degradadas, foram convertidos para lavouras temporárias de milho visando a recuperação dos solos. Os números acima são uma prova de que um bom planejamento, aliado ao uso da tecnologia, pode quadruplicar a produtividade em campo em pouco tempo.

Todas as soluções desenvolvidas pela Nutripura serão apresentadas no dia de campo, assim como a fórmula para transformar a pecuária em uma atividade muito mais sustentável, produtiva e rentável. As inscrições para o evento estão disponíveis através do site nutripura.com.br/simposio.

ARTIGOS RELACIONADOS

Universo Pecuária presente na Expodireto Cotrijal

Representantes do Sindicato Rural de Lavras do Sul, SIA, Serviço de Inteligência em ...

Brasil apresentará seu modelo de agricultura sustentável na COP 27

Projeções indicam safra recorde de grãos em 2022/2023 no país. Garantir segurança alimentar no planeta alinhada a processos sustentáveis de produção será um dos principais temas debatidos no encontro no Egito.

Corda-de-viola: Controle em lavouras cafeeiras

A corda-de-viola, também conhecida como cipó, corriola, campainha ou jetirana, é um ...

Planejar a nutrição de vacas leiteiras: ação fundamental

Abordar a nutrição de vacas leiteiras vai muito além de formular dietas: envolve fatores ambientais, particularidades dos animais e um bom gerenciamento da propriedade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!