28.3 C
Uberlândia
quinta-feira, novembro 21, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesCooperar é o caminho para adesão de tecnologias no campo

Cooperar é o caminho para adesão de tecnologias no campo

Julho é o mês em homenagem às iniciativas que visam unir forças para promover o desenvolvimento do agronegócio, principalmente em pequenas e médias propriedades rurais

O mês de julho homenageia e celebra o cooperativismo no Brasil, um importante movimento que nos últimos anos tem se consolidado, principalmente no agronegócio nacional. Segundo informações do AnuárioCoop 2022 – Dados do Cooperativismo Brasileiro, o total de pessoas associadas às sociedades cooperativas chegou a 18,8 milhões. O número é 10% superior ao de 2020. Especialistas veem esse tipo de organização como a alternativa mais rápida e segura no acesso das pequenas e médias propriedades rurais às tecnologias.

Créditos: Divulgação

Segundo o presidente da Coplacana, Arnaldo Antonio Bortoletto, cooperativa que atualmente conta com aproximadamente 11 mil associados e mais de 35 filiais distribuídas nos estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná, esse sistema de organização gera oportunidades para todos na cadeia produtiva. “Este é um caminho que mostra que é possível unir o desenvolvimento econômico e social, produtividade e sustentabilidade, o individual e o coletivo. Dessa forma o cooperativismo vem crescendo muito no Brasil e hoje mais de 50% da produção nacional passa por algum cooperado”, diz.

O grande desafio de importantes cooperativas como a Coplacana não é apenas o de buscar tecnologias do mercado, mas sobretudo desenvolver estratégias para torná-las acessíveis aos agricultores. De acordo com Bortoletto, hoje todas as alternativas precisam se enquadrar no conceito ESG, sigla em inglês para “Environmental, Social and Governance“, que em português pode ser traduzido como ambiental, social e governança.

Entre as preocupações da cooperativa, principalmente no pilar ambiental, está o uso racional da água por seus cooperados. “O Brasil é um dos principais países no mundo na produção de grãos e de alimentos, pois temos as três condições necessárias (terra, sol e água), porém, sabemos que este último é um recurso cada vez mais escasso. Portanto, temos que tomar cuidado e utilizá-la de forma consciente”, destacou.

Nesse sentido, a Coplacana recentemente firmou uma parceria com a Lindsay América Latina, empresa representada pelas marcas Zimmatic™ e FieldNET™, que atua na fabricação e distribuição de pivôs centrais, laterais e soluções de tecnologia de irrigação há mais de cinco décadas. “Com um sistema de irrigação planejado e bem tecnificado, além de economia, podemos fornecer à planta somente a quantidade necessária de água que ela precisa, evitando principalmente o estresse hídrico”, destaca Bortoletto.

Eficiência na irrigação

A maior economia de água, no ato da irrigação de uma lavoura, consiste em acertar o momento correto que a planta precisa e na quantidade exata, no local correto, sempre aproveitando o recurso que já está disponível no solo. Uma das ferramentas eficientes hoje nesse sentido é o FieldNET Advisor. Com gerenciamento remoto e manejo da irrigação, a solução foi desenvolvida pela Lindsay e é totalmente integrada à plataforma FieldNET.

Com a ferramenta, a ideia é aplicar realmente o necessário, permitindo que as plantas expressem o máximo do seu potencial produtivo. Mas, isso tudo, com foco em reduzir os custos com energia e o uso da água, uma solução altamente eficiente e sustentável. Além disso, é importante salientar que a agricultura irrigada pode proporcionar uma produtividade de duas até três vezes maior do que áreas de sequeiro (não irrigadas).

A técnica oferece outras vantagens, como: melhoria na qualidade dos produtos, redução de custos unitários, atenuação dos impactos da variabilidade climática, otimização de insumos e equipamentos e o aumento na oferta e na regularidade de alimentos. “Buscamos constantemente ferramentas como essas, que além de maior produtividade, vão gerar aos nossos cooperados uma produção cada vez mais eficiente e sustentável”, finaliza o presidente da Coplacana.

ARTIGOS RELACIONADOS

O agronegócio está no campo

E agora entra em campo. Fortalecer e conectar o Agro com todos os segmentos da sociedade .

Programa Prospera fortalece cadeia produtiva de milho no Nordeste

A iniciativa já impactou cerca de 1.200 agricultores no Ceará com treinamentos e orientações sobre o sistema produtivo de alto rendimento de milho

Importância do posicionamento no manejo de daninhas

Para agir contra esse as plantas daninhas, uma das principais soluções é o produtor aplicar os herbicidas em pré-emergência.

Tecnologia permite a permanência no campo

Roboagro melhora a qualidade de vida e eleva a produtividade de propriedades pequenas e médias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!