Couves-flores coloridas chamam atenção do mercado

As couves-flores com colorações diferenciadas podem se tornar um novo nicho de mercado, devido a serem um produto atraente para restaurantes pela valorização do mercado gourmet e empresas do setor alimentício.

0
226

Cristhofer C R da Cruz
Engenheiro agrônomo e Coordenador de Desenvolvimento de Produto – Isla Sementes

Devido às suas cores vibrantes, as couves-flores coloridas são um atrativo no mercado, principalmente para a alta gastronomia, tendo uma excelente aceitação pelos mais renomados chefs de cozinha.
As principais regiões produtoras são: São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catariana, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Mercado

As couves-flores com colorações diferenciadas podem se tornar um novo nicho de mercado, devido a serem um produto atraente para restaurantes pela valorização do mercado gourmet e empresas do setor alimentício.

O que muda?

O manejo dessas cultivares segue os mesmos padrões de cultivo da couve-flor convencional. Em relação ao clima, é considerada uma hortaliça de clima frio ou ameno (meia estação). A temperatura ideal para o cultivo é entre 10 e 20°C, sendo que não tem um bom comportamento no período de verão.
Por serem plantas rústicas, são muito bem adaptadas ao clima frio e apresentam uma boa tolerância a fungos e bactérias.

Custo x lucro

Seu custo de plantio é o mesmo da couve-flor convencional. No entanto, têm valor agregado, por se tratar de um produto diferenciado.
Os desafios, entretanto, são os cuidados requeridos no período chuvoso, quando a planta fica mais suscetível a doenças provocadas por fungos e bactérias. Neste sentido, nas estações primavera e verão, devido ao período chuvoso, é mais difícil encontrar couve-flor com boa qualidade de mercado.
Infelizmente, ainda não há variedades de couve-flor colorida para cultivo no verão, sendo mais adaptadas para o cultivo de meia estação e inverno.

Atrativos

Além de saborosa e com visual atraente, a couve-flor tem diversas propriedades nutricionais. De acordo com informações da Embrapa Hortaliças, a inflorescência (ou seja, o conjunto das flores, popularmente chamada de cabeça) é rica em cálcio, fósforo e contém ainda vitaminas B9, B12 e C.
Por conter muitas fibras, que promovem maior saciedade, e baixo teor calórico, é indicada para quem faz dietas para emagrecer.
A couve-flor pertence à família das brássicas (Brassicaceae), a mesma do brócolis, do repolho e da couve comum, além de diversos outros vegetais, como o rabanete, a rúcula e a mostarda.
É indicado plantar nos canteiros as mudas já formadas, com espaçamento de 50 centímetros entre as fileiras e entre as plantas. O início da colheita acontece entre 90 e 100 dias após a semeadura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!