25.6 C
Uberlândia
sexta-feira, setembro 20, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesConsulta pública em setembro será decisiva para proteção das árvores gigantes no...

Consulta pública em setembro será decisiva para proteção das árvores gigantes no Pará

Foto: Havita Rigamonti/Imazon/Ideflor

O governo do Pará deu um passo significativo em direção à proteção das árvores gigantes da Amazônia ao anunciar uma consulta pública com os moradores do Distrito de Monte Dourado, em Almeirim, para o dia 11 de setembro. A proposta é ouvir a comunidade sobre a transformação de parte da Floresta Estadual do Paru, localizada no norte do estado, em uma nova Unidade de Conservação (UC). Esta é a floresta que abriga a maior árvore da América do Sul e a quarta maior do mundo, um angelim-vermelho com 88,5 metros de altura. A área enfrenta ameaças graves, como desmatamento e garimpo.

Para Angela Kuczach, bióloga e diretora executiva da Rede Pró Unidades de Conservação (Rede Pró UC), organização que apoia a campanha #ProtejaAsÁrvoresGigantes, é importante que a nova Unidade de Conservação seja um parque. “Um parque estadual é uma unidade de conservação de proteção integral, que tem como característica proteger a beleza cênica e a riqueza em biodiversidade. A criação do Parque Estadual das Árvores Gigantes é uma necessidade urgente e também uma oportunidade de gerar benefícios para as comunidades locais, por meio do turismo de natureza, além de promover a educação ambiental e pesquisas científicas sobre esse patrimônio natural único, que são as árvores gigantes e os ecossistemas associados”, afirma. 

A campanha #ProtejaAsÁrvoresGigantes conta com o apoio de cerca de 20 organizações e defende firmemente a criação do parque, que elevará o status de proteção de parte da Flota do Paru e garantirá a proteção do angelim-vermelho gigante. “A consulta pública que será realizada pelo governo do Pará é um marco importante para a proteção das árvores gigantes e da Amazônia. Estamos animados com o avanço do processo e comprometidos em garantir que a criação do Parque Estadual das Árvores Gigantes seja uma realidade,” afirma Alexandre Mansur, diretor de projetos do Instituto O Mundo Que Queremos. 

Novo santuário de árvores gigantes

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (IDEFLOR-Bio), em parceria com a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), iniciou os estudos para encontrar formas de proteger as árvores gigantes em agosto de 2023. A decisão do governo do Pará em transformar parte da Floresta Estadual do Paru em uma nova Unidade de Conservação vem após a recente expedição científica realizada em maio deste ano, que revelou um novo santuário de árvores gigantes e reforçou a importância da proteção da Flota do Paru.

“Vale ressaltar que a criação do parque não diminui a importância da Floresta Estadual do Paru, que continuará com aproximadamente 85% do seu tamanho atual e representa um importante ativo para a região, inclusive para comunidades locais que realizam atividades de extração de castanhas, além do manejo florestal. No entanto, criar o Parque Estadual das Árvores Gigantes para proteger os centenários e gigantes angelins-vermelhos é simbólico e emblemático. Um presente do Governo do Estado do Pará aos paraenses e ao povo brasileiro, dessa e das futuras gerações”, destaca Angela Kuczach.

ARTIGOS RELACIONADOS

Benefício do etanol vai muito além do preço no posto de combustível

Sustentabilidade na produção do biocombustível nas usinas da Copersucar contribui para preservação e recuperação de árvores em extinção

Iniciativas de redução de pegada florestal

A Kimberly-Clark, multinacional americana detentora de marcas como Huggies®, Kleenex®, Neve®, Scott® e Intimus®...

Cultivo de dendê recupera áreas degradadas na Amazônia

A recuperação de áreas degradadas da região Amazônica com o plantio da palma de óleo, também conhecida como dendezeiro, tem se mostrado uma alternativa sustentável para a mudança na matriz energética brasileira.

Fertilizantes especiais

A agricultura, nos últimos, tem passado por grandes transformações, objetivando ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

66130 64797