28.6 C
Uberlândia
sexta-feira, abril 19, 2024
- Publicidade -
InícioMercadoCrise hídrica afeta produção de hortaliças

Crise hídrica afeta produção de hortaliças

Crédito Waldir Marouelli
Crédito Waldir Marouelli

Por José Luiz Tejon Megido, Conselheiro Fiscal do Conselho Científico para Agricultura Sustentável (CCAS), Dirige o Núcleo de Agronegócio da ESPM, Comentarista da Rede Estadão.

A crise hídrica já implica em diminuição da produção de hortaliças e legumes. A produção quebrou em 30%, e em 50% segundo os membros da Associação dos Produtores e Distribuidores de Hortifrútis do Estado de São Paulo (Aphortesp), que estão reduzindo as áreas. As bombas de irrigação chegaram a ser lacradas.

Uma reunião do setor agrícola com a Apas (Associação Paulista de Supermercados) foi feita para avaliar a crise, pois não está sendo possível entregar para atender a demanda programada. Faltam produtos e isso também pode ser outro problema adicional sobre a inflação.

O setor das hortaliças de São Paulo solicita uma abertura de diálogo com o governo. Pedem abertura de linhas de crédito para o produtor subsidiar as outorgas e perfuração de poços artesianos, reduzir a carga tributária sobre equipamentos de irrigação. Investimentos em tecnologia de irrigação por gotejamento, por exemplo, reduz o consumo de água em torno de 30%.

A falta de planejamento e infraestrutura deixa aberto espaço para riscos e prejuízos, e potencial desabastecimento.

Sobre o CCAS
O Conselho Científico para Agricultura Sustentável (CCAS) é uma organização da Sociedade Civil, criada em 15 de abril de 2011, com domicilio, sede e foro no município de São Paulo-SP, com o objetivo precípuo de discutir temas relacionados à sustentabilidade da agricultura e se posicionar, de maneira clara, sobre o assunto.

O CCAS é uma entidade privada, de natureza associativa, sem fins econômicos, pautando suas ações na imparcialidade, ética e transparência, sempre valorizando o conhecimento científico.

Os associados do CCAS são profissionais de diferentes formações e áreas de atuação, tanto na área pública quanto privada, que comungam o objetivo comum de pugnar pela sustentabilidade da agricultura brasileira. São profissionais que se destacam por suas atividades técnico-científicas e que se dispõem a apresentar fatos concretos, lastreados em verdades científicas, para comprovar a sustentabilidade das atividades agrícolas.

A agricultura, apesar da sua importância fundamental para o país e para cada cidadão, tem sua reputação e imagem em construção, alternando percepções positivas e negativas, não condizentes com a realidade. É preciso que professores, pesquisadores e especialistas no tema apresentem e discutam suas teses, estudos e opiniões, para melhor informação da sociedade. É importante que todo o conhecimento acumulado nas Universidades e Instituições de Pesquisa seja colocado à disposição da população, para que a realidade da agricultura, em especial seu caráter de sustentabilidade, transpareça.

Acompanhe o CCAS no Facebook: http://www.facebook.com/agriculturasustentavel

ARTIGOS RELACIONADOS

Plantas nativas recuperam áreas degradadas

Eder Luiz Almeida Especialista em Perícia Auditoria e Gestão Ambiental, sócio e consultor Técnico da empresa Nativa Sementes e Mudas nativa.eder@hotmail.com   As principais plantas nativas são as...

Fixação de nitrogênio e aumento da fertilidade do solo

Autora Krisle da Silva Pesquisadora Embrapa Florestas krisle.silva@embrapa.br Nas matas do Estado de Roraima, onde o bioma é a Savana, existe uma árvore que só...

Cut-to-lengh – Colheita com sustentabilidade

Muito mais que um sistema de colheita de árvores, o método CTL (Cut-to-Length), ou ...

Tratamento de sementes com aminoácidos estimula enraizamento

  A aplicação de bioestimulantes na agricultura não é muito antiga, porém, já está bem disseminada entre os agricultores. O desenvolvimento de processos para a...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!