O evento Bejo a Campo permite às empresas se aproximar do usuário final da tecnologia proposta, que no caso da Incotec é o viveirista ou produtor. Durante as apresentações no estande, Cristiane Alves Polovyi, Coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento da Incotec, conta que foram abordadas as diferentes tecnologias disponíveis no mercado de sementes de hortaliças, como por exemplo o priming, a peletização, e a incrustação; e seus benefícios para a otimização do processo de semeadura, quebra de dormência, velocidade de germinação, entre outros.
“Além disso, o contato direto com o produtor nos possibilita trocar informações e experiências para que busquemos novos desenvolvimentos e oportunidades nesse mercado”, define Cristiane.
O evento
Esse é o terceiro ano que a Incotec participa do Bejo a Campo, e para esta edição levou sua tecnologia TopKote Thermocure para alface e a tecnologia de incrustação de cenoura.
TopKote Thermocure é um pacote tecnológico para alface, composto por priming e pelete. O priming, explica Cristiane Alves, também conhecido como pré-germinação ou condicionamento fisiológico, age acelerando a maturação das sementes, fazendo com que elas germinem mais rápido e de maneira mais uniforme. “Ele também promove a quebra da termodormência, um fenômeno muito comum em sementes de alface, e permite que as sementes germinem mesmo sob temperaturas mais altas. E o pelete, produzido por meio da adição de material inerte ou não, aumenta o tamanho das sementes, que originalmente são muito pequenas e dificultam a semeadura mecânica. Dessa forma, a tecnologia permite a semeadura mecânica, com a distribuição de apenas uma semente por célula da bandeja”, detalha.
Já a incrustação de sementes de cenoura aumenta o tamanho delas em menor escala do que a peletização, porém, em volume suficiente para que o disco de plantio capture apenas uma semente por furo e promova uma distribuição uniforme na linha de plantio. Dessa forma, um dos principais benefícios dessa tecnologia para o produtor é a economia com o raleio.
Inovações
Cristiane Alves enumera as várias tecnologias inovadoras da Incotec que melhoram o desempenho das sementes: “São elas: limpeza, classificação, priming (pré-germinação), peletização, peliculização e incrustação. No mercado de hortaliças, atuamos prestando o serviço de aplicação dessas tecnologias in house ou licenciamento. Já no mercado de grandes culturas, nossa principal atuação é com a venda de film coatings (conhecidos como polímeros) e pós secantes para uso no tratamento de sementes industrial”.
Ela continua expondo que a Incotec se diferencia no mercado de tecnologias para sementes pela qualidade dos seus produtos, e pelo suporte ativo dado aos clientes e produtores. Além disso, a Incotec tem trabalhado no desenvolvimento de tecnologias que não impactam negativamente no meio ambiente. Um exemplo são os produtos livres de microplásticos, o que mostra nosso comprometimento com os objetivos de desenvolvimento sustentável. “É uma empresa inovadora e com soluções sustentáveis”, resume.
Sobre a participação no Bejo a Campo 2022, Cristiane se mostrou feliz e grata pela oportunidade de aproximar a empresa do seu cliente final. “Este evento nos permite contar mais sobre a trajetória da nossa empresa e sobre o impacto positivo das nossas tecnologias para o cultivo de hortaliças”, conclui.