22.6 C
Uberlândia
sexta-feira, abril 4, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioEventosCongresso Brasileiro de Sementes 2024 tem início em Foz do Iguaçu; veja...

Congresso Brasileiro de Sementes 2024 tem início em Foz do Iguaçu; veja os destaques

imagem ilustrativa de sementes Foto: Shutterstock

Um dos maiores eventos do setor de sementes no Brasil, o XXII Congresso Brasileiro de Sementes (CBSementes), começou nesta terça-feira (10/09), no Rafain Palace Hotel, em Foz do Iguaçu (PR), e prossegue até sexta-feira (13/09). Sob o tema “Semente: matéria-prima da sustentabilidade”, o congresso é uma iniciativa da Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES).

O CBSementes já se consolidou como uma referência na pesquisa e produção de sementes, atendendo às demandas atuais do setor e oferecendo uma ampla gama de benefícios para profissionais, produtores, pesquisadores, acadêmicos e empresários. O evento promove a atualização técnica e científica, além de fomentar a colaboração para enfrentar os desafios do setor. “Durante quatro dias, debateremos os principais desafios e oportunidades do setor, estimulando a colaboração em temas como sustentabilidade, inovação tecnológica e qualidade das sementes,” destaca Fernando Henning, presidente da ABRATES.

A programação inclui mais de 50 palestras, painéis, mesas-redondas e 750 trabalhos científicos, além da participação de 34 expositores. Entre os destaques, quatro simpósios paralelos: Tecnologia de Sementes Florestais, Sementes de Espécies Forrageiras, Patologia de Sementes e Análise de Sementes, promovendo intercâmbio de conhecimento e práticas entre os participantes.

Como novidade, o evento lança o Espaço Journal of Seed Science (JSS), uma sessão especial dedicada à apresentação de artigos científicos selecionados pelo Comitê Científico e publicados no JSS nos últimos dois anos. Ao todo, serão realizadas oito apresentações de 30 minutos cada, distribuídas ao longo do congresso.

Abertura – No primeiro dia, houve a solenidade de abertura seguida de debates sobre políticas públicas, mercado de carbono e restauração ambiental, temas centrais para o futuro do setor. A programação inclui também discussões sobre gestão e produtividade empresarial. Fabiano Zanzin, CEO do Instituto Brasileiro de Gestão e Liderança (IBGL-Brasil), discutirá “Cultura de Gestão com Foco em Execução e Produtividade”.

Nos dias seguintes, serão abordados tópicos como produção de sementes, desde soja até regiões específicas como o Mato Grosso, além de secagem e beneficiamento de sementes, com foco nos avanços e desafios para a qualidade e eficiência da produção.

O segundo dia será aberto pela palestra de Eleri Hamer, business advisor e talent hunter, que falará sobre “Liderança e Gestão em Tempos de Escassez de Talentos”. Logo após, será realizada a primeira Reunião Nacional das Comissões Estaduais de Sementes e Mudas (CSMs), que abordará os desafios regionais e unificação de discussões no mercado de sementes. “O encontro visa destacar o papel consultivo das CSMs junto ao Ministério da Agricultura,” afirma Henning.

No terceiro dia, o foco será em branding, armazenamento, mercado e tratamento de sementes, além de inovações tecnológicas. Um painel dedicado ao On Farm trará discussões sobre o cenário atual e perspectivas futuras, com atenção especial às sementes de algodão.

No último dia, será realizada uma palestra sobre biotecnologia, com destaque para a edição gênica, seguida de uma atualização sobre o mercado de plantas ornamentais, proferida pela pesquisadora da Embrapa Soja, Liliane Mertz Henning. A premiação dos trabalhos na Sessão Pôsteres também está programada, além de um Espaço de Avanço Tecnológico para demonstração de inovações durante os intervalos.

Simpósios – Cada dia contará com um simpósio específico. No primeiro dia, o 12º Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Sementes Florestais discutirá políticas públicas, mercado de carbono, restauração ambiental e oportunidades financeiras no mercado de sementes florestais. No segundo dia, o 16º Simpósio de Patologia de Sementes abordará a crescente necessidade de alta qualidade sanitária das sementes, além do lançamento do livro “Patologia de Sementes: Da Ciência Básica à Aplicação”. No terceiro dia, o V Simpósio de Sementes de Espécies Forrageiras discutirá as perspectivas do mercado, serviços ambientais e certificação socioambiental. O quarto dia será marcado pelo 1º Simpósio de Análise de Sementes, com temas como biotecnologia, beneficiamento e legislação.

Público – Voltado para pesquisadores, agrônomos, produtores rurais, acadêmicos, representantes de empresas do setor agrícola e formuladores de políticas públicas, o CBSementes reforça o compromisso com a sustentabilidade e inovação no setor de sementes. O evento é promovido pela ABRATES, com o apoio de diversos parceiros e patrocinadores.

ARTIGOS RELACIONADOS

Tratamento de sementes: eficiência no controle de cigarrinhas no início do ciclo do milho

Segundo especialista em cultura do milho, ação complementa manejo integrado contra o complexo de enfezamento.

Bayer leva inovações em sementes e fungicida inédito ao Show Rural Coopavel

Visitantes podem ver avanços em soja, milho, proteção de cultivos, agricultura digital e sustentabilidade, além de obter recomendações com especialistas do setor.

Especialista alerta para a necessidade de agilizar testes de sanidade de sementes

Debate aconteceu durante o Simpósio Brasileiro de Sementes; evento lançou e-book sobre patologia de sementes

Sementes tratadas com micronutrientes

Os micronutrientes promovem um crescimento vigoroso das raízes, porém devem ser fornecidos nas quantidades adequadas, uma vez que o excesso pode causar toxidez e morte das sementes e plântulas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!