17.6 C
Uberlândia
domingo, maio 19, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasFormulações mais sustentáveis de defensivos são tendência no campo

Formulações mais sustentáveis de defensivos são tendência no campo

Com sede em Israel, referência tecnológica no campo, e maior portfólio de princípios ativos do mundo, ADAMA se diferencia em formulações de produtos e prepara universitários nessa área em Tel Aviv. No Brasil, a companhia foca no desenvolvimento de soluções sustentáveis exclusivas para o agro nacional.

Crédito Shutterstock

Romeu Stanguerlin, CEO da ADAMA no Brasil, em unidade fabril localizada em Londrina (PR) para formulação de produtos com  Tecnologia T.O.V., patenteada pela empresa Londrina, 29 de novembro de 2022 — A ADAMA (leia-se ADAMÁ), companhia integrante de uma das maiores holdings do agronegócio global, investe mais de US$ 10 milhões/ano em Pesquisa e Desenvolvimento só no Brasil e tem a inovação como um de seus pilares estratégicos, vencendo, inclusive, diversos prêmios na área. Além de ser pioneira em soluções digitais no agronegócio, a companhia dedica esforços ao desenvolvimento de formulações exclusivas na proteção de cultivos que entreguem a melhor performance ao agricultor, aliando produtividade, sustentabilidade e praticidade.

Com cerca de 10 novas soluções lançadas nos últimos três anos no Brasil, a ADAMA tem a Formulação como um dos cinco pilares estratégicos de negócio e é referência em formulações inovadoras, com produtos que são campeões de produtividade, como o caso do lançamento do ano, o fungicida Armero. Muitas destas soluções lançadas trazem uma combinação exclusiva de ativos, resultando em soluções únicas no mercado, de fácil manuseio e aplicação e que, principalmente, contribuem para a sustentabilidade dos cultivos.

O herbicida Jumbo® da companhia, por exemplo, voltado para a cana, reduz a necessidade de misturas, por conta do equilíbrio entre os seus ativos e formulação inovadora. Ele pode representar ao produtor de cana uma redução no uso de embalagens de cerca de 62%, quando comparado à mistura de produtos em tanque, o que significa menor volume de armazenamento e descarte e, consequentemente, menor uso de água para a realização da tríplice lavagem.

Para a ADAMA, a tecnologia em formulação de produtos para a agricultura é ferramenta fundamental para aumentar a produtividade e contribuir com a demanda mundial por alimentos de forma sustentável. “Investimos fortemente nesse pilar, pois soluções inovadoras não só agregam valor ao produtor como impulsionam a sustentabilidade na agricultura, fundamental para continuar garantindo o fornecimento de alimentos à população, que, até 2050, deve atingir cerca de 9,8 bilhões de pessoas, de acordo com dados da FAO”, afirma Yoav Avidor, vice-presidente de Inovação, Desenvolvimento, Pesquisa e Assuntos Regulatórios da ADAMA.

Processo complexo e entrega de solução diferenciada

O centro de Pesquisa e Desenvolvimento de última geração da ADAMA está localizado em Neot Hovav, Israel, onde as equipes de P&D cobrem todas as etapas da pesquisa: desde a pesquisa em química orgânica básica, desenvolvimento de processos para produção de ingredientes ativos, desenvolvimento de formulação e ampliação à produção. Outros grandes centros de P&D estão localizados em Ashdod, Israel; Índia; China; e Brasil.

Devido à relevância do desenvolvimento de formulações modernas, mais sustentáveis e que simplifiquem a vida do agricultor, a companhia possui no Brasil laboratório próprio — com tecnologia de ponta em instrumentos, ferramentas e equipamentos –, onde formula novos produtos para a agricultura nacional. Com uma equipe dedicada ao desenvolvimento de soluções que atendam às demandas dos produtores rurais e de forma sustentável, a companhia tem como foco entregar soluções que auxiliem o produtor, com alta eficiência, e permitam a redução de embalagens e, consequentemente, dos impactos no campo.

A FAO aponta que a produção agrícola deve aumentar cerca de 70% até 2050 para atender à demanda, sendo o Brasil responsável por 40% da produção mundial.  E a ADAMA acredita que a tecnologia em formulação para proteção de cultivos é um dos principais caminhos da agricultura moderna. “ADAMA tem suas atenções voltadas a atender ao aumento dessa demanda da produção com sustentabilidade. Por isso, continuamos tendo nosso foco voltado a desenvolver formulações que permitam maior eficiência dos ativos, com menor quantidade de produto e menos embalagem”, afirma Romeu Stanguerlin, CEO da ADAMA no Brasil.

