Quando o aroma do café preenche o ar, ele carrega histórias, encontros e até decisões que moldam o dia. No ambiente corporativo, ele vai além de uma xícara: é o combustível para ideias, a pausa que inspira conversas produtivas e que une pessoas em torno de um propósito. Não por acaso, o café é o companheiro inseparável de 97% dos brasileiros logo ao acordar, segundo um levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) em parceria com o Instituto Axxus e, para muitos, essencial em todas as etapas do cotidiano.
Para Marcio Graicer, CEO e fundador da Master Expresso, empresa que oferece uma solução completa em café corporativo, a bebida tem o poder de transformar momentos rotineiros, especialmente no ambiente de trabalho – onde a Master Expresso atua há quase três décadas.
“O café tem o poder de transformar momentos rotineiros em experiências únicas. No espaço corporativo, ele é um elemento que conecta e motiva as pessoas, ajudando a criar um clima mais focado e acolhedor”, afirma Graicer.
A pesquisa da ABIC revela ainda que o trabalho é o principal local de consumo de café no Brasil, superando residências e cafeterias. Além disso, os dados apontam que 88% tomam durante a manhã e 78% logo após o almoço. Pensando nisso, soluções práticas têm ganhado destaque, conectando tradição e tecnologia em um consumo descomplicado.
O impacto do café no trabalho
O consumo de café no ambiente corporativo ultrapassa um hábito cultural. A cafeína é conhecida, em essência, por otimizar o desempenho – de acordo com um estudo publicado no Journal of Applied Psychology, a substância tem um efeito direto na produtividade. Além disso, a ABIC revela que 29% dos brasileiros consomem café seis vezes ao dia.
Paralelamente, o mercado global de máquinas de café está em expansão, avaliado em US$ 5,11 bilhões em 2020 e com previsão de crescimento anual superior a 4,5% entre 2022 e 2027, segundo a consultoria Mordor Intelligence. Isso reflete a relevância da bebida, mas também uma demanda crescente por soluções práticas e de alta qualidade no preparo. A Master Expresso, por sua vez, disponibiliza serviços sob medida, a partir de 6 doses por dia, sem aluguel, contrato e carência de devolução de máquina.
Uma alternativa fácil para empresas
Com 27 anos de atuação, a Master Expresso, agora ligada ao grupo da Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), possui serviços personalizados, voltados para empresas e inclui demonstração das máquinas e degustação dos blends de café. Caso aprovado, a instalação ocorre de forma imediata e a reposição periódica é garantida pela corporação. O formato representa uma maneira de os colaboradores aproveitarem um expresso de qualidade, sem grandes burocracias.
“É quase impossível pensar em espaço de trabalho e consumo sem associar ao café. Entretanto, ainda que essa seja quase como uma força motora para as equipes, preparar o café pode ser associado a um processo demorado e que, às vezes, não resulta em uma bebida de qualidade. É possível reverter esse conceito, tornando o preparo rápido e o resultado satisfatório”, afirma Graicer.