A linha de conservadoras DaColheita reforça o compromisso da Termotécnica em desenvolver soluções de embalagens em EPS (mais conhecido como isopor*) ativas, inteligentes e sustentáveis.
As soluções DaColheita apresentam os benefícios para toda a cadeia de valor de produtos frescos, dos produtores ao ponto de venda e um forte apelo para a sustentabilidade em todos esses processos.
Ao ampliar o shelf-life, manter a temperatura constante e serem muito leves, as embalagens também contribuem para aspectos de sustentabilidade, como a diminuição de perdas e desperdícios na cadeia de distribuição e a redução das emissões de CO2 na atmosfera, além de serem recicláveis.
Contando com o envolvimento de parceiros em toda a cadeia de exportação de frutas que utilizam as conservadoras DaColheita, a Termotécnica realiza a economia circular na prática e fecha o ciclo de logística reversa com a destinação correta e reciclagem das embalagens pós-consumo.
Reciclagem
O EPS é um material plástico 100% reciclável formado por 98% de ar, não utiliza CFC e HCFC e por isso não gera danos à camada de ozônio. Por ser inerte, não prolifera fungos e bactérias. Seu processo requer baixíssima utilização de recursos naturais como água e energia, não contamina e não gera riscos à saúde e ao meio ambiente.
Membro do Save Food Initiative desde 2004 e uma das poucas empresas brasileiras entre as signatárias deste movimento da FAO (Food and Agriculture Organization), a Termotécnica desenvolve soluções de conservação que estão em linha com esse movimento, contribuindo para redução de perdas e desperdícios de alimentos em toda a cadeia de produção, distribuição e consumo.
Em 2019, a companhia conquistou a premiação WorldStar, concedida pela WPO (World Packaging Organization), um dos mais importantes reconhecimentos do mercado de embalagens, nas categorias Food e Save Food pelos atributos de suas soluções no mercado.
Sem desperdícios
As conservadoras produzidas pela Termotécnica proporcionam uma atmosfera ideal, aumentando a vida útil dos alimentos e, dessa forma, contribuem para reduzir significativamente as perdas mantendo a qualidade e frescor dos FFLVs (Flores, Frutas, Legumes e Verduras) em toda a cadeia.
As conservadoras já são largamente utilizadas pelo mercado de Norte a Sul do País, além de proteger os produtos frescos que são exportados pelo Brasil.
Em resumo, as conservadoras DaColheita contribuem em três frentes de sustentabilidade:
1) Na reciclagem pós-consumo, pois o EPS é um material que pode ser 100% reciclado e se transformar em matéria-prima para outras aplicações, como rodapés e molduras.
2) Aumento do shelf-life dos produtos frescos em até 30%, o que contribui para a redução do desperdício na cadeia de distribuição e consumo.
3) Contribui para a redução da pegada de carbono, com a diminuição da emissão de CO2 equivalente no transporte, devido ao peso mais leve das soluções, o que reduz o consumo de combustível.
*Isopor é uma marca registrada por terceiros.