21.6 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioEventosArmazenamento de sementes: uma visão sustentável no XXII CBSementes

Armazenamento de sementes: uma visão sustentável no XXII CBSementes

Armazenamento de sementes / Divulgação

As discussões sobre a importância do armazenamento correto para a preservação da qualidade das sementes será um dos pontos altos do XXII Congresso Brasileiro de Sementes (CBSementes), que será realizado entre 10 e 13 de setembro em Foz do Iguaçu (PR). O engenheiro agrônomo Geri Eduardo Meneghello, Doutor em Ciência e Tecnologia de Sementes, vai ministrar a palestra “A Ciência do Armazenamento de Sementes para um Mundo Sustentável”, um tema cada vez mais relevante para a sustentabilidade.

Meneghello destaca que esta edição do evento vai ampliar as discussões para além das grandes culturas como soja, milho, trigo, arroz e algodão, contemplando outras espécies incluindo forrageiras, florestais, olerícolas, silvestres e espécies medicinais. Cada uma dessas categorias possui suas próprias características, exigindo cuidados específicos em função de sua morfologia, composição química e necessidades de armazenamento. Algumas peculiaridades que remetem a necessidade e possibilidade de armazenar por diferentes períodos.

Ele observa que o tempo de conservação das sementes varia significativamente, podendo ir de alguns meses a vários anos, dependendo do tipo de semente e das condições em que são armazenadas. “Nós temos sementes de tamanhos bem distintos, com composição química distinta, de maior ou menor valor agregado, e tudo isso deve ser considerado dentro do contexto de preservação e qualidade de armazenamento”, ressalta o especialista.

Ele  destaca a importância de se considerar a sustentabilidade na preservação das sementes e enfatiza o uso correto dos recursos naturais, evitando desperdícios e perdas de qualidade no processo. “Essa preocupação com a sustentabilidade não é nova. Já na década de 1960 e 1970, os pesquisadores J. Delouche e J. Harrington estabeleceram preceitos fundamentais para o armazenamento de sementes, que são válidos até hoje. Esses estudos mostraram que as melhores condições para preservar sementes incluem baixa umidade  e temperaturas frias, sobretudo para sementes ortodoxas, que podem ser desidratadas sem perder sua viabilidade”, informa.

Com o avanço da tecnologia, práticas antes economicamente inviáveis, como o resfriamento das sementes de grandes culturas, agora são possíveis. Meneghello cita a geração de energia fotovoltaica como um exemplo de inovação que promove a sustentabilidade, oferecendo uma forma de conservar a qualidade das sementes, especialmente em regiões tropicais, como o Centro-Oeste brasileiro, onde culturas como a soja são amplamente cultivadas. “O uso da energia fotovoltaica é uma excelente prática que vai ao encontro da sustentabilidade, como uma medida de uso adequado das fontes de energia para se preservar a qualidade da semente”, afirma.

Além do armazenamento de sementes de culturas tradicionais, Meneghello vai abordar a preservação de espécies nativas e crioulas, enfatizando a importância dos bancos de germoplasma. Instituições como a Embrapa mantém esses bancos, onde se conservam sementes de espécies nativas e cultivadas, garantindo sua perpetuação. Meneghello salienta que, conhecendo as condições ideais de preservação, é possível manter coleções de sementes de forma eficiente, contribuindo para a conservação da biodiversidade.

ARTIGOS RELACIONADOS

KWS Sementes apresenta novos híbridos de milho na Superagro

KWS Sementes termina sua etapa de apresentação dos lançamentos para a próxima safrinha no estado do Mato Grosso.

Vigor da semente: busca constante do milhocultor

O vigor das sementes é um fator crucial para a produtividade e qualidade da produção da cultura do milho. Sementes de alto vigor geram plântulas com maior velocidade e uniformidade de emergência, o que proporciona o estabelecimento rápido da cultura e maior velocidade nos processos metabólicos ligados ao início do desenvolvimento vegetal.

Área de trigo deve aumentar

Segundo analistas, cálculo de resultado da safra deve considerar a relação entre o custo ...

Decopon: a tangerina híbrida sem sementes

A tangerina “Dekopon” é uma fruta que ainda não é conhecida pela maioria dos mercados consumidores brasileiros e está em fase de pesquisa, mas vem ganhando espaço na citricultura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!