28.6 C
Uberlândia
domingo, maio 19, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesComo garantir a segurança do transporte de cargas

Como garantir a segurança do transporte de cargas

A tecnologia e o treinamento estão fortalecendo a segurança no transporte agrícola

O agronegócio é essencial para a economia global, fornecendo alimentos e apoiando o comércio internacional. No entanto, o setor enfrenta desafios no transporte de cargas, no qual a segurança e a eficiência são vitais. Diversas estratégias são empregadas para garantir essa segurança, como o investimento em tecnologia, treinamento de pessoal e padrões de armazenamento adequados.

Créditos: iStock

A falta de infraestrutura logística adequada e a má condição das estradas contribuem para os riscos, assim como os desvios, roubos e apropriações indevidas de cargas. A tecnologia desempenha um papel crucial na gestão de riscos, com rastreadores inteligentes e plataformas avançadas que permitem o monitoramento em tempo real, além da automação de ações para coibir atividades criminosas.

A análise de dados com o uso de inteligência artificial tem se mostrado eficaz na prevenção de crimes no transporte. Ferramentas como indicadores de risco e alerta internos contribuem para reduzir fraudes e aumentar a segurança tanto dos caminhoneiros quanto das próprias empresas.

Além disso, o mercado de seguros para o agronegócio está em crescimento. O seguro de transporte de cargas é um dos mais essenciais para o setor, uma vez que o transporte de produtos agrícolas frequentemente envolve longas distâncias por estradas.

transporte rodoviário de cargas no agronegócio é uma indústria que movimenta mais de R$ 60 bilhões anualmente, com quase 10 milhões de viagens por ano. Esse setor robusto é um importante gerador de empregos e desempenha um papel crucial no escoamento da produção agrícola do país.

Devido ao uso majoritário desse tipo de transporte, estão sendo adotadas medidas como o treinamento preventivo e contínuo para os motoristas, usando simuladores para selecionar e capacitar profissionais. Transportadoras especializadas em cargas sensíveis ainda contam com escoltas e medidas adicionais de proteção para garantir a entrega de forma segura.

A escolha de embalagens adequadas e condições de armazenamento se torna um elemento importante na segurança do transporte. Embalagens resistentes a impactos e empilhamentos, vedação adequada e controle de temperatura conseguem manter a qualidade dos produtos e assim também evitam perdas durante o transporte.

As vantagens de se investir na segurança das cargas são diversas, indo desde o cumprimento dos prazos de entrega até a redução de custos. Também vale ressaltar que todo esse cuidado reflete no produto entregue ao cliente final, que é um elemento importante para o sucesso das empresas de agronegócio. 

ARTIGOS RELACIONADOS

Brasil eleva produtividade e reduz impacto ambiental no agronegócio

Soluções em lubrificação das máquinas e equipamento contribuem diretamente para a sustentabilidade no setor, que é fundamental para a economia do país

Corteva Agriscience marca presença na 5ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio

A Corteva Agriscience reforça sua atuação em prol da mulher no setor Agro com a participação no principal evento voltado às discussões sobre o papel da produtora rural no país, o Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio – CNMA.

Inscreva a sua startup na Plataforma AgroStart da BASF

Se você quer empreender no agro já deve ter ouvido falar do AgroStart.

Agronegócio deve investir mais em comunicação

O Brasil é uma potência mundial no agronegócio e é o maior produtor global de soja, açúcar, café e laranja

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!