22.6 C
Uberlândia
sexta-feira, novembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiBioativadores - Mais produtividade para a batata

Bioativadores – Mais produtividade para a batata

Autor

Tiago Henrique Costa Silva
Mestrando em Proteção de Plantas – IF Goiano – Urutaí-GO
tiago@agronomo.eng.br

Bioativadores são substâncias orgânicas naturais que têm a capacidade de promover crescimento vegetal com mais vigor na cultura da batata, atuando diretamente na produção do hormônio de crescimento auxina. Dessa forma, atua na expressão genética da planta e seus metabolismos, resultando na aptidão nutricional e precursores hormonais. De forma resumida, a utilização de bioativadores faz com que a planta melhore seu aproveitamento nutricional e ganho de resistências a ataques de pragas e doenças.

Plantas mais sadias trazem mais tranquilidade ao agricultor na lavoura e mais produtividade com qualidade.

Os bioativadores na cultura da batata

Os bioativadores fazem parte da evolução do sistema de produção na agricultura mundial. Essa técnica nova de cultivo visa driblar fatores limitantes de produção, como clima, temperaturas, pragas, entre outros.

O agricultor utilizando bioativadores na sua lavoura, consequentemente, terá maior produção com batatas de qualidade de pele e classificação de caixas. A utilização dessa técnica de produção já é empregada em vários países do mundo e no Brasil, em algumas regiões em maior e em outas em menor escala.

Manejo

No mercado brasileiro existem disponíveis vários produtos de várias empresas, alguns melhores que outros. Portanto, fica uma dica para o agricultor buscar sempre mais informações com seu agrônomo na região para ajudá-lo a identificar as empresas e produtos realmente eficientes.

Porém, de forma geral, o tratamento é feito nas primeiras semanas pós-emergência da cultura, na fase vegetativa, cobrindo a calda aplicada sobre as folhas da batata. Pode-se fazer de uma a duas aplicações, a depender do posicionamento técnico de cada produto. Alguns são aplicados até o início do plantio na batata-semente via jato dirigido.

Ganho produtivo

Há bastante ganhos na produção. Os bioativadores estimulam a planta a ficar mais forte, resistente e vigorosa na lavoura, tornando-a capaz de aproveitar ainda mais sua produção de fotoassimilados. Convertendo esse vigor em produção, fica maior entre 20 – 30% maior na produtividade por hectare.

Mas, como toda tecnologia tem seu custo-benefício pela aquisição, o investimento na utilização fica na média de R$ 50,00/ha, porém, se comparado com o incremento na produção, temos certeza que vale muito a pena utilizar substâncias bioativadoras na cultura.

ARTIGOS RELACIONADOS

Plantas daninhas: O alerta continua

Autores Roque de Carvalho Dias roquediasagro@gmail.com Leandro Bianchi leandro_bianchii@hotmail.com Vitor Muller Anunciato vitor.muller@gmail.com Engenheiros agrônomos, mestres e doutorandos em Agronomia/Proteção de Plantas - UNESP...

Bioestimulantes na soja – Uma alternativa para o aumento da produtividade

Roni CleiZanovello ronizanovello@hotmail.com Juliano Burko Acadêmicos do 5º ano do curso de Agronomia - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) Fabiano Pacentchuk Engenheiro agrônomo, mestre em produção Vegetal e doutorando...

Plantio de café: Como a tecnologia de precisão pode ajudar?

A cafeicultura brasileira apresenta inúmeras particularidades que contribuem com uma variabilidade espacial elevada nas áreas de cultivo, sejam nos parâmetros ligados às condições edáficas, climáticas, culturais ou operacionais.

Híbridos de milho – Posicionamento rege o sucesso no plantio

Os melhores resultados de produtividade em milho são obtidos com o cultivo de híbridos adequadamente posicionados e manejados em cada região dentro da propriedade rural. Muitos fatores devem ser considerados para a escolha correta dos híbridos, como finalidade (grão ou silagem), safra (primeira ou segunda), época de plantio (cedo, normal ou tardio), altitude do local (acima ou abaixo de 700m), tipo e fertilidade de solo e clima.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!