20.6 C
Uberlândia
domingo, dezembro 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasEntenda como o bambu pode ser uma fonte de renda e reflorestamento

Entenda como o bambu pode ser uma fonte de renda e reflorestamento

O mercado global movimenta cerca de US$68 bilhões por ano

Divulgação

Com uma história de mais de 200 milhões de anos e cerca de 1.300 espécies identificadas, o bambu ocupa 3% das florestas globais. Embora sua trajetória milenar e diversidade sejam notáveis, este recurso natural ainda não alcançou seu pleno potencial no setor industrial, conforme aponta a International Network for Bamboo and Rattan (Inbar), organização internacional dedicada ao estudo do bambu.

Atualmente, o mercado global movimenta cerca de US$68 bilhões por ano, com aplicações que vão desde a construção civil até a fabricação de tecidos, móveis, papel e energia. No Brasil, que abriga a maior floresta de bambu nativo do mundo, cerca de 230 variedades da planta estão presentes. Esse patrimônio coloca o país em posição de destaque no cenário mundial, atrás apenas da China em número de espécies nativas.

Apesar de seu potencial para impulsionar a economia, promover a sustentabilidade ambiental e beneficiar comunidades rurais, o bambu enfrenta desafios no Brasil, como a ausência de uma cadeia produtiva estruturada e a carência de orientação técnica para produtores e indústrias.

Reconhecendo o potencial do bambu, o CEBIS (Centro Brasileiro de Inovação e Sustentabilidade) tem desempenhado um papel estratégico para ampliar a conscientização sobre a planta como solução sustentável. Por meio de parcerias com governos federais e estaduais, visitas técnicas, palestras e eventos, a instituição busca viabilizar o uso do bambu no agronegócio e no reflorestamento.

Uma das frentes de atuação do Cebis é a promoção da Lei 12.484/2011, que regulamenta o uso do bambu no Brasil, mas carece de decretos que garantam sua aplicação prática.

Katiane, Presidente do Cebis comenta estar empenhada para que a COP30 deixe como legado a descoberta do bambu brasileiro, que pode transformar passivos ambientais em ativos produtivos e econômicos.

O bambu é a planta de maior crescimento no mundo vegetal, característica que a torna ideal para a captura de CO₂ e reflorestamento rápido. A planta também pode ser utilizada em processos de fitorremediação, ajudando a recuperar solos contaminados, como lixões ou áreas afetadas por mineração.

Além disso, o uso do bambu reduz a pressão sobre árvores nativas, funcionando como alternativa sustentável à madeira em setores como construção civil e fabricação de móveis. Outras aplicações incluem a transformação do bambu em carvão e biochar, produtos que enriquecem a microbiota do solo e ampliam a produtividade agrícola.

Os projetos de reflorestamento com bambu apoiados pelo Cebis têm demonstrado impactos positivos no solo, no ar e na economia. A planta é utilizada, por exemplo, em construções civis e na agricultura familiar, oferecendo uma fonte de renda sustentável para pequenas propriedades.

“O bambu possibilita uma rápida entrega de benefícios ambientais e econômicos, sendo essencial para o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono”, finaliza Katiane.

ARTIGOS RELACIONADOS

Práticas essenciais da cafeicultura sustentável

A boa qualidade do solo se constitui um elo entre as práticas agrícolas e a agricultura sustentável.

Produzido em parceria com os estúdios Maurício de Souza, Sweet Milho do Chico Bento é apresentado pela Trebeschi na Apas Show

Referência na produção de tomates, empresa aposta também no lançamento da batata-doce, que marca a sua entrada no mercado de healthy food    Uma das principais...

Gigantes da soja – Evento apresenta a soja Intacta 2 Xtend®

Produtores conheceram os benefícios da segunda geração da soja Intacta e puderam entender como essa biotecnologia ajudará a aumentar a produtividade da lavoura

Tomateiro híbrido multitolerante BRS Nagai vai bem no cultivo orgânico

Leonardo Boiteux Maria Esther de Noronha Fonseca Ailton Reis Mirtes Freitas Lima Jadir Borges Pinheiro Pesquisadores da Embrapa Hortaliças Os produtores de tomate orgânico no Brasil enfrentam...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!