21.6 C
Uberlândia
quarta-feira, fevereiro 21, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosHortifrútiDeficiência de cálcio causa queda de flores e frutos no pimentão

Deficiência de cálcio causa queda de flores e frutos no pimentão

Devido a ser um elemento estrutural na planta, o cálcio é um elemento pouco móvel, e os sintomas de sua deficiência podem ser observados em partes novas das plantas.

Foto Shutterstock

Maurício Alves de Oliveira Filho
Engenheiro agrônomo e mestrando em Agronomia – Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
mauricio.aof@gmail.com

A nutrição vegetal é um dos pilares essenciais para o desenvolvimento das plantas e uma das garantias para uma alta produtividade, independente da cultura que está sendo cultivada.
Pensando em nutrição, a Lei do Mínimo, ou Lei de Liebig, tornou-se um dos conceitos mais importantes na relação planta e nutrientes, onde é proposto que a falta ou ausência de um nutriente essencial, independente de qual seja, ocasionará a limitação da produtividade de uma safra, mesmo que os demais nutrientes essenciais se encontrem em quantidades adequadas, não sendo capazes de suprir a falta de outro.

Nutrientes essenciais

As plantas necessitam entre 16 a 17 nutrientes essenciais (macro e micronutrientes). O cálcio é classificado como um macronutriente essencial e recebe esta denominação por ser precursor de diversas funções nas plantas, como a ativação enzimática, estabilidade estrutural e fisiológica dos tecidos vegetais (conferindo maior resistência a ataques de patógenos) e até mesmo participando da absorção de outros nutrientes.

O cálcio

Deficiências de cálcio são muito raras, pois é um elemento químico encontrado em abundância na nossa crosta terrestre, sendo assim, sua deficiência tende a ocorrer em solos de característica arenosa, com pouca matéria orgânica, solos ácidos ou em períodos de secas.
Devido a ser um elemento estrutural na planta, o cálcio é um elemento pouco móvel, e os sintomas de sua deficiência podem ser observados em partes novas das plantas. No pimentão, os sintomas observados são manchas cloróticas em folhas novas e baixo desenvolvimento radicular, entretanto, se a deficiência chegar a níveis severos, o pimentão tende a sofrer o abortamento de flores e morte das gemas apicais.
Devido ao cálcio ser um elemento estrutural, a permeabilidade das membranas fica comprometida em sua ausência, ocorrendo o encharcamento nas regiões apicais. À medida que o tempo passa, essa área afetada vai sendo deteriorada por fatores bióticos e abióticos, levando ao abortamento e à morte das gemas.

Controle

O controle deve ser preventivo, para evitar esta situação, sendo necessário realizar uma adubação correta, baseada em análise de solo, escolher bem a cultivar com base nas características edafoclimáticas da região de interesse para o cultivo, garantir a irrigação de plantas, evitando períodos de estiagem, ou o excesso de água nas plantações.

ARTIGOS RELACIONADOS

Potencial da abóbora cabotiá como alternativa de renda

A área plantada com abóbora cabotiá no Brasil é superior a 42 mil hectares, com produtividade média de 16,0 ton/ha, proporcionando volume total anual de 680.613 toneladas. Áreas com domínio tecnológico de cultivo da cultura podem ultrapassar 20 ton/ha.

Viveiro suspenso: Nutrição dos porta-enxertos de seringueira

A produção de porta-enxertos de seringueira em viveiro suspenso passou a ser uma exigência legal para evitar a contaminação das áreas plantadas por nematoides. Esta exigência iniciou no Estado de São Paulo e hoje já é comum em quase todos Estados da Federação.

APP Nutrição de Safras, da Mosaic Fertilizantes, disponível para IOS e Android

Reforçando sua parceria com os agricultores, a Mosaic Fertilizantes, disponibiliza gratuitamente as versões para IOS e Android do aplicativo "Nutrição de Safras", tecnologia intuitiva para facilitar a tomada de decisão na hora de nutrir o solo.

Nutrição citrícola de ponta

A necessidade nutricional dos citros varia conforme a idade das plantas, ou seja, para plantas em formação a adubação é diferente de plantas em plena produção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!