20.6 C
Uberlândia
sexta-feira, abril 19, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosCultivo orgânico de alho é possível

Cultivo orgânico de alho é possível

Para o cultivo orgânico de alho, o produtor deve aplicar um conjunto de práticas de manejo agroecológicas afim de obter um alimento saudável, saboroso e sustentável, abrindo mão do uso de agrotóxicos, fertilizantes químicos ou produtos transgênicos.

Hélio João de Farias Neto
Engenheiro agrônomo e mestre em Agricultura Orgânica – Universidade Federal do Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
helio.neto@emater.mg.gov.br

O alho é uma planta originária da Ásia Central, que se adapta bem a diferentes condições climáticas, porém, demanda temperaturas mais amenas e baixa umidade relativa do ar.

Crédito: Paula Rodrigues

Sobre as propriedades do alho, há muitas pesquisas publicadas sobre seus benefícios para a saúde. Algumas da principais qualidades é que ele é rico em vitaminas, minerais e compostos antioxidantes, possui ação antibacteriana, anti-inflamatória, antiviral, antifúngica, pode ajudar a prevenir e tratar diversas doenças, como infecções, gripes, resfriados, vermes, hipertensão, colesterol alto, diabetes, câncer, entre outras.

Cultivo

Para cultivar alho orgânico, é preciso escolher um solo solto, poroso, leve, bem drenado e rico em matéria orgânica, com pH entre 6 e 7. O produtor deve fazer uma amostragem de solo e enviar para análise para conhecer o tipo de solo, afim de fazer a correção e fertilização orgânica do solo, caso necessite.

Plantio

O plantio pode ser feito com os próprios dentes de alho. As sementes devem ser armazenadas sob refrigeração de 0°C a 10°C, pelo período de dois meses, antes de serem plantadas.

Esse método é chamado de “vernalização” e ajuda na melhor formação de bulbos em locais que não possuem as condições climáticas adequadas para determinadas cultivares.

A profundidade do plantio varia de 3,0 a 5,0 cm, sempre com a parte mais fina virada para cima. O espaçamento entre os dentes deve ser de 25 a 30 cm entre linhas e 10 cm entre as plantas.

Adubação

A adubação orgânica pode ser feita com composto rico em matéria orgânica, antes e depois do plantio (cobertura), na base de 10 a 15 toneladas por hectare. Uma boa sugestão de composto orgânico é o bokashi, um composto à base de farelos e EM´s (microrganismos eficientes).

Nesse caso, a dosagem pode ser menor do que o composto comum, pois é um composto altamente nutritivo que melhora as condições biológicas do solo e a disponibilidade de nutrientes para as plantas.

Irrigação

A irrigação deve ser moderada e monitorada pelo produtor, para que não haja o encharcamento do solo, evitando doenças como podridões e manchas fúngicas.

Colheita

A colheita ocorre quando as folhas começam a secar, cerca de quatro a seis meses após o plantio. O alho orgânico deve ser curado em local seco e ventilado, para melhorar a conservação e o sabor.

Lembrando que o cultivo orgânico de alho traz diversos benefícios para a saúde e para o meio ambiente, pois não há contaminação do solo, da água e do ar por produtos sintéticos, evita o desperdício de recursos naturais, protege a saúde dos produtores rurais e dos consumidores, e valoriza a produção local e familiar.

O alho orgânico é, portanto, uma escolha inteligente, saudável e ecológica, que pode fazer a diferença na qualidade de vida das pessoas e na preservação ambiental.

ARTIGOS RELACIONADOS

Fosfito proporciona mais teor de sólidos solúveis em citros?

AutoresRoque de Carvalho Dias roquediasagro@gmail.com Leandro Bianchi leandro_bianchii@hotmail.com Samara Moreira Perissato samaraperissato@gmail.com Vitor Muller Anunciato  vitor.muller@gmail.com  Engenheiros agrônomos, mestres e doutorandos...

Trigo ganha o Cerrado Mineiro com um dedo da Coopadap

Autor Antônio Sergio de Souza Engenheiro agrônomo, mestrando em Produção Vegetal – Universidade Federal de Viçosa (UFV), campus Rio Paranaíba A cultura do...

Drones: Cientistas usam tecnologia para fazer inventário de florestas

Uma metodologia automatizada permite realizar em três horas a medição de volumes de madeira em florestas que, de forma manual, levaria três semanas para ser realizada....

Fundecitrus lança nova ferramenta contra pragas e doenças

O sistema auxilia os citricultores no manejo regional do greening O Fundecitrus lançou, durante o 1º Workshop FundecitrusTech – Citros 4.0 & Sustentabilidade, uma nova ferramenta,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!