27.7 C
Uberlândia
segunda-feira, abril 22, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesEficiência na gestão agroindustrial é garantida com plataforma

Eficiência na gestão agroindustrial é garantida com plataforma

Fercus, solução desenvolvida pela GAtec, se integra aos módulos de controle e recalcula o sistema automaticamente consoante as novas entradas que vão acontecendo na operação

Um dos maiores desafios dos gestores das agroindústrias certamente é conciliar o aumento da capacidade de produção com a redução dos custos e, no final do ciclo, ter maior rentabilidade. Mas, equilibrar essa equação não é tarefa fácil. Para ajudar na automatização desse processo e nas tomadas mais assertivas de decisões, a GAtec, empresa que realiza treinamento, desenvolvimento e integração de sistemas de gestão agroindustrial, desenvolveu o Fercus, uma plataforma inteligente que se integra aos módulos de controle ajudando no gerenciamento dos custos que acontecem durante a operação.

A ferramenta é uma revolução na gestão, afinal, ela recalcula o sistema, automaticamente, segundo as novas entradas de dados. Segundo o consultor Adriano Oliveira, gerente de produtos da GAtec, a plataforma foi desenvolvida em um primeiro momento com foco na redução de custo no setor sucroenergético, ou seja, das usinas canavieiras. Mas, diante dos resultados obtidos e dos benefícios proporcionados às usinas, a diretoria da empresa teve a visão estratégica de atender novos mercados ampliando a solução também para as culturas de soja, milho, algodão, hortifruticultura e citros.

Créditos: Divulgação

Agora mais recentemente, a empresa fez um trabalho abrangente junto ao módulo de pecuária para uma leitura ainda mais detalhada dos dados. “A proposta do Fercus é bem ambiciosa, é uma ferramenta, com o foco em realizar a apuração e o fechamento dos custos visando a melhoria da qualidade de informação e da gestão”, diz o consultor.

Tecnicamente falando, a plataforma nasceu para sanar uma dor antiga que atinge a maioria das empresas do agro no Brasil: o controle dos custos. A princípio, as agroindústrias já possuem ferramentas nessa área e sistemas de ERPs (Enterprise Resource Planning), backOffice, entre outros. O problema é que estes têm como características não detalhar custos, olhando apenas para a apuração na linha fiscal e societária, por exemplo, com uma visão mais agrupada.

Já o Fercus oferece um raio-x da operação, detalhando o que está acontecendo no campo no momento, com foco no nível do detalhe. “É uma ferramenta que fala a linguagem do gerente, esse é um ponto fundamental, para conseguir fazer uma redução de custo. É preciso saber com o melhor nível de detalhe operacional, como, por exemplo, quais são as pessoas envolvidas, os insumos, as máquinas utilizadas e tudo o que está acontecendo, e é nisso que a nossa solução se destaca”, pontua Oliveira.

 Diferenciais

Além de fazer esse processo de apuração detalhada, o Fercus também tem como benefício ajudar as empresas no processo de gestão geral das atividades. A princípio a solução realiza os levantamentos até conseguir chegar em um número ideal ou padrão. Com isso fornece aos tomadores de decisão um mapa das áreas que eles precisam atacar.

Por exemplo, se há problema na mecanização, por meio dos indicadores que a ferramenta dispõe o gestor consegue analisá-los para a melhor área. Se tem problemas no plantio ou preparo de solo, a solução também abastece com informações do que precisa ser feito. “Fornecemos em tempo real uma base rica aos clientes, gerentes, diretores e técnicos, que podem enxergar o que está acontecendo por baixo do capô. Além disso, o ponto forte da ferramenta como solução do mercado é a capacidade de se integrar com os principais ERPs do mercado, devolvendo as informações que eles entendem, isso acaba sendo um grande diferencial”, finaliza o consultor.

ARTIGOS RELACIONADOS

O produtor rural e a terceirização de atividades ” cuidados necessários sob o enfoque trabalhista

  Por Juliana Weege e Nathalia Gerber Martins Na atividade rural é lícita a terceirização de atividades quando observado, em um primeiro momento, o disposto no...

Copercampos recebe premiação por ação sustentável

Vencedores do 25º Prêmio Expressão de Ecologia receberam troféus durante Fórum de Gestão Sustentável de 2018, que ocorreu em Florianópolis, no dia 31 de...

Biomassa – A energia mais que sustentável

O Brasil possui uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo - sua carga de geração supera os 70 GW. Desse volume, em média 80% é gerado por usinas hidrelétricas, 6% eólicas e 1% de geração fotovoltaica que, apesar de ainda insipiente, possui um potencial enorme a ser explorado. O volume de carga remanescente é gerado por termelétricas de diversas fontes.

Mirex-S – Iscas formicidas de alta eficiência

  A Hortitec é um dos eventos mais importantespara o agronegócio brasileiro. Para a Atta-killé fundamental a participação, uma vez que os produtos são largamente...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!