26.6 C
Uberlândia
quinta-feira, setembro 19, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesAgroindústria volta a crescer em junho, acumulando alta de 3,2% no semestre

Agroindústria volta a crescer em junho, acumulando alta de 3,2% no semestre

Foto: Shutterstock

A pesquisa sobre agroindústria, do FGVAgro, revela que após contração em maio, causada, sobretudo, pela tragédia climática no Rio Grande do Sul, a produção agroindustrial volta a crescer em junho: 3,1% frente a maio (já considerando os ajustes sazonais). Com isso, mesmo com toda a turbulência no estado gaúcho, a Agroindústria brasileira acumulou, no primeiro semestre de 2024, uma alta de 3,9% frente ao mesmo período de 2023.

O bom desempenho do setor pode ser explicado por três fatores: o primeiro deles é que, em geral, as matérias-primas não operaram com preços em patamares elevados; a outra razão é a massa de rendimentos que tem crescido de forma acelerada no Brasil, garantindo um mercado interno com algum fôlego e margens mais sustentáveis depois porteira; e por último, o setor externo, que tem apresentado bom desempenho, ao menos em termos de volume. Com isso, as exportações também têm sinalizado uma demanda externa com sustentação.

Dado o desempenho favorável no primeiro semestre e uma expectativa de crescimento mais modesto para o segundo semestre, o FGV Agro projeta uma expansão anual de 3,2% para a produção agroindustrial em 2024, no cenário base.

Confira a apresentação dos resultados no anexo 1.pdf

ARTIGOS RELACIONADOS

Biodigestor é alternativa sustentável e rentável aos produtores e agroindústrias

A construção do sistema permite a produção de biogás que pode ser utilizado na geração de energia térmica ou elétrica e ainda possibilita a oportunidade de explorar o mercado de crédito de carbono.

IAC inaugura área de pesquisa de extração de óleos essenciais

Profissionais do setor de plantas aromáticas e de extração de óleos essenciais ganharão um triplo ..

Estudo comprova melhoria de rentabilidade em granjas e agroindústrias com uso correto de anticoccidianos

A pesquisa desenvolvida para o Prêmio Lamas testou a sensibilidade das aves para identificar quais anticoccidianos são mais resistentes para prevenção da coccdiose.

Digitalização da gestão é peça-chave para as agroindústrias

A metodologia de implantação e operação da GAtec é assistida, apoiada no estabelecimento de uma cultura ágil que incentiva a inovação e o aprimoramento constante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

66130 64797