A tecnologia em formulação é a principal característica e diferencial do portfólio da ADAMA, com foco principal na sustentabilidade, presente em seus lançamentos nos últimos cinco anos. O processo de formulação é complexo e o tempo varia de dois a quatro anos, entre a chegada de demanda por uma solução, planejamento, testes em laboratório e testes em campo. As etapas para o desenvolvimento de uma nova formulação na ADAMA envolvem uma série de avaliações, como:

Seleção dos ingredientes ativos e, posteriormente, a escolha dos possíveis componentes a serem utilizados. Avaliação do impacto ambiental e sustentável desses componentes para então definir os que sejam eficientes e não tragam risco à saúde humana e ao meio ambiente;Avaliação do custo dos componentes para se chegar a um resultado acessível ao produtor e de negócio para a empresa;Com as opções em mãos, avaliação das características físicas e químicas de cada ativo e componente e como eles podem combinar entre si, atendendo à demanda do produtor combinada à fisiologia das plantas e modo de aplicação;Desenvolvimento de diferentes protótipos para avaliar a interação dos componentes e qual solução chega a um resultado estável;Com essas opções finais em mãos, chega-se à etapa final: testes em campo para medir a eficiência e escolha da melhor solução a ser lançada no mercado.

 “Na ADAMA, nosso maior diferencial são as pessoas e as sinergias entres os departamentos. Para entregar soluções inovadores, eficientes e sustentáveis a nossa equipe de laboratório tem um contato direto com a área de pesquisa no campo e nossos agrônomos que estão no dia a dia com o agricultor brasileiro.  Ou seja, o agrônomo que está junto ao produtor, ouvindo seus desafios para lidar com algum problema específico, traz a demanda para o laboratório por um produto que facilite esse dia a dia do agricultor e atue naquele determinado problema. Com isso, começamos a trabalhar todo o processo, com inúmeros testes no laboratório para chegar a uma solução eficiente, prática e segura ao meio ambiente e ao ser humano”, completa Stanguerlin.

Nova tecnologia em formulação está para chegar

Depois da tecnologia T.O.V, formulação líquida que promove maior aderência às folhas da soja, facilidade na aplicação e evita entupimento de bicos de pulverização, a ADAMA vem trabalhando em uma segunda geração de tecnologia, a Delivery Technology (DT). O objetivo é aumentar a performance dos ingredientes ativos em uma formulação diferenciada, reduzindo o número de doses de aplicação, por exemplo, ou evitando perdas dos ativos durante a aplicação por volatilização, lavagem por chuva, complexação, entre outros. A tecnologia vai permitir ainda tornar as formulações mais eficientes em termos de penetração, adesividade e alcance, melhorando, assim, a atividade biológica.

Centro de especialização em formulação

A ADAMA, em parceria com a Universidade de Tel Aviv, em Israel, estabeleceu o Centro ADAMA, que fica na própria instituição de ensino, com o intuito de treinar estudantes de mestrado e doutorado em teoria e prática de formulação em campos acadêmicos relevantes. “Precisamos criar especialização em tecnologias de entrega e formulação aplicáveis ​​à indústria, algo que não pode ser estudado como profissão em instituições acadêmicas em qualquer lugar do mundo, o que vem levando a uma crescente escassez de especialistas na área”, completa Avidor.

O objetivo do Centro ADAMA, de acordo com o Prof. Roey Amir, chefe do Centro ADAMA da Universidade de Tel Aviv, é “conscientizar os alunos de Química, Ciência e Tecnologia, Biotecnologia e outras disciplinas afins sobre este campo vital, e fornecer conhecimentos teóricos e práticos para que possamos ajudá-los a tornarem-se os principais especialistas em formulação de amanhã”. O professor ainda completa: “a ciência da formulação é um pilar fundamental para P&D em quase todos os campos das ciências aplicadas e indústrias, desde proteção de cultivos até o desenvolvimento de novas vacinas ou novos materiais inteligentes, por exemplo”.

Especialistas da ADAMA e professores da Universidade de Tel Aviv colaboram para estabelecer um currículo que inclui curso teórico e prático de laboratório focado na preparação prática e caracterização de formulações químicas.

Sobre a ADAMA

A ADAMA Ltd. é líder global em proteção de culturas, fornecendo soluções para agricultores em todo o mundo para combater plantas daninhas, insetos e doenças. A ADAMA possui um dos mais amplos e diversos portfólios de ingredientes ativos do mundo, bem como instalações de P&D de última geração, fabricação e formulação.

Com uma cultura que capacita os colaboradores a escutar os agricultores, a ADAMA oferece uma vasta gama de produtos diferenciados de alta qualidade, fornecendo soluções que atendam às necessidades locais de agricultores e clientes em mais de 100 países em todo o mundo. Para mais informações, visite nosso site e nossos canais no Facebook, LinkedIn, Instagram e Youtube.

ARTIGOS RELACIONADOS

Escolha de híbridos de tomates deve ser por microrregiões

A tomaticultura é um segmento do agronegócio mundial e nacional de grande importância na geração de trabalho e renda.

Principais desafios do produtor rural em 2024

Custos de produção elevados, excesso de tecnologia no campo, intensificar os aspectos ambientais e aumentar a produção no mesmo espaço de terra. Muitos serão...

Conferência Brasileira de Pós-Colheita – CBP 2023

24 a 26 de outubro, em Rio Verde (GO)

Modernização do agro passa pela equidade de gênero

Empresas do agronegócio, que realmente estão buscando modernizar e diversificar os talentos dentro de seus quadros de colaboradores e gestores, têm a igualdade entre homens e mulheres como compromisso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!