23.6 C
Uberlândia
terça-feira, novembro 12, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosEkoa: soluções em microrganismos contra nematoides

Ekoa: soluções em microrganismos contra nematoides

A Ekoa Life Sciences está inovando o campo da biotecnologia com soluções para a agricultura. Fernando Augusto da Silveira, Diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da empresa, conta que o foco é desenvolver e entregar produtos baseados em microrganismos, fundamentais para a saúde do solo e para o controle biológico de pragas, como os temidos nematoides.

Microrganismos e a saúde do solo

Fernando explica que “o solo é um sistema extremamente complexo, com interações entre micro e macrorganismos. Manter a biodiversidade é essencial para a saúde do solo e, consequentemente, das plantas”. Os microrganismos desempenham um papel vital nesse equilíbrio, ajudando a proteger as plantas de patógenos e promovendo o crescimento saudável.

Segundo ele, a Ekoa tem o compromisso de manter esse equilíbrio, oferecendo produtos que utilizam microrganismos benéficos para restaurar e preservar a qualidade do solo. “O uso de produtos biológicos e práticas sustentáveis de manejo direcionado para a saúde do solo refletem na saúde das plantas e na produtividade agrícola”, afirma.

Tecnologia para o controle de nematoides

Os nematoides são uma das principais ameaças às culturas agrícolas, causando grandes prejuízos à produtividade. A Ekoa desenvolveu duas soluções eficazes para esse desafio: Kyvos e Sigyn, que utilizam microrganismos benéficos no tratamento de sementes e no sulco de plantio.

Fernando detalha o funcionamento dessas tecnologias: “Ao aplicar Kyvos ou Sigyn no tratamento de sementes, os microrganismos presentes utilizam os exsudatos produzidos pela raiz para se desenvolverem, formando uma barreira natural que protege o sistema radicular. Dessa forma, as plantas têm mais resistência contra os nematoides e podem se desenvolver de forma saudável”.

Testes em campo mostraram resultados promissores, especialmente em culturas como soja, milho e citros, com alta eficiência no controle de nematoides. O Sigyn, por exemplo, tem se destacado no controle de nematoides de galha, que são muito encontrados em solos brasileiros.

Tecnologia avançada e resultados em campo.

Um dos grandes diferenciais da Ekoa é o processo rigoroso de seleção e produção dos microrganismos usados em seus produtos. “Selecionamos os microrganismos mais eficientes e utilizamos plataformas de última geração para controlar todos os parâmetros de crescimento. Isso garante que os microrganismos desempenhem seu papel de controle biológico com alta eficiência”, explica Fernando.

Fernando Augusto da Silveira, diretor de pesquisa da Ekoa

Essa atenção aos detalhes se reflete nos resultados em campo. “Os solos brasileiros, e de outros países, enfrentam uma grande quantidade de fitonematoides, que podem causar perdas de até 50% na produtividade”, alerta Fernando. No entanto, com as soluções da Ekoa, é possível reduzir essa pressão, mantendo o equilíbrio do ecossistema e promovendo um solo mais saudável e produtivo.

Inovações além da agricultura

Além das soluções para a agricultura, a Ekoa também desenvolve tecnologias para outras áreas importantes, como saúde, nutrição animal e o tratamento ambiental. “Na área de saúde animal, temos produtos para ruminantes e monogástricos, como aves e suínos. E no setor ambiental, oferecemos soluções para o tratamento de efluentes líquidos e sólidos, com foco em reduzir a contaminação de efluentes domésticos e industriais e melhorar a qualidade da compostagem”, compartilha Fernando.

Com um portfólio de 12 tecnologias para agricultura, a Ekoa segue expandindo suas inovações. A visão de Fernando é clara: continuar oferecendo aos produtores as ferramentas possíveis para uma agricultura mais sustentável e eficiente, equilibrando o uso de biotecnologia e práticas agrícolas modernas. “Nosso objetivo é construir um solo mais produtivo, saudável e equilibrado, onde microrganismos benéficos desempenham seu papel essencial na nutrição e proteção das plantas”, enfatiza Fernando.

A Ekoa, com suas soluções biotecnológicas, mostra que o futuro da agricultura está em harmonizar tecnologia e natureza, garantindo empregos mais produtivos e sustentáveis.

ARTIGOS RELACIONADOS

37º CBN debate o futuro da pesquisa na área 

Com auditório lotado, evento foi aberto nesta segunda-feira e prossegue até quinta-feira (04/08), em Ribeirão Preto.

Adubação verde: ciclagem de nutrientes e eliminação de nematoides

A adubação verde consiste no plantio de espécies vegetais com diferentes propósitos, sendo os mais comuns a ciclagem de nutrientes, a recuperação de solos degradados e aumento de matéria orgânica no solo.

Biológicos no manejo de pragas, doenças e nematoides traz incremento de até 8 sc/ha de soja

Resultado foi confirmado em trabalho realizado pela Fundação MT, que conduz em todo o estado diversos experimentos que demonstram ganhos de produtividade e redução de problemas comuns nas lavouras com a adoção de bioinsumos.

Nematoides: conheça as novas ferramentas de controle

Resultados de pesquisa em campo mostram que o ataque desses fitoparasitas causam perdas econômicas entre 10 a 90% no rendimento de diversas culturas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!