22.6 C
Uberlândia
segunda-feira, abril 28, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesPesquisa com cana-de-açúcar em MG e PE

Pesquisa com cana-de-açúcar em MG e PE

Cana – Crédito: shurtterstock

Teve início, nos estados de Minas Gerais e Pernambuco, a pesquisa de acompanhamento de safra de cana-de-açúcar realizada por técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Os dados irão auxiliar na composição do 4° Levantamento da Safra 2021/2022 e 1º Levantamento da Safra 22/23, juntamente com informações dos demais estados produtores.

O trabalho segue até o dia 25 de março em ambos os estados, e tem como meta verificar junto às usinas e destilarias o mix de produção e a produção de etanol e açúcar.

Em Minas Gerais, destacam-se dentre as variáveis de pesquisa: área, produtividade, precipitação, doenças/pragas e fatores climáticos. Os contatos serão efetuados remotamente com envio prévio de questionários a 32 empresas instaladas no estado. Neste momento, as usinas caminham para o início da colheita. Serão obtidas informações para o fechamento da safra 21/22 e para a abertura da safra 22/23.

Já em Pernambuco, as atenções se voltam à consolidação e fechamento dos números da safra de 2021/2022, bem como à abertura dos trabalhos referente à safra 2022/2023 por meio das expectativas de área plantada  e estimativas de produção da  safra de cana de açúcar. Esta temporada tem sido marcada por precipitações pluviométricas dentro da normalidade,  com o plantio dessa cultura dividida em 2 macro regiões Pernambucanas (mata norte e mata sul)  com o início da janela esperada para o plantio e renovação a partir do mês de abril.

A apuração desse levantamento é realizado nos municípios que envolvem tanto a região da mata norte quanto da mata sul pernambucana tendo como objetivo buscar dados a respeito das variáveis mais relevantes  da safra estadual, tais como: área plantada, perspectivas de produtividade média, desenvolvimento das lavouras, incluindo informações sobre o estágio predominante da cultura, influência das condições climáticas sobre as culturas, controle de eventuais pragas e doenças, evolução dos trabalhos de colheita e plantio, bem como aspectos mercadológicos, a exemplo da comercialização, entre outros aspectos.

Divulgação – Os resultados serão publicados no site da Conab, no dia 20 de abril (4° Levantamento 2021/2022) juntamente com dados de produção de todo o país.  Já no dia 28 de abril, será a vez  da divulgação do 1º Levantamento da Safra de Cana 2022/23. Confira aqui o último levantamento de cana realizado pela Conab. 

ARTIGOS RELACIONADOS

Cana-de-açúcar: bioestímulo impulsiona produção

Os bioestimulantes estimulam a brotação de gemas, permitindo redução de falhas e aumento da homogeneidade de brotação,

Agricultura de precisão otimiza as etapas produtivas

Andressa Laís Caldeira de Souza Graduanda em Engenharia Agronômica " Universidade Federal de São João Del-Rei e coordenadora de Ensino do Grupo de Estudo em...

Algas proporcionam resistência aos estresses

  André Luis Teixeira Fernandes Professor, doutor e pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa UNIUBE-MG Marcos de Oliveira Bettini Doutor e engenheiro agrônomo " FCA-UNESP Botucatu-SP   As algas marinhas,...

Algas calcárias – Solução para correção do solo

Nilva Terezinha Teixeira Engenheira agrônoma, doutora em Solos e Nutrição de Plantas e professora de Nutrição de Plantas, Bioquímica e Produção Orgânica do Centro Universitário...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!