19.1 C
Uberlândia
segunda-feira, novembro 25, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasEvento “HORIZONS“ discute as tendências da produção de alimentos no Brasil...

Evento “HORIZONS“ discute as tendências da produção de alimentos no Brasil e no mundo

HORIZONS será realizado em Atibaia (SP) nos dias 9 e 10 de outubro, com a presença de mais de 200 líderes da produção de alimentos no Brasil.

Com PIB agro superior a R$ 1,5 trilhão por ano, o Brasil é um dos três maiores produtores e exportadores de alimentos do planeta. Porém, o mundo espera mais do nosso país. Segundo a FAO, o Brasil precisa contribuir com 40% do objetivo de dobrar a produção de alimentos até 2050 para saciar a fome de uma população que terá mais de 9 bilhões de pessoas. Afinal, estamos preparados para cumprir essa missão? Esta é a discussão central do HORIZONS, evento de tendências da alimentação global, nos dias 9 e 10 de outubro, em Atibaia (SP).

HORIZONS é uma iniciativa da Trouw Nutrition, uma das maiores indústrias de nutrição animal do mundo, pertencente ao grupo holandês Nutreco, com apoio de Rabobank, Elanco, Rafitec Embalagens e Yes Nutrição Animal. As discussões serão acompanhadas por mais de 200 líderes da produção de alimentos no Brasil.

“Os especialistas dizem que o crescimento da oferta de alimentos para atender à crescente demanda da população mundial passa, necessariamente, pelo uso de tecnologias em detrimento do aumento da área. Além disso, o componente ‘sustentabilidade’ é cada vez mais relevante a ponto de não se imaginar produzir mais sem responsabilidade ambiental e social“, explica Stefan Mihailov, presidente da Trouw Nutrition Brasil, coordenador geral do HORIZONS.

Desafio lançado é preciso, mais do que nunca, “buscar soluções disruptivas“, indica Jeremy Gutsche (Trend Hunter), palestrante do HORIZONS. Nesse campo, surgem temas como a nutrição sustentável e o indiscutível uso de Internet das Coisas (IoT), blockchains, big data e inteligência artificial.

Numa outra frente, desenvolvem-se pesquisas sobre carne de laboratório e incremento do consumo de insetos, chamado por Arnold Van Hues (Universidade de Wageningen, Holanda) de ‘a proteína do futuro’.

“O cenário é desafiador, mas temos condições para atender à crescente demanda. Porém, precisamos ser inovadores e dispor das novas tecnologias e soluções“, aponta Stefan Mihailov.

Esse tema é o foco central da mesa-redonda sobre as perspectivas de aumento da produção de alimentos no Brasil no HORIZONS, com a presença de Francisco Turra (Associação Brasileira da Proteína Animal), Antonio Jorge Camardelli (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes), Roberto Jank Jr. (Associação Brasileira dos Produtores de Leite) e Ricardo Neukirchner (Associação brasileira da Piscicultura). O ex-secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, será o mediador. O secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Eumar Novacki, também falará sobre os novos horizontes do agronegócio brasileiro.

Mais informações: www.horizonstn.com.br

ARTIGOS RELACIONADOS

Nutrisafra – Se a nutrição é boa, a lavoura agradece

A Nutrisafra é assídua na Hortitec, e como empresa focada em HF, o evento é uma oportunidade para divulgar a marca e produtos, além...

Como cuidar do cafeeiro com equilíbrio nutricional?

O mês de setembro marca o final da safra de café 2020/21. Segundo dados divulgados pela Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), que é a maior do segmento, com sede no Sul de Minas e tendo mais de 11 mil cooperados, foram colhidos 92,54% da safra de café 2020, conforme levantamento divulgado na primeira semana de setembro.

Consultores de 2,5 milhões de hectares participam do 2º I-FAST Intech Conference

Mais de 40 consultores agronômicos que atuam em diversos estados brasileiros participaram, nos dias 7 e 8 de agosto, em Cuiabá (MT), da segunda...

Fórum Abisolo bate recorde de público e cumpre missão de levar conhecimento ao setor de tecnologia em nutrição vegetal

Evento foi promovido pela Abisolo, em Campinas/SP, atraiu mais de 500 congressistas, além de 28 empresas expositoras. Próxima edição está agendada para 2019 Com recorde...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!