20.6 C
Uberlândia
domingo, novembro 24, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiContra lagartas, a solução é o neem

Contra lagartas, a solução é o neem

Gerson Adriano Silva

Professor de Entomologia Agrícola do Laboratório de Entomologia e Fitopatologia – Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

silva.gersonadriano@gmail.com

Laís Viana Paes Mendonça

Graduanda em Agronomia – UENF

 

Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock

O óleo de neem é extraído da prensagem a frio de sementes da árvore de neem, de nome científico Azadirachta indica. O neem é uma planta originária da Ásia, e caracteriza-se por apresentar crescimento rápido, tolerância ao estresse hídrico e a solos pobres em nutrientes. Produz madeira com aptidão para fabricação de móveis e produção de energia.

Uma planta adulta pode chegar a 20 metros de altura e a 80 cm de diâmetro de tronco. A produção de sementes inicia com três a cinco anos de plantio, com média de produtividade superior a 25 kg/planta.

Contra pragas

A ação inseticida do óleo de neem deve-se, em grande parte, a dois grupos de moléculas: os triterpenos e os limonoides. A azadirachtina é o triterpeno com maior atividade inseticida presente no óleo.

A ação inseticida do óleo de neem sobre os insetos deve-se à inibição da alimentação; ação repelente à oviposição; efeitos neuroendócrinos, inibição do desenvolvimento de insetos imaturos e pode causar a morte por intoxicação aguda.

Ação

A ação inseticida do óleo de neem já foi comprovada em mais de 500 espécies de insetos e ácaros, com destaque para insetos pertencentes a espécies de lagartas, besouros, mosca, pernilongos, moscas-brancas, cochonilhas, percevejos, pulgões, tripes, pulgas, ácaros e carrapatos.

O óleo de neem pode ser utilizado para o controle de pragas na agricultura orgânica e convencional. Dentre as lagartas controladas pelo óleo de neem destaca-se a traça-do-tomateiro (Tuta absoluta), broca-pequena (Neoleucinodeselegantalis) e broca gigante (Helicoverpa zea) no tomateiro, lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda) no milho, bicho-mineiro (Leucopteracoffeella) no café, larva-minadora-das-folhas (Phyllocnistiscitrella) em citros e traça-das-crucíferas (Plutellaxylostella) no repolho; o complexo de lagartas que atacam a soja, o algodão e fruteiras.

Manejo

Para um bom manejo de insetos utilizando óleo de neem é necessário que os técnicos e agricultores façam avaliações constantes da infestação da população dos insetos nas lavouras. Recomenda-se aplicar no início do aparecimento das lagartas, e reaplicações deverão ser feitas conforme a espécie de inseto e o nível de infestação. No geral, recomenda-se realizar reaplicações dentro de um intervalo mínimo de sete dias.

É importante salientar que o óleo de neem apresenta ação potencializada contra lagartas em estágios iniciais de desenvolvimento, e à medida que lagartas aproximam do momento de empupar a suscetibilidade ao óleo diminui.

A dose recomendada por aplicação varia entre 100-1.000 mL de óleo/100L de água. Uma das grandes vantagens do óleo de neem no controle de lagartas, em relação aos inseticidas convencionais, é o baixo risco de desenvolvimento de resistência, graças àcomposição complexa do óleo, formado por mais de 150 compostos biologicamente ativos.

O óleo de neem é eficiente no controle de Phyllocnistiscitrella em citros - Crédito Luize Hess
O óleo de neem é eficiente no controle de Phyllocnistiscitrella em citros – Crédito Luize Hess

Erros a serem evitados

Para haver um controle efetivo das lagartas, algumas medidas devem ser tomadas, como utilizar água limpa, de boa qualidade, e manter a calda inseticida em constante agitação; evitar pulverizações em dias com temperatura acima de 30ºC, umidade relativa do ar abaixo de 50% e ventos acima de 10 km/h; realizar as pulverizações ao final das tardes/início da noite; não utilizar doses e nem número de aplicações acima das recomendadas para o controle de lagartas em cada cultura; utilizar o equipamento de proteção individual (EPI) durante o preparo e pulverização das caldas; fazer a rotação do óleo de neem com outros óleos ou produtos de outras natureza.

 

Na prática

Diversos resultados de pesquisas realizadas a campo e em laboratório têm demonstrado a ação inseticida do óleo de neem em várias lagartas-pragas. Os pesquisadores Coelho Junior & Deschamps (2012) demonstraram alta mortalidade de lagartas da traça-do-tomateiro quando essa consumiu folhas de tomate tratadas com óleo de neem (Tabela 1).

Ribeiro et al. (2012) demonstrou alta suscetibilidade da lagarta-do-cartucho do milho ao óleo de neem. Em trabalho realizado com café por Martinez &Meneguim (2003) foi observado que o tratamento de folhas de café com calda contendo 0,125 e 2,5% de óleo de neem reduziu em 52 e 62% a oviposição de fêmeas do bicho mineiro-do-cafeeiro.

Houve, também, redução da eclosão de ovos na ordem de 48% em folhas tratadas com 0,125% de óleo e redução de 71,5% quando as folhas foram tratadas com solução contendo 2,5% de óleo de neem.

 

Essa matéria completa você encontra na edição de abril 2017  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua para leitura integral.

ARTIGOS RELACIONADOS

O desafio da gestão da irrigação em pequenas e médias áreas

  Everardo Mantovani Professor Titular DEA-UFV e Sócio e Consultor da Irriger A importância da agricultura irrigada na produção de alimentos, fibras e agroenergiatem sido cada vez...

Bahia Farm Show 2017 chega com a perspectiva de bons resultados

O clima é de otimismo entre os organizadores da Bahia Farm Show 2017, a maior feira de tecnologia agrícola e de negócios do Norte/Nordeste...

Cana-de-açúcar – Hora de controlar as doenças

Autores Renato Passos Brandão Gerente Especialista em Nutrição Vegetal Raphael Bianco Roxo Rodrigues Gerente Técnico de São Paulo e Sul de Minas José...

Bahia conclui colheita da safra de algodão 2023/2024

Fotos: Divulgação A colheita do algodão na Bahia referente à safra 2023/2024 foi oficialmente encerrada na quinta-feira, 19 de setembro. A área total plantada no...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!