28.6 C
Uberlândia
quarta-feira, setembro 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioEventosExpo Gengibre movimenta comércio e turismo em Tapiraí

Expo Gengibre movimenta comércio e turismo em Tapiraí

Há 45 agricultores em Tapiraí que cultivam a planta utilizada como tempero e em bebidas (Crédito: DIVULGAÇÃO / PREF. DE TAPIRAÍ)

Texto: Jornal Cruzeiro

Tapiraí, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), é conhecida como a terra do gengibre. São cerca de 45 produtores no município e uma área plantada de 115 hectares, que resulta em uma produtividade média de 25 toneladas por hectare. De acordo com a Prefeitura de Tapiraí, os números representam 60% da produção do Estado de São Paulo, 30% da produção nacional e 30% do total exportado.

O potencial da terra do gengibre será mostrado na 19ª Expo Gengibre que acontece de 5 a 8 de julho. Simultaneamente, serão realizadas a 39ª Feira Agrícola e a 3ª Feira Nacional do Gengibre (Fenagen). No recinto de festas haverá praça de alimentação, com comidas típicas à base de gengibre, e atrações culturais com shows gratuitos.

A Expo Gengibre é promovida pela Prefeitura de Tapiraí com apoio do governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo e Viagens. De acordo com a administração municipal, o evento gera lucro e movimenta economicamente a cidade. “Durante a Expo todo mundo ganha, tanto quem participa do evento como o comércio da cidade, pois recebemos telefonemas de muitos turistas confirmando que se hospedarão no município, bem como relatos dos comerciantes informando que as vendas estão aquecidas devido à compra para os preparativos da tão aguardada festa”, informou a comissão organizadora do evento.

A Expo Gengibre terá shows que começam na sexta-feira (5), com Inimigos da HP; sábado (6), com Raimundos; domingo (7), com MC Jacaré; e na segunda-feira (8), a atração fica por conta da dupla Bruno e Barreto. Atrações regionais completarão a grade das apresentações. Nos dias 6 e 7, a festa tem início às 10h com atrações culturais e exposição aberta ao público.

O encontro da cultura do gengibre de Tapiraí acontecerá sábado (6) no recinto de festas, na praça de eventos “Matheus Ricciardi”, com início às 9h.

O circuito de palestras tem parceria com o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Núcleo Peiex de Sorocaba e Secretaria de Sustentabilidade e Desenvolvimento Econômico de Tapiraí. A Fenagen é uma realização da Prefeitura, Sindicato Rural de Tapiraí, Cati, IAC e Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Produção

Os irmãos João Vitor Tavares Bento e Denis Alberto Carlos Vieira trabalham com a produção de gengibre há mais de 14 anos. “Nós produzimos o equivalente à colheita de 14 mil caixas de gengibre por ano, e junho, devido ao clima, é o mês que mais vendemos gengibre. Nosso gengibre é comercializado na Ceagesp São Paulo e também na de Sorocaba”, descreve João Vitor.

O produtor Hélio Tiago de Oliveira também cultiva gengibre no município e produz em média 40 toneladas por ano que são vendidas a indústrias e também na Ceagesp. O trabalho é realizado em família há mais de 10 anos. “Aprendi trabalhando na roça dos japoneses que trouxeram o gengibre para nossa cidade”, contou Hélio à reportagem.

ARTIGOS RELACIONADOS

Manejo de requeima e míldio nos cultivos do Brasil

José Otavio Menten Engenheiro agrônomo, presidente do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS), mestre e doutor em Agronomia, pós-doutor em Manejo de Pragas e Biotecnologia e...

Nova aposta: Gengibre para exportação

O Espírito Santo apresentou um crescimento de 253% nas exportações de gengibre, atingindo 9.067 toneladas. A receita dobrou, para US$ 10,2 milhões e o Estado respondeu por 59% das exportações do País

Mercado impulsiona comércio exterior: o que saber antes de importar

O atual momento da economia tem feito as operações de comércio exterior baterem recordes.

Manutenção eficaz permite que usinas de cana lucrem com venda de energia

Weder Queiroz, Gerente de Vendas da Henkel, faz reflexão sobre usinas de cana em artigo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

66130 64797