20.7 C
Uberlândia
sábado, novembro 23, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosEscolha de embalagens e impactos na cadeia

Escolha de embalagens e impactos na cadeia

A escolha de embalagens sustentáveis é um passo importante para reduzir impactos na cadeia produtiva.

A linha de conservadoras DaColheita reforça o compromisso da Termotécnica em desenvolver soluções de embalagens em EPS (mais conhecido como isopor*) ativas, inteligentes e sustentáveis.

As soluções DaColheita apresentam os benefícios para toda a cadeia de valor de produtos frescos, dos produtores ao ponto de venda e um forte apelo para a sustentabilidade em todos esses processos.

Ao ampliar o shelf-life, manter a temperatura constante e serem muito leves, as embalagens também contribuem para aspectos de sustentabilidade, como a diminuição de perdas e desperdícios na cadeia de distribuição e a redução das emissões de CO2 na atmosfera, além de serem recicláveis.

Contando com o envolvimento de parceiros em toda a cadeia de exportação de frutas que utilizam as conservadoras DaColheita, a Termotécnica realiza a economia circular na prática e fecha o ciclo de logística reversa com a destinação correta e reciclagem das embalagens pós-consumo.

Reciclagem

O EPS é um material plástico 100% reciclável formado por 98% de ar, não utiliza CFC e HCFC e por isso não gera danos à camada de ozônio. Por ser inerte, não prolifera fungos e bactérias. Seu processo requer baixíssima utilização de recursos naturais como água e energia, não contamina e não gera riscos à saúde e ao meio ambiente.

Membro do Save Food Initiative desde 2004 e uma das poucas empresas brasileiras entre as signatárias deste movimento da FAO (Food and Agriculture Organization), a Termotécnica desenvolve soluções de conservação que estão em linha com esse movimento, contribuindo para redução de perdas e desperdícios de alimentos em toda a cadeia de produção, distribuição e consumo.

Em 2019, a companhia conquistou a premiação WorldStar, concedida pela WPO (World Packaging Organization), um dos mais importantes reconhecimentos do mercado de embalagens, nas categorias Food e Save Food pelos atributos de suas soluções no mercado.

Sem desperdícios

As conservadoras produzidas pela Termotécnica proporcionam uma atmosfera ideal, aumentando a vida útil dos alimentos e, dessa forma, contribuem para reduzir significativamente as perdas mantendo a qualidade e frescor dos FFLVs (Flores, Frutas, Legumes e Verduras) em toda a cadeia.

As conservadoras já são largamente utilizadas pelo mercado de Norte a Sul do País, além de proteger os produtos frescos que são exportados pelo Brasil.

Em resumo, as conservadoras DaColheita contribuem em três frentes de sustentabilidade:

1) Na reciclagem pós-consumo, pois o EPS é um material que pode ser 100% reciclado e se transformar em matéria-prima para outras aplicações, como rodapés e molduras.

2) Aumento do shelf-life  dos produtos frescos em até 30%, o que contribui para a redução do desperdício na cadeia de distribuição e consumo.

3) Contribui para a redução da pegada de carbono, com a diminuição da emissão de CO2 equivalente no transporte, devido ao peso mais leve das soluções, o que reduz o consumo de combustível.

*Isopor é uma marca registrada por terceiros.

ARTIGOS RELACIONADOS

9º Congresso Brasileiro de Tomate Industrial será realizado em novembro

  Consolidado como um dos mais importantes eventos no calendário do agronegócio nacional, o Congresso Brasileiro de Tomate Industrial (CBTI) completará em 2018 a marca...

Porta-iscas garante maior eficiência na aplicação de iscas granuladas

Alberto J. Laranjeiro Engenheiro florestal, doutor em Entomologia e diretor da Equilíbrio Florestal alberto@equilibrioflorestal.com.br   Os primeiros trabalhos com porta-iscas para controle de formigas cortadeiras ocorreram por volta...

Suzano anuncia aprovação final da fusão com a Fibria

A Suzano Papel e Celulose anuncia que recebeu aprovação da Comissão Europeia para concluir o processo de combinação de operações e bases acionárias com a Fibria. Encerrada a fase de avaliação concorrencial pelos órgãos reguladores, as empresas estão prontas para seguirem adiante com a finalização da transação. A reorganização societária será concluída em 14 de janeiro de 2019, criando a quarta companhia mais valiosa do Brasil (excluindo empresas financeiras).

Biodigestor é alternativa sustentável e rentável aos produtores e agroindústrias

A construção do sistema permite a produção de biogás que pode ser utilizado na geração de energia térmica ou elétrica e ainda possibilita a oportunidade de explorar o mercado de crédito de carbono.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!