20.6 C
Uberlândia
sábado, maio 4, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesComo a matéria orgânica pode gerar créditos de carbono?

Como a matéria orgânica pode gerar créditos de carbono?

O tema estará na programação do 1º Fórum de Fertilizantes de Matriz Orgânica, que acontecerá em Piracicaba, nos dias 08 e 09 de novembro.

As matérias orgânicas podem ajudar a reduzir as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera e no solo, além de aumentar a produtividade e a rentabilidade da agropecuária brasileira. A viabilidade desse processo será tema da palestra do zootecnista e especialista em forragicultura e gases de efeito estuda, Fernando Ongaratto.

Créditos: Divulgação

Ongaratto será um dos palestrantes no 1º Fórum de Fertilizantes de Matriz Orgânica, que acontecerá nos dias 08 e 09 de novembro, no Pecege, em Piracicaba (SP). A palestra dele integra o terceiro painel do evento referente à adoção de tecnologia, no dia 09.

Na sua palestra, ele explicará como a compostagem da matéria orgânica ajudará na redução da pegada de carbono da pecuária e no aumento do estoque de carbono no solo, beneficiando o meio ambiente e a rentabilidade dos produtores.

Ongaratto também apresentará casos práticos de sucesso, fazendas atendidas pela Nutripura, como o uso de confinamento, o manejo adequado de pastagens e a parceria com a Agro Carbon Alliance, uma empresa que quantifica os teores de carbono no solo e paga pelos créditos gerados.

Promovido pela Abisolo, o 1º Fórum de Fertilizantes de Matriz Orgânica é um evento que reúne especialistas, pesquisadores, empresários e representantes do poder público para discutir as tendências, as inovações e as boas práticas do setor de fertilizantes de matriz orgânica. “O Fórum é um marco no setor de fertilizantes e na agricultura sustentável. Esses fertilizantes desempenham um papel crucial na redução do impacto ambiental e da qualidade dos alimentos que chegam às nossas mesas”, conclui o presidente do Conselho Deliberativo da Abisolo, Clorialdo Roberto Levrero.

Evento contará com cinco painéis temáticos

A programação do I Fórum Abisolo de Fertilizantes de Matriz Orgânica está dividida em cinco painéis. No dia 08 de novembro, primeiro dia do evento, o painel de abertura será dedicado à conjuntura dos resíduos sólidos urbanos e às políticas públicas, considerando o aproveitamento desses materiais na fabricação de fertilizantes e a apresentação do Marco Legal para Produção de Fertilizantes de Matriz Orgânica e de Condicionadores de Solo.

Em seguida, no período da tarde, o segundo painel vai tratar da nova fronteira da produtividade. As palestras nesse painel vão apresentar resultados de pesquisas científicas, que demonstram a importância da adoção de estratégias para a construção ou recuperação da fertilidade dos solos, visando ganhos de eficiência nutricional e de melhoria da qualidade e da produtividade.

No dia 09, a programação da manhã será retomada com o terceiro painel, dedicado a demonstrar os benefícios econômicos obtidos a partir da utilização de Fertilizantes de Matriz Orgânica.

No quarto painel do evento vai tratar dos aspectos do Plano Nacional de Fertilizantes relacionados às cadeias emergentes de insumos. O quinto painel encerrará o evento da Abisolo, colocando em pauta o potencial de mercado dos Fertilizantes de Matriz Orgânica.

Para acompanhar a agenda do I Fórum Abisolo de Fertilizantes de Matriz Orgânica e conhecer outros palestrantes, basta acessar o site do evento:  https://matrizorganica.abisolo.com.br/ . As inscrições pelo site estão encerradas, mas os interessados poderão se inscrever na recepção do evento.

ARTIGOS RELACIONADOS

Ácidos húmicos x produtividade

Há necessidade de aumentar a produção agrícola para atender a demanda mundial por alimentos ...

Cálcio é determinante na qualidade da uva?

AutorGivago Coutinho Doutor em Fruticultura e professor efetivo do Centro Universitário de Goiatuba (UniCerrado) givago_agro@hotmail.com A videira se adapta bem a uma grande...

Adubos verdes: Mais matéria orgânica para o solo

A prática da adubação verde adiciona, ao solo, resíduos vegetais que, ao sofrerem decomposição, transformam-se em matéria orgânica capaz de promover a agregação de...

Bioestimulantes: Brotação garantida das laranjas

Autores Diego Munhoz Gomes Graduando em Engenharia Florestal - UNESP/FCA diegomgomes77@gmail.com Roque de Carvalho Dias roquediasagro@gmail.com Leandro Bianchi leandro_bianchii@hotmail.com Samara Moreira Perissato samaraperissato@gmail.com Vitor...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!