21.6 C
Uberlândia
segunda-feira, abril 28, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioEventosExpocacer bate recorde e registra aumento de 41% em exportação de cafés

Expocacer bate recorde e registra aumento de 41% em exportação de cafés

Com mais de 550 mil sacas de 60kgs vendidas para o mercado externo, a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) registra um aumento de 41% nas exportações de café, em comparação ao ano todo de 2023, batendo um recorde. O volume equivale a um faturamento de cerca de 840 milhões de reais. Já para o mercado interno a comercialização somou mais de 870 mil sacas de 60kgs, com faturamento de 1 bilhão de reais, totalizando cerca de 1,9 bilhões de reais em receita no ano de 2024.

“Na Expocacer trabalhamos continuamente para oferecer cafés de alta qualidade, o que é resultado do empenho e dedicação de nossos produtores. Recentemente, demos passos importantes para fortalecer nossa presença internacional, com a abertura de representações comerciais na Coreia do Sul e no Reino Unido, além de um hub logístico nos Estados Unidos, inaugurado em 2024. Essas ações têm sido determinantes para ampliar nossa competitividade, otimizar operações e impulsionar as exportações, permitindo-nos alcançar novos mercados e estabelecer parcerias estratégicas de grande relevância”, destaca Ítalo Henrique, Diretor Comercial da Expocacer.

O mercado cafeeiro também está em ascensão devido à crescente cultura de consumo da bebida entre a população mais jovem. A cooperativa exporta café para mais de 35 países, os principais destinos são França, Bélgica, Japão, Itália, Reino Unido, Espanha, Coreia do Sul e Estados Unidos, liderando o ranking com cerca de 15% de toda a exportação da Expocacer.

De acordo com a Mordor Intelligence, o tamanho do mercado cafeeiro global é estimado em US$ 132 bilhões, e deverá atingir cerca de US$ 166 bilhões até 2029, crescendo a um CAGR (Taxa de Crescimento Anual Composta) de 4,72% durante o período de previsão. O aumento da renda disponível aliado à urbanização é o principal fator que contribui para o crescimento deste mercado, além da procura cada vez maior por produtos éticos do ponto de vista social e ecológico. Os consumidores buscam cafés certificados e rastreáveis para garantir a credibilidade da bebida. No último ano, a cooperativa realizou diversos embarques em conformidade com a Lei de Antidesmatamento da União Europeia (EUDR).

Um destaque importante na jornada vanguardista da cooperativa em 2024, foi a aprovação do ECO By Expocacer, protocolo de sustentabilidade exclusivo reconhecido pela Plataforma Global do Café (GCP) como equivalente ao Código de Referência de Sustentabilidade do Café, com garantia de segunda parte. O ECO By Expocacer, tem como princípio assegurar que todas as partes envolvidas no esquema de certificação estejam alinhadas aos princípios fundamentais de um setor cafeeiro economicamente rentável, socialmente consciente e ambientalmente sustentável. 

“O crescimento no número de consumidores consciente tem sido um dos principais fatores para o aumento de nossas exportações. As novas gerações, como Millennials e a Geração Z, desempenham um papel central nesse cenário, com uma demanda cada vez maior por produtos que reflitam valores de sustentabilidade, responsabilidade ambiental e transparência. Nossos cafés são certificados com selos como regenerativo, baixo carbono e orgânico, além de garantirem rastreabilidade completa, e estão alinhados a essas expectativas, fomentando ao consumidor a confiança de conhecer a origem do grão”, diz Simão Pedro de Lima, Diretor Presidente Executivo da Expocacer.

Ainda de acordo com a Mordor Intelligence, além dos sabores tradicionais do café, sensoriais novos e únicos, com notas florais e outros sabores naturais, atraem cada vez mais novos consumidores que estão em busca de experiências degustativas únicas. Essas inovações também ajudaram a impulsionar o crescimento do mercado de café.

Neste cenário, a Expocacer se destaca por oferecer cafés de origem controlada, que atendem à crescente demanda por experiências degustativas únicas. “Além de preservar a qualidade da Região do Cerrado Mineiro, trabalhamos para entregar aos nossos parceiros comerciais uma oferta que acompanha as tendências de inovação do mercado, alinhando-se às expectativas de consumidores que buscam sabores novos e diferenciados”, finaliza o Diretor Comercial da Expocacer.

ARTIGOS RELACIONADOS

Brasil exporta 35,6 mi de sacas de café na safra 2022/23

Apesar da queda de 10% no volume frente ao ciclo 2021/22, a receita com os embarques permaneceu estável e garantiu renda a milhares de produtores

Vargem Grande do Sul ganha nova loja Case IH

  Produtores do sudeste paulista ficam ainda mais próximos da marca agrícola   A partir do dia 08  de dezembro, os agricultores de Vargem Grande do Sul...

Barista desenvolve processo de pós-colheita que aumenta em até 10 vezes o valor da saca produzida

Elaborado pelo tetracampeão brasileiro de barismo, Leo Moço, o Sprouting Process promete revolucionar a produção de cafés nacionais Após anos de estudo, o barista tetracampeão brasileiro Leo...

Syngenta participa do VII Congresso ANDAV

Patrocinadora do evento, empresa contará com um espaço exclusivo para fortalecer seu relacionamento com distribuidores e apresentar suas contribuições para o desenvolvimento do setor Entre...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